quinta-feira, 31 de maio de 2012

Feira solidária no estacionamento da Prefeitura

Produtos típicos e artesanato podem ser adquiridos 

Bolo de puba, bolo de aipim, canjica, pamonha, tapioca, pastel doce e cocadas. Todos estes itens podem ser encontrados na Feira de Comidas Típicas e Artesanato que movimenta o estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas, entre esta quinta-feira (31) e sábado (2).
A vendedora de beiju de tapioca, Vilma de Jesus, diz que as expectativas são positivas. “Não é a primeira vez que a nossa feira acontece aqui e nós esperamos que as pessoas venham experimentar e conhecer”. E acrescenta: “Tudo aqui é feito com cuidado e higiene, todo mundo de touca e luva”.
Iniciativa do programa “Bahia Solidária”, a feira está sendo realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Centro Público de Economia Solidária (Cesol), Governo da Bahia e Associação Lagoa Grande (distrito de Jaíba).

Dia Mundial sem Tabaco

Caps Ad realiza ação de conscientização sobre tabagismo 

Com o intuito de conscientizar a população feirense acerca dos malefícios causados pelo tabagismo, os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Dr. Gutemberg de Almeida (Caps Ad) estão realizando trabalho pontual no centro de Feira de Santana, nesta quinta-feira (31). A ação é alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) e tem como objetivo também divulgar os serviços oferecidos pelo Caps Ad, implantado na cidade há oito anos.
A psicóloga e coordenadora do Caps Ad, Carolina Carvalho, observa que a atividade está voltada ao fator mais importante: a conscientização. “Panfletos e folders que estão sendo distribuídos fazem um alerta para o tabagismo, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença. Atualmente cinco milhões de pessoas morrem por ano por doenças relacionadas ao hábito. Então, conscientizar sobre o risco que os fumantes correm é uma iniciativa sempre válida”, destaca.
Ela informa que o CAPS Ad oferece tratamento psicossocial e medicamentoso para os dependentes do tabaco. “Os pacientes são avaliados e incluídos nos grupos voltados para diferentes formas de tratamento, que seguem um cronograma específico. Primeiro o usuário participa dos debates no grupo psicoeducativo, que trabalha com orientações. Em seguida, ele passa para o grupo psicoterápico, que dura em média quatro semanas e é baseado na terapia cognitiva comportamental”, explica.
Ainda de acordo com Carolina Carvalho, muitos pacientes já conseguem abandonar o vício nesta segunda fase. “Quem não conseguir abandonar o tabagismo com atividades psicossociais passa a fazer parte do grupo de apoio medicamentoso. Solicitamos exames e encaminhamos os usuários para realizá-los na própria rede para, em seguida, se iniciar o tratamento com uso da goma de mascar de nicotina, adesivo transdérmico, que auxiliam na abstinência do cigarro, e da substância bupropiona”, esclarece.
Atualmente, 4.100 pessoas encontram-se cadastradas no CAPS Ad, no tratamento contra o álcool e outras drogas como, maconha e crack. Mais de 60% deste total estão submetidas também ao tratamento contra o tabagismo, sendo que as mulheres com idade superior a 35 anos representam a maioria deles. Uma ação de impacto está sendo organizada para a semana do Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto. O Caps Ad vai realizar a campanha “Troque o Cigarro pela Vida” e o Fórum de Álcool e Drogas. 

Mais de 23.500 inscritos no Minha Casa

Inscrições pela internet vão terminar no dia 14 de junho 

A segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida já registrou 23.588 inscrições via internet. Dos formulários coletados até esta quinta-feira (31), foram computados mais de 15 mil cadastros, o que totaliza cerca de 39 mil famílias inscritas no programa habitacional. As inscrições vão terminar no dia 14 de junho e ainda podem ser feitas pela internet, no link disponibilizado no site oficial da Prefeitura (www.feiradesantana.ba.gov.br).
Segundo o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy Souza, a expectativa era de 30 a 40 mil inscritos, mas o número deve ser ultrapassado.  Na segunda etapa do programa serão construídos pelo menos oito empreendimentos, o que corresponde a duas mil residências.
“Os novos condomínios vão ser construídos nos bairros Gabriela e Asa Branca. A maioria deles está com mais de 50% da obra realizada e será entregue a partir de 2013”, disse o secretário. O próximo empreendimento do Minha Casa, Minha Vida a ser entregue em Feira de Santana, informa Souza, será o Alto do Papagaio.
O equipamento está localizado na rua Itaperaí, bairro Papagaio, e vai disponibilizar 320 casas, sendo 9 para cadeirantes. O residencial foi construído pela construtora CSO.
“Até agora fizemos a indicação dos futuros moradores desse condomínio, enviamos para a Caixa Econômica e estamos aguardando a definição dos dados”, informa Souza.

Professores da rede particular de Feira entram em greve a partir de segunda (4), diz Sinpro

No sábado (2), os professores farão uma manifestação na praça de alimentação da avenida Getúlio Vargas.




Andréa Trindade

A partir de segunda-feira (4) professores de escolas particulares de Feira de Santana paralisarão as atividades. A informação é do professor Marialvo Barreto, presidente do Sindicado dos Professores das Escolas Particulares (Sinpro).
A decisão foi tomada durante assembleia realizada no final da tarde de ontem (30), na sede do sindicato. De acordo com Marialvo, hoje haverá mobilização nas escolas e amanhã panfletagem em frente às instituições.
No sábado (2), os professores farão uma manifestação na praça de alimentação da avenida Getúlio Vargas.
A categoria reivindica o INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) de 4,48% e 10% de ganho real, totalizando reajuste de 14,8%, além da hora/extra classe. Os donos das escolas particulares apresentaram como proposta, o reajuste de 5,5% e não aceitam discutir a  hora/extra classe.
Segundo Marialvo, um professor da rede particular de ensino tem um volume de trabalho em casa gigantesco e não recebe pelas horas trabalhadas fora da sala de aula. “Um professor que dá 20h de aulas na escola, tem mais  20h de trabalho em casa e se não levar o trabalho tem coordenador e diretor no pé, chamando-o de irresponsável”, informou.

Fonte Acorda Cidade

Pais de alunos da rede estadual são expulsos da governadoria

A expulsão dos membros da Associação de Pais que prestavam apoio à greve ocorreu por volta das 21h.




Acorda Cidade

Os pais de alunos da rede estadual que estavam acampados em frente ao prédio da Governadoria foram retirados do Centro Administrativo da Bahia (CAB) pela Polícia Militar. A expulsão dos membros da Associação de Mães e Pais de Alunos (Amap) ocorreu por volta das 21h desta quarta-feira (30). Uma grade foi colocada ao redor do prédio.
Viaturas da Polícia Militar, que cercavam o prédio, retiraram os manifestantes. Eles ainda acusam a PM de ter destruído os materiais usados para o acampamento. "Eu só vi isso na ditadura militar", disse revoltado o entomólogo e presidente da Associação de Mães e Pais de Alunos (Amap) do colégio estadual Serravale Antônio Daltro Moura, 62 anos, um dos pais acampados.
A manifestação teve início às 9h desta quarta (30). Acompanhado da esposa e de dois dos três filhos, Daltro reuniu inicialmente um pequeno grupo de mães e de alunos para redigir uma carta, pedindo ao governador uma reunião. Aos poucos, o grupo foi crescendo e, à tarde, barracas de camping eram montadas no local.
A decisão de acampar em frente à governadoria surgiu após perceber a dificuldade de negociação entre o sindicato dos professores (APLB) e o governo.
"Já entregamos um requerimento de informações. A primeira proposta é que eles abram o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Queremos analisar e ver quanto tem comprometido – já que o governo alega não ter mais condições de aumentar o salário dos professores”, explica Moura.
 Por volta das 11h30, antes da expulsão, uma representante do gabinete do governador foi ao encontro de Antônio Moura para protocolar o pedido. O entrave para a reunião com Wagner, porém, foi o fato de o governador estar em viagem ao Rio de Janeiro, para um evento da Fifa.
A historiadora Nádia Andrade, 42, esposa de Antônio Moura, diz que havia levado para o acampamento de greve material de iluminação, kits descartáveis para escovar os dentes, organizou quentinhas para as refeições, chás, sucos e água mineral. As informações são do Correio.

Fonte Acorda Cidade

Ambulâncias do SAMU retidas em oficinas por inadimplência da Prefeitura, denuncia Marialvo

Três ambulâncias do SAMU em Feira de Santana estão retidas há mais de 15 dias na concessionária Jubiabá Veículos, segundo informações do vereador Marialvo Barreto.





Segundo ele, o dono da oficina diz que os veículos não saem de lá porque a Prefeitura está inadimplente com a empresa.
Marialvo disse que recebeu informações de que outro dono de oficina também reteve uma ambulância do SAMU, devido a débito da Prefeitura de Feira de Santana.
“Não sei se é verdade, não fui conferir, então, não posso afirmar, mas essa denúncia da Jubiabá, eu passei e vi pela grade os três veículos lá dentro”, afirmou.
Partindo desse pressuposto, o petista salientou que não é no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) que as ambulâncias estão retidas, “conforme alguns dizem”.

Projeto prevê divulgação da validade de produtos promocionais


A autônoma Rozeane Santos comprou iogurte sem se atentar para o prazo de validade e não pode consumir. Situação semelhante acontece com muitas pessoas que vão às compras em supermercados, hipermercados, minimercados e afins, principalmente quando os produtos estão em promoções.
Para evitar que o consumidor adquira alimentos prestes a vencer ou vencido, o deputado Carlos Geilson (PTN) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia projeto de lei que obriga esses estabelecimentos a divulgarem, em destaque, a data de vencimento de produtos promocionais, com prazo mínimo de cinco dias. “É uma medida muito importante para orientar as pessoas”, afirma Rozeane Santos.
Maria do Carmo Miranda, professora aposentada, reforça. “É preciso colocar aviso com antecedência para chamar atenção do consumidor. A pessoa compra o produto sem olhar a validade e com um ou dois dias está vencido. Às vezes, até consome o alimento deteriorado, o que traz consequências à saúde. É uma iniciativa maravilhosa que tem que se tornar lei e ter fiscalização”, frisa.
Carlos Geilson lembra que produtos colocados à venda com validade vencida é crime. De acordo o deputado, diante da tecnologia e avanço da indústria, empresas e fabricantes possuem meios de evidenciar o prazo de durabilidade de determinados produtos, para preservar a saúde e integridade do consumidor. O alfaiate José Pimentel é exemplo de pessoa desatenta à validade. “Até remédio vencido eu já comprei”, revela.
Caso descumpra a Lei, o infrator será advertido por escrito pela autoridade competente. Em reincidência, estará sujeito à multa equivalente a mil reais vezes o valor unitário do produto. Esta multa aumenta em novas infrações. O Poder Executivo será responsável pela fiscalização.

Fonte http://www.deputadocarlosgeilson.com.br

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Com 50 dias sem aulas, estudantes fazem apelo a Jaques Wagner



Aos mestres, solidariedade e respeito. Ao governador Jaques Wagner, indignação e pedidos de providências. Luan Conceição, 13 anos, cursa – quando tem aula – a 8ª série do ensino fundamental no Colégio Estadual Heitor Villa Lobos, no Cabula VI.
Nesta terça (29), o garoto que está fora da sala de aula há exatos 50 dias, considerando apenas a greve dos professores - 62, contando com a paralisação da Polícia Militar – aproveitou o tempo livre para escrever uma carta ao governador.
O texto a seguir foi transcrito da forma que Luan redigiu. Logo na abertura, um pedido: “Presado governador tome um providencia sobre os dias que eu estol sem aula pois eu não quero virar vagabundo. São muitos jovem e criança nas ruas e correndo riscos de bala perdidas...”(sic), traceja o estudante.
Em seguida, o garoto volta a pedir uma solução. “...vamos tomar uma providencia sobre isso que não está certo”, assina Luan. Ele é apenas um no universo de mais de 1 milhão de estudantes que estão em regime de férias forçadas.
Além de Luan, outros alunos de diversas séries e professores também destinaram cartas ao governador Jaques Wagner. Bruno Damasceno dos Santos, 16, estuda na 7ª série no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, em Tancredo Neves, e relata os prejuízos dos alunos. “Governador Jaques Vagner.
Todos os alunos estão no prejuízo nesse mês de maio é semana de prova só que os professores não querem voltar ao colégio(...) querem aumento de salário mínimo. Por favor governador faz isso pelos alunos eu estou bem preocupado com a reposição de aula...”, desabafa.
O estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na San Martin, Neilton Nascimento, 16, também manda o recado. Dessa vez, aos professores. “Escrevo-lhes esta carta pedindo que por favor entrem em um acordo com o governo (...)”. E continua: “Pensem o quanto nossos pais estão tristes por ver seus filhos em casa sem nada pra fazer além de assistir televisão, empinar pipa, e com a mente vazia”.

Apelo 
Nesta terça (29), durante o programa de rádio Conversa com o Governador, em tom conciliatório, Jaques Wagner voltou a pedir aos professores para que retornem. “Faço mais esse apelo para que voltem às aulas e programem a compensação dos dias parados e a gente possa pagar o que foi descontado”.
A categoria não vai atender. Em nova assembleia ontem, os professores decidiram manter a paralisação e programam várias atividades para os próximos dias. Rui Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), ressalta que os professores estão “irritados”. “O pessoal já não suporta a falta de negociação”, enfatiza.
Os docentes também registraram mensagens para Wagner. “Milhões de jovens pedem e esperam do senhor uma atitude também política de sentar e negociar...”, escreveu a professora e mãe da aluna Valdelice Santana. 

Índices 
Os alunos da rede pública da Bahia têm o segundo maior índice de reprovação no ensino fundamental do país, com 26,3%, segundo pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgada esse mês. O número é dez vezes maior do que o índice de Mato Grosso, estado melhor colocado no ranking. No ensino médio, a rede estadual baiana teve o sexto pior índice, com 16,4% de reprovação. No fundamental, o índice foi de 4,3%, nona pior colocação.
Apesar disso, para a doutora em Educação Telma Brito, o movimento paredista não será o protagonista no caso de uma piora nos índices da educação pública. “É claro que vai ter impacto para o aluno, mas a greve não poderá ser colocada como responsável pelos próximos resultados. Esses índices vêm reduzindo ao longo do tempo”, avalia.
Ela aposta em outros quatro fatores para reverter o quadro negativo da educação. “A educação vai mal, independente da paralisação. A qualificação dos professores, melhores salários, infraestrutura, além do envolvimento da família, devem ser trabalhados”.
O diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Cleverson Suzart, também não atribui ao movimento paredista a responsabilidade sobre um possível agravamento dos resultados do Inep.
“Causa prejuízo do ponto de vista de tempo de aprendizado, preparação para o ano letivo. Os índices são históricos. O movimento grevista trabalha no sentido de resolver os problemas”, define Suzart. Já para o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, estes resultados estão associados a outros fatores, que já estão sendo repensados independente da greve. “O fator de principal impacto é a precariedade na alfabetização, por isso firmamos o Pacto com o Município, um programa de atenção. Isso reforça significativamente a qualidade no ensino, que também tem contado com reforço na capacitação dos profissionais e em material didático”, diz Barreto.

Calendário letivo já está ameaçado
Com a greve entrando em seu 50º dia, alunos, pais de alunos e docentes se preocupam com o ano letivo. Especialistas afirmam que, mesmo com a reposição das aulas, fica complicado passar os assuntos de forma satisfatória. “A gente está avançando pelo semestre e, se a negociação da greve tiver os devidos encaminhamentos, me parece que as aulas vão seguir pelo meio de dezembro, com aulas aos sábados”, acredita o professor da Faculdade de Educação da Ufba Menandro Ramos.
O pedagogo ressalta que, caso a greve se estenda por mais tempo, as aulas correm o risco de ultrapassar o ano de 2012 e entrar pelo mês de janeiro do ano que vem. “Até o momento, com uma margem estreita, ainda pode haver essa recuperação das aulas. Se a paralisação se estender por mais umas duas semanas, eu creio que o semestre está perdido. Se formos contar que houve interrupção com a greve dos policiais, vai comprometer ainda mais o calendário”, considerando a greve uma luta legítima.
“Cada vez mais se vê que a educação está relegada a segundo plano. É só verificar o quanto o governo gasta com publicidade, que se percebe a assimetria”. Para a professora e diretora do Colégio Oficina Márcia Kalid, os alunos podem ficar prejudicados ainda que haja a reposição até o fim do ano.
“O sábado é um dia que os meninos teriam para estudar em casa; a reposição traz um acúmulo de aulas na semana. Além disso, o ritmo de aula num dia de sábado não é o mesmo que em dias comuns, deixa o aluno mais cansado”, explica. Márcia ressalta que a falta de aulas por 50 dias traz prejuízos especialmente para aqueles que vão fazer vestibular.
Segundo o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, o órgão planeja a utilização do recesso junino, de alguns sábados e de pelo menos 15 dias do mês de janeiro para recompor o calendário. “Estas medidas seriam suficientes para o cumprimento dos 200 dias letivos, sem prejuízos”, diz Barreto. “Em breve, anunciaremos  uma estratégia que estamos preparando para acelerar o processo de aprendizagem para os alunos do 3º ano, que precisam fazer vestibular e Enem”.

Ações de greve
Nos próximos dias, professores e alunos prometem uma série de atividades, enquanto o movimento grevista perdura. Entre elas, uma recepção ao governador Jaques Wagner no aeroporto é programada para sábado. Veja as ações:

Terça
Professores fizeram panfletagem na Terça da Benção, no Pelourinho

Quarta
Alunos de diversos bairros da capital prometem  fechar a Rótula do Abacaxi em protesto pelo fim da greve. Docentes fazem panfletagem nos bairros

Quinta
Professores, pais e alunos fazem passeata, a partir das 9h. Saída da praça das Gordinhas, em Ondina, até o Farol da Barra

Sexta 
Reunião entre pais e professores, às 17h, no Colégio Central, bairro de Nazaré 

Sábado  
Docentes vão recepcionar o governador Jaques Wagner no aeroporto de Salvador

Terça 
Nova assembleia geral discute os rumos do movimento grevista

(Correio) 

Defensoria prepara ação para reconhecimento de paternidade





Em continuidade a Ação Cidadã “Sou Pai Responsável”, a Defensoria Pública de Feira de Santana realiza novos mutirões para a realização de exames gratuitos de DNA. 
As coletas serão feitas nos dias 1 e 13 de junho, nos Colégios Estaduais Reverendo Soares e Wilson Falcão, nos bairros Gabriela e Pedra do Descanso respectivamente
 Além dos exames, durante os dois dias de mutirão, serão disponibilizados atendimentos iniciais referentes às ações de investigação de paternidade, alimentos e demais direitos garantidos por lei à Criança e Adolescente. Os assistidos terão todo o acompanhamento necessário pelos defensores da Vara de Família, a fim de que o filho tenha os direitos garantidos quando comprovada a paternidade. 
 Para Sandra Risério, subcoordenadora da Regional de Feira de Santana, o trabalho desempenhado pela Defensoria Pública é importante para mobilizar a população quanto à necessidade do reconhecimento paterno para a formação da personalidade do filho. “Esse é um diferencial na vida dessas pessoas. Não somente pelo lado afetivo e material, mas também para que os filhos tenham uma referência de pai e não se tornem adultos irresponsáveis no futuro”, declarou.

Fonte: ASCOM/Defensoria Pública.

Docentes da UFBA aguardam resultado de plebiscito para greve





Apesar dos professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) terem deflagrado greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (30), os estudantes alegam que estão tendo aula normalmente hoje. 
"Hoje, estou tendo aula normalmente. Vou ter aula à tarde também, já foram confirmadas pelos professores. Percebi também que nas outras turmas tudo estava normal. Não temos certeza como vai ser amanhã, estamos aguardando o comunicado", disse Luiza Ferreira, 28 anos, aluna do 4° semestre do curso de administração.
 João Pedro Matias, 26, aluno do 3° semestre do curso de Direito, também disse que a programação para hoje acontece normalmente. 
 Isso acontece porque, de acordo com o regimento da UFBA, a greve só é confirmada após a realização de plebiscito com os docentes. O referendo deve acontecer até sexta-feira (1). 
 De acordo com a assessoria da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub), os professores vão marcar a data do plebiscito em uma reunião na tarde desta quarta.
 A categoria acata a pauta nacional e pede a reestruturação da carreira docente e melhorias trabalhistas. No Brasil, 45 universidades participam do movimento. 

Comunidade se mobiliza no Dia do Desafio

15 minutos consecutivos de atividade física ou esportiva 

Escolas, empresas, indústrias, academias, residências ou secretarias municipais. Qualquer espaço pode ser utilizado pela comunidade feirense para praticar atividades físicas e esportivas na 8ª edição do Dia do Desafio, esta quarta-feira (30). A data consiste em estimular as pessoas a manterem o hábito saudável, através da prática de atividade física.
Para registrar o exercício é necessário fazer pelo menos 15 minutos de atividade física e registrar a atividade através dos telefones (75) 3622 1077 ou 3221 5079, até as 20 horas. “Qualquer atividade em que seja utilizado o esforço físico é válida. Temos orientadores no estacionamento do Paço Municipal, Centro de Abastecimento, Sesc, escolas municipais e Uefs”, diz o auxiliar do setor social do Sesc, Fabrício Freitas.
Na estrutura montada no estacionamento há palco para apresentação de trios de forró e jogos de mesa como dominó e xadrez. Neste ano, Feira de Santana disputa o Dia do Desafio com a cidade de Sucre, de 230 mil habitantes, na Bolívia. A iniciativa é do Sesc (Serviço Social do Comércio) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
Segundo o diretor de esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Wilson Passos, todo o Departamento de Esportes está mobilizado nesta quarta-feira, no sentido de apoiar o evento. “Estamos fazendo contatos com indústrias, comércios e escolas municipais para cadastrar o pessoal. Porém, mais importante que ganhar é conscientizar a população a fazer atividade física”, considera.
Feira de Santana já ganhou a disputa cinco vezes. No ano passado, a cidade atingiu aproximadamente 21% da população, mas não levou a vitória. 

Assistência funeral a famílias de baixa renda

Velório, urna funerária, paramentos, e translado do corpo 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), disponibiliza o serviço de assistência funeral para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. O benefício inclui velório, urna funerária, paramentos, transporte para familiares até o local do sepultamento e translado do corpo.
Para garantir a manutenção do serviço, conforme dados do Serviço Social da Sedeso, foram adquiridas 2.700 urnas no período entre 2009 e 2011. “Deste total, a empresa Rafer Indústria de Urnas Funerárias, contratada através de licitação pública promovida pela prefeitura, entregou 1000 urnas, que já foram utilizadas. Estamos aguardando a chegada das outras 1.700”, informa o chefe de Gabinete da Secretaria, Fredson Rangel.

A chegada das urnas está prevista para esta semana, como informa Fredson Rangel.  Ele destaca que as pessoas que necessitarem do serviço de apoio funeral devem se dirigir à Sedeso, situada na avenida Getúlio Vargas, 3.417. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, ininterruptamente, e não existe cota para atendimento.
“Ao solicitar a assistência, que garante também atendimento com assistente social e advogado, o indivíduo passa por entrevista com técnicos do programa que tem a função de identificar, com olhar diferenciado, fatores que sejam relevantes e que revelem a necessidade do solicitante. Disponibilizamos urnas para adultos e crianças ”, ressalta.

Ao som de forró, professores realizam nova manifestação na Direc

O presidente da APLB – Feira, Germano Barreto, explicou que o objetivo é mostrar que mesmo com as dificuldades enfrentadas pela categoria, os professores não perdem a alegria.


Daniela Cardoso

Professores da rede estadual de Feira de Santana realizaram na manhã desta quarta-feira (30) mais uma manifestação na Diretoria Regional de Educação (Direc). Dessa vez os professores,acompanhados de um trio de forrozeiros, protestaram ao som do autêntico forró. 


O presidente da APLB – Feira, Germano Barreto, explicou que oobjetivo é mostrar que mesmo com as dificuldades enfrentadas pela categoria, os professores não perdem a alegria. 
“A gente está triste, os professores estão sofrendo, passando necessidades, privações, mas eles têm brilho, tem alegria e ninguém vai tirar isso, mesmo nos momentos de sofrimento e mágoa”, ressaltou.
Sobre a liminar da justiça que determina o pagamento imediato dos salários do mês de abril e maio, cortados pelo governo, Germano disse que “foi uma lição para o governo”.
“O governo tem a obrigação de resolver os problemas da sociedade. A falta de aula está prejudicando mais de 1 milhão e meio de alunos”, afirmou. 
Quanto ao fim da greve, o presidente da APLB afirmou que depende da posição adotada pelo governador Jaques Wagner. Ele anunciou que na próxima segunda-feira (4) a partir das 9 horas outra feira do cacareco será realizada.
“Não podemos concordar com a posição do governo, por isso a greve ainda não foi encerrada. O governo deve respeitar os professores e a sociedade”, afirmou.

As informações e fotos são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Adeus ao concurso público de Feira de Santana






A desembargadora Sara Silva de Brito negou recurso da Prefeitura de Feira de Santana e decidiu manter a decisão da instância local do Judiciário determinando a suspensão do concurso público do Município, realizado no dia 25 de março deste ano. A informação foi prestada pelo líder da bancada de oposição na Câmara, Roberto Tourinho, na sessão legislativa desta segunda-feira (28).
O Ministério Público ingressou com duas ações na Justiça contra supostas irregularidades do concurso da Prefeitura. Por conta disso, a Vara da Fazenda Pública determinou a suspensão da prova, mas o prefeito Tarcízio Pimenta e o procurador geral do Município, Carlos Lucena, não foram notificados em tempo hábil e a prova acabou sendo realizada.
Conforme o vereador, a Procuradoria Geral do Município entrou com recurso no Tribunal de Justiça da Bahia visando reverter à tutela antecipada concedida pela Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, mas não teve êxito.
 Para ele, o prefeito Tarcízio Pimenta foi “irresponsável”, uma vez que, segundo Tourinho, poderia ter cumprido a determinação judicial, não realizando o concurso na data prevista.



terça-feira, 29 de maio de 2012

Prefeito recebe coronel Gondim

Relação entre o Governo Municipal e a PM foi destacada 

A parceria mantida entre o Governo Municipal e Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) nos últimos dois anos foi destacada pelo comandante do CPRL, coronel Hélio Gondim, na manhã desta terça-feira (29), durante visita ao prefeito Tarcízio Pimenta.
O coronel foi recebido por Tarcízio Pimenta no Paço Municipal Maria Quitéria. Na oportunidade, ele disse que já foi solicitado o pedido de reserva do CPRL. Mas, por enquanto, aguarda-se a nomeação do novo comandante que irá substituí-lo.
“Nos dois anos que passei em Feira de Santana, pude cumprir minha missão e sempre tive o apoio da Prefeitura. Por isso, sou muito grato ao prefeito pela parceria mantida neste período”, disse o comandante.

Justiça determina que governo pague salários cortados dos professores da rede estadual

O governo do Estado terá 10 dias para recorrer da decisão da Justiça, que determinou o pagamento imediato dos salários do mês de abril e maio.







Acorda Cidade

Em uma assembleia realizada na manhã desta terça-feira (29), os professores da rede estadual decidiram pela continuidade da greve, que já dura 49 dias. De acordo com o diretor de imprensa do Sindicato dos Professores Estaduais, Nidaldino Felix, a categoria ainda conseguiu uma liminar da Justiça que determina o pagamento imediato dos salários do mês de abril e maio. O governo do Estado terá 10 dias para recorrer da decisão.
 Está marcada para esta quinta-feira (31) uma caminhada dos professores da rede estadual do bairro da Ondina até o Farol da Barra. Ainda de acordo com Nidaldino Felix, a categoria deve receber no aeroporto de Salvador o governador Jaques Wagner, neste domingo (3).
 Outra assembleia para discutir os rumos do movimento está marcada para a próxima terça-feira (5), em frente à Secretaria da Educação.

49 dias de greve

A categoria exige que o governo pague aos professores da rede estadual o reajuste de 22,22% previsto em acordo assinado ano passado. Entretanto, o Executivo concedeu o aumento sugerido apenas para um quadro especial – que reúne os professores do chamado magistério. Os demais recebem 6,5%, igual a todos os servidores do estado.
 Mais de 1 milhão de estudantes estão sem aula em toda a Bahia, e a Secretaria de Educação estima que as escolas da rede estadual estão funcionando normalmente em 230 municípios baianos.Justiça determina que governo pague salários cortados dos professores da rede estadual.  O governo do Estado terá 10 dias para recorrer da decisão da Justiça, que determinou o pagamento imediato dos salários do mês de abril e maio.


Fonte Acorda Cidade

“Toma lá, da cá”: artista espanhol é barrado no Brasil






Um artista plástico espanhol foi impedido pela Polícia Federal de entrar no Brasil e voltou para a Espanha no mesmo dia. O caso aconteceu no sábado (26).
O artista José Rincón iria participar de uma exposição de gravuras em Sobral, no interior do Ceará, e chegou a Fortaleza em voo da TAP que veio de Madri com conexão em Lisboa. O voo chegou às 20h30 e cerca de 50 minutos depois Rincón voltou em outro avião para a Espanha.
 De acordo com a PF, Rincón foi "repatriado por não preencher os requisitos necessários para a entrada no Brasil e por reciprocidade no controle migratório de turistas espanhóis no país". Segundo a PF, o artista plástico não trazia "documentos originais" que certificassem que tinha reserva em hotel, nem uma carta-convite.
 Roberto Galvão, presidente da Ecoa, escola que organiza a exposição, disse que Rincón imprimiu todos os emails com os comprovantes exigidos. O próprio Galvão acredita que o caso tem ligação com o artista baiano Menelaw Sete, que foi proibido de entrar na Espanha no dia 19 deste mês - ele foi barrado em Madri a caminho da Itália.
 "O curador da exposição tentou conversar com a PF, mas os agentes disseram que foi uma resposta em relação ao caso da semana passada", disse Galvão.


Fonte Correio



Benefício para agricultores afetados pela seca

Começa entrega de vale cesta no distrito de Ipuaçu 

Centenas de famílias afetadas pela seca começaram a receber os vales cesta-alimentação na manhã desta terça-feira (29), no distrito de Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu). Na sede do distrito foram distribuídos 322 vales para os moradores locais e das comunidades de Brava, Gameleirinha e Umbuzeiro.
O benefício também contempla os agricultores do Quilômetro Sete, Vila São José, povoados de Mergulho, Amarela, Santa Rosa, Formosa, Pedra da Canoa, Santa Luzia, Nunes, Galhardo e Caroá, dentre outras
localidades. Ao todo, serão distribuídos 3.040 vales para as famílias de Ipuaçu, Bonfim de Feira e Jaguara.
Cada vale tem o valor de R$ 65,00 e pode ser trocado por alimentos nas lojas da Cesta do Povo. Uma das primeiras lavradoras a receber o vale foi Viviane Anunciação. Ela se mantém com o dinheiro obtido através de
plantios na zona rural, mas diz que não teve êxito nas últimas plantações.
“Tenho dois filhos pequenos para dar comida, mas a gente tem passado dificuldade com essa seca. Agora vou trocar o vale por feijão, macarrão, arroz, carne. Vai nos ajudar bastante”, comenta.
A lavradora Rosemeire Cordeiro também está satisfeita com a aquisição do vale. Seu marido não trabalha devido às consequências do AVC e, hoje, ela mantém as despesas da casa. “Minha situação está crítica.
Não recebi o Seguro Garantia Safra, plantei feijão e milho, mas o resultado não foi bom porque faltou chuva. Com esse vale vou poder comprar feijão, farinha, açúcar, arroz e carne”, conta.
Os agricultores de Bonfim de Feira e Jaguara que se encontram na mesma situação - não receberam o Seguro Garantia Safra e são cadastradas no Programa de Distribuição de Sementes na Seagri - vão receber os vales nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), respectivamente.
“Vamos buscar mais recursos com o Governo Federal e Estadual para ajudar estas famílias. Em Bonfim de Feira está sendo feita a recuperação de tanques e aguadas, e em Ipuaçu será feito o mesmo serviço. O Governo Municipal vai oferecer 1.000 horas de trator e estamos aguardando o Vale Estiagem”, disse o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes.
As outras cinco localidades menos atingidas pela seca - Maria Quitéria, Matinha, Jaíba, Tiquaruçu e Humildes – vão receber 6.630 cestas com 9 quilos de feijão e 4 quilos de arroz, cada, a partir sexta-feira (1º de junho). Todos os alimentos já chegaram e encontram-se no 35º Batalhão de Infantaria (BI).
A iniciativa é a uma realização do Governo Federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A distribuição dos kits conta com o auxílio do Governo Municipal, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O Exército vai participar da entrega das cestas.

Denúncia de “funcionários fantasmas” no SAMU sob investigação do Ministério Público Federal


A notícia está estampada no site “Bom Dia Feira” e hoje (28) repercutiu na Câmara, em discurso do vereador Luiz Augusto – Lulinha (foto): “SAMU Feira é alvo de representação no Ministério Publico Federal”.




A ação judicial, segundo o texto, é em decorrência de supostas irregularidades na contratação de profissionais para atuar no serviço. 
A matéria datada de 1º de março de 2012 informa que “uma fonte, que pediu para não ser identificada, denunciou que devido à regionalização do SAMU cerca de 20 profissionais foram contratados sem concurso e aponta critérios políticos para a escolha dos nomes”.
Após ler trechos do texto, o vereador divulgou  conteúdo de um e-mail que recebeu, onde cita nomes de supostos funcionários fantasmas, que foram obrigados pelo MPF a se apresentar ao SAMU, na última quinta-feira (24).
De acordo com a denúncia via e-mail lida por Lulinha, vários servidores estavam recebendo pelo SAMU, mas nunca apareceram na sede para dar um plantão.

8º Dia do Desafio movimenta Feira

Feirenses mobilizados para a prática de exercícios físicos 

Mobilizar toda a cidade para a prática de atividades físicas e esportivas. Com este objetivo, acontece na próxima quarta-feira (30) a 8ª edição do Dia do Desafio. Este ano Feira de Santana disputa com a cidade de Sucre, de 230 mil habitantes, na Bolívia. O Dia do Desafio mobiliza profissionais de educação física em escolas, academias, indústrias, no comércio, no presídio e em algumas secretarias municipais.
A iniciativa do Sesc (Serviço Social do Comércio) conta com o apoio da Prefeitura Municipal. No Dia do Desafio será montada no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas, uma estrutura com salão de jogos de mesa, como dominó e xadrez, e palco para apresentação de trios de forró. A programação será realizada durante todo o dia.
Todos os feirenses estão convocados, conforme explica o diretor de esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Wilson Passos. “O nosso maior objetivo é que as pessoas lembrem, pelo menos uma vez ao ano, através de uma atividade lúdica, a importância de realizar atividade física para a saúde e para o bem estar” acrescenta.

Ações de controle da dengue em discussão

Estratégias de prevenção continuam intensificadas no município 




Visando discutir o fortalecimento do sistema de saúde em Feira de Santana para o enfrentamento a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), realizou mais uma reunião do Grupo Gestor de Dengue, na manhã desta segunda-feira (28).
O órgão é formado por gestores das unidades hospitalares da rede pública e privada da cidade e representantes da SMS. Na oportunidade, a chefe da Viep, Janice Estrela apresentou a atual situação epidemiológica do município, que registrou de janeiro a abril 537 casos da doença, sendo 534 do tipo clássico e três classificados como dengue hemorrágica.
Janice Estrela observou que a identificação precoce dos casos de dengue é fundamental para a tomada de decisões e implementação de medidas oportunas, evitando assim óbitos. “Os serviços de saúde precisam estar devidamente organizados, tanto na área de vigilância epidemiológica quanto na prestação de assistência médica, para evitar a letalidade por dengue na nossa cidade”, frisou.
Ela ressaltou, ainda, a importância das unidades hospitalares na notificação dos casos. “A Viep toma conhecimento da situação de dengue em cada bairro através das notificações. Por isso, os hospitais devem trabalhar em parceria com a Viep, identificando em tempo hábil pacientes que apresentam quadros suspeitos da doença e assegurando os leitos para casos graves”, afirmou.  
Janice Estrela destacou que todas as estratégias e medidas de prevenção e controle da dengue, com ações de combate ao vetor, continuam sendo intensificadas. “Ainda assim, precisamos da participação efetiva dos munícipes, que devem somar esforços com o poder público. De nada adianta fazermos nosso trabalho se a população não colaborar”, considerou.
Participaram da reunião representantes do Hospital Municipal da Criança, Hospital Geral Clériston Andrade e 2ª Diretoria Regional de Saúde (2ª Dires).

DIVULGAÇÃO'




segunda-feira, 28 de maio de 2012

Feira do Cacareco: em protesto professores da rede estadual fazem bazar no centro da cidade

A intenção segundo a APLB é protestar, com sátira, a falta de negociação com o governo estadual e ajudar o professor que teve corte salarial.


Andréa Trindade
Em greve há mais de 40 dias e sem previsão de quando voltarão para a sala de aula, os professores da rede estadual de Feira de Santana realizaram um bazar na manhã desta segunda-feira (28),intitulado: Feira do Cacareco.
A feira beneficente promovida pela APLB Feira aconteceu noestacionado da prefeitura, onde foram comercializados roupas usadas, bijuterias, sapatos, acessórios e perfumes entre outras coisas, a partir de R$ 1.




 
A intenção segundo a APLB é protestar, com sátira, a falta denegociação com o governo estadual e ajudar o professor que teve corte salarial. “O dinheiro adquirido vai para o professor que comercializou a peça”, explicou uma das professoras que participou do bazar. 
A próxima mobilização dos professores será nesta terça-feira (29),na Assembleia Legislativa da Bahia em Salvador. 


Fonte Acorda Cidade

Uso de tecnologias em escolas municipais

Gestores das unidades de ensino conhecem estrutura do projeto 

Dez escolas municipais vão participar do projeto Ações de Formação Docente e Uso das Tecnologias, desenvolvido pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Gestores dessas escolas estão conhecendo a estrutura e os benefícios do projeto que vai começar a ser executado nos próximos dias.
O uso das tecnologias em sala de aula é cada vez mais um tema de interesse para a educação. A professora Solange Mary Santos, do Departamento de Educação da UEFS, destaca a importância das escolas promoveram não apenas a utilização, mas também o acesso às ferramentas tecnológicas.
“Vivemos numa sociedade tecnológica em que a mídia eletrônica, digital e impressa tem cada vez mais um espaço forte nas nossas vidas. Essas inovações estão acontecendo em todas as áreas do conhecimento e a escola precisa também acompanhá-la. Até mesmo porque os alunos, independente da oferta da escola, já utilizam todas essas ferramentas”, avalia a professora.
O projeto pretende então promover o interesse do professor em inserir nas suas atividades alguns dos principais recursos tecnológicos já disponíveis na escola, como é o caso do computador em muitas unidades de ensino. Para alcançar tal objetivo, a iniciativa da UEFS fomenta e promove ações de formação continuada para os professores, abordando a concepção da tecnologia da informação e da comunicação na prática docente.
Os profissionais das escolas envolvidas vão ser inseridos em uma série de ações de formação, justamente para qualificá-los e habilitá-los a trabalhar com o conhecimento na prática cotidiana. Serão oferecidos workshops, oficinas, palestras, sempre integrando as concepções teórica e prática, sobretudo a sugestão de atividades vinculadas à área do conhecimento de cada professor. “O mais importante nessa etapa será discutir e refletir sobre o próprio conhecimento e também buscar a inserção dessas ferramentas novas”, atesta a professora Solange.
O projeto Ações de Formação Docente e Uso das Tecnologias tem dois desafios interessantes: o primeiro é orientar o uso das tecnologias, aproveitando o engajamento das crianças e adolescentes. “De qualquer forma, os estudantes estão totalmente engajados e quando não têm o acesso à informação sobre o que essas ferramentas representam,podem utilizá-las tanto para o bem como para o mal”, argumenta Solange.
O segundo desafio é considerado também um objetivo do projeto: melhorar o índice Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dessas escolas envolvidas. Por isso mesmo, foram escolhidas três unidades de ensino cujo índice está abaixo do esperado pelo Ideb e outras três que já atingiram o índice. O projeto durará aproximadamente um ano e meio.
Seis escolas foram convidadas pela Secretaria Municipal de Educação a participar da iniciativa, no entanto, além dessas, outras quatro estão interessadas e podem ser incluídas pela UEFS. São elas: Antonio Brandão, Jonathas Teles de Carvalho, Ana Brandoa, Otaviano Campos, Maria Antonia da Costa, José Raimundo, José Tavares Carneiro, Monteiro Lobato, Elizabeth Jonhson e Antonio Alves Lopes.
As instituições envolvidas na iniciativa são a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a UFBa, a Secretaria Municipal de Educação, além da própria UEFS.

Ação pelo Dia Mundial de Combate ao Tabaco


Nesta quinta-feira, 31, realização de ação comemorativa da Sociedade Feirense de Pneumologia pelo Dia Mundial de Combate ao Tabaco em conjunto com o Ministério da Saúde. A ação acontece no Boulevard Shopping das 10 às 21 horas contando com estande temático (em frente ao Hiper Bom Preço), enfermeiras e facilitadores preparados. O objetivo da atividade é promoção de saúde institucional não vinculada a serviços com fins lucrativos, englobando as seguintes atividades:
- Conscientização da população sobre os benefícios de parar de fumar
- Distribuição de folhetos educativos sugerindo medidas que ajudam na cessação tabágica e orientando acompanhamento médico
- Medida da monóxido de carbono exalado (quantidade de fumaça de cigarro no pulmão)
- Medida da capacidade respiratória.
(Com informações de Ricardo Figueiredo, presidente da Sociedade Feirense de Pneumologia - Biênio 2012-2013)

Inscrições para o Enem começam hoje às 10h

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet até o dia 15 de junho. O edital com todos os detalhes do exame foi publicado no Diário Oficial da União.



Acorda  Cidade

A partir das 10h de hoje (28), candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já poderão se inscrever para participar das provas que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Em 2011, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições.
A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser efetuado até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.
Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.
A prova é feita durante o fim de semana. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. O edital com todos os detalhes do exame foi publicado na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.
Fonte www.acordacidade.com.br

Operação apreende equipamentos de som

Coibir o abuso e perturbação do sossego público 

A primeira fiscalização da operação Cidade em Paz, realizada na noite desta sexta-feira (25), resultou na apreensão de nove equipamentos de som de veículos e estabelecimentos comerciais. As ações de fiscalização sistemática da operação visam coibir o abuso e perturbação do sossego público devido a  poluição sonora.
A operação foi desencadeada no centro e bairros de Feira de Santana e planejada pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), formado por membros das polícias Rodoviária, Civil e Militar, Ministério Público, Guarda Municipal, secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), de Transportes e Trânsito (SMTT), e de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), através do Projeto Feira Cidadã.     
Conforme o secretário de Prevenção a Violência, Mizael Freitas, a ação foi iniciada às 20h e encerrada por volta de 1h da manhã deste sábado (26). "Felizmente não tivemos problemas de resistência. A equipe estava bem articulada, com prepostos de vários órgãos e um total de 12 viaturas.  Todos esses fatores contribuíram para um bom êxito", avalia.
Ainda de acordo com Mizael Freitas, muitos dos chamados feitos pelo 156 foram atendidos, com a equipe da operação se deslocando para checar as denúncias e proceder de forma adequada. "Os veículos e estabelecimentos enquadrados como crime ambiental ficarão à disposição da Justiça, enquanto que aqueles classificados como infração de trânsito foram autuados e vão arcar com as penalidades e multas cabíveis", salienta.
Ele acrescenta que a operação Cidade em Paz será mantida por tempo indeterminado e que não há dias e datas pré-determinadas para intensificaçaõ das fiscalizações. "Cada ação será acompanhada pelo menos com um dos secretários das pastas que integram o GGIM", conclui Mizael. 

Cidade recebe mais 400 novas árvores

Mutirão para intensificar o plantio de mudas 


Mais 400 novas árvores já foram plantadas em diversos pontos da cidade nos últimos dias. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes continua intensificando as ações para que toda a cidade esteja arborizada até o final do ano. A iniciativa faz do Projeto Feira Mais Verde, que começou a ser executado na última quarta-feira (16).

O diretor do Departamento de Áreas Verdes, Jurandir Borges, informa que neste final de semana está sendo realizado um mutirão para intensificar o plantio de novas mudas. “Estaremos disponibilizando seis equipes com oito homens cada. Pedimos a colaboração para que outras empresas participem do projeto doando árvores”, explica.

Cerca de 90 mudas começaram a ser plantadas na Rua Lopes Rodrigues, no Jomafa. Já na Rua Tupinambás, no bairro São João foram plantadas 80 mudas.  Na avenida Noide Cerqueira existem até o momento  147 novas árvores, sendo que na avenida Eduardo Fróes da Mota ( próximo ao Condomínio Vila Olímpia), foram plantadas  um total de 123 árvores.

O projeto Feira Mais Verde contemplou ainda a Praça do Loteamento Modelo, e a Praça do Cruzeirinho, localizada no distrito de Maria Quitéria, entregue a comunidade nesta quinta-feira (24). Além das ruas Euriápolis, na Mangabeira, Incas, no bairro São João, e Serra Dourada, no Parque Ipê.

Dentre as espécies plantadas estão; Pau de Ferro, Felício, Aroeira Chorona, Cedro, Pau Brasil, Ipê, Jatobá, Barriguda, Sibipiruna, e Pata de Vaca.
Fonte http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=11999

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Poços artesianos para comunidades dos distritos

Medida vai contemplar cerca de 200 famílias de Jaguara e Humildes 

Cerca de 200 famílias dos distritos de Jaguara e Humildes serão contempladas com abastecimento de água através de poços artesianos. A informação é do secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes. A locação e perfuração dos poços foram autorizadas, nesta quinta-feira (24), pelo presidente da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Bento Ribeiro Filho.
A medida contempla as comunidades de Varginha, Bebedouro, Olaria e Corredor do Povo, em Jaguara, e Campestre e Pedras, em Humildes. Nesta última, já foi autorizada a perfuração do poço. As comunidades, como explica Ozeny Moraes, estão localizadas em áreas de difícil acesso, o que inviabiliza a implantação de sistema de abastecimento de água potável.
“Para locação será necessário fazer estudo hidrogeológico e geográfico nas localidades de Jaguara e em Pedras no distrito de Humildes. Estas comunidades contam com abastecimento de água por carros-pipa, e, por consequência da localização geográfica é inviável a implantação de rede de água da Embasa. Os poços serão uma boa solução para a falta d’água”, explica.
De acordo com o secretário, a depender da vazão de água e quantidade de consumidores, o abastecimento poderá ser por meio de ligações domiciliares ou chafariz. Durante a audiência entre o secretário municipal e o presidente da Cerb foi levantada a possibilidade de realização de estudos para verificar a necessidade de reforços no abastecimento das comunidades de Rio do Peixe, Lagoa d’Água, Sete Portas e Barra, localizadas no distrito de Jaguara.

Diálogo aberto com agentes de saúde

Profissionais solicitam salário base de 871 reais 


O Governo Municipal tem mantido aberto o diálogo com os agentes comunitários de saúde. Os profissionais reivindicam a elaboração de um projeto de lei instituindo o salário base da categoria no valor de R$ 871 com a incorporação do abono de R$ 75. O reajuste passaria a vigorar a partir de janeiro de 2013.
 O salário base atual dos agentes de saúde, como informa o secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, é de R$ 622. Com o pagamento dos 20% de insalubridade mais abono por tempo de serviço, o salário médio é de R$ 889.
 “Ainda estamos aguardando o resultado da consulta à Lei Eleitoral para dar uma resposta aos agentes de saúde, que também formularam uma consulta e estão aguardando. Sendo possível, em virtude da Lei Eleitoral, o Governo vai encaminhar o projeto de lei à Câmara para aprovação do novo salário base da categoria, que será de R$ 871”, informa.
 Com o reajuste, ao acrescentar 1,2% de insalubridade e os 10% correspondentes ao tempo de serviço, o salário médio dos agentes comunitários de saúde será de R$ 1.132. A contrapartida da Prefeitura, desta forma, passará de R$ 235 para R$ 541 para cada agente.
 “O Projeto de Lei vai estabelecer que o salário base vigente em cada ano, durante os 12 meses, será o valor do repasse mensal do Ministério da Saúde em todo mês de dezembro”, complementa Wagner Gonçalves.