segunda-feira, 30 de julho de 2012

Paralisação dos professores faz aprovação do governo desabar

Pesquisa CORREIO/Futura revela efeitos da paralisação de mais de 100 dias dos professores da rede estadual na avaliação do governo, reprovado por cerca de 70% dos entrevistados em julho, praticamente o dobro da rejeição registrada pela pesquisa em abril, quando começou a greve.

Reprodução

Acorda Cidade

Os mais de 100 dias de paralisação dos professores trouxeram prejuízo às avaliações do governo do estado e do governador. Para os soteropolitanos, segundo pesquisa do Instituto Futura em parceria com o CORREIO, o índice dos que consideram ruim ou péssima a gestão Jaques Wagner (PT) pulou de 36,1% em abril, quando começou o movimento grevista, para 69,1% em julho.
 O efeito greve também respingou nas barbas da popularidade do governador, que viu cair sua avaliação positiva de 23,6% (bom/ótimo) em abril para 9,3% neste mês. A reprovação cresceu de 35,9% para 65,9% no mesmo período.
A pesquisa CORREIO/Futura revela que para 87,7% dos entrevistados, a qualidade do ensino público é hoje o pior problema do estado, acima da saúde (ruim e péssima para 83,2%) e da segurança (73,9%), entre as atribuições estaduais com avaliações mais críticas.
 A condução do governo estadual na greve da Polícia Militar no início do ano é melhor avaliada (49,9% de aprovação x 46,1% de reprovação) do que  na paralisação dos professores (51,6% desaprovaram) . Para 86,7% dos entrevistados, o governo deveria atender às reivindicações dos professores.
 O apoio ao movimento, entretanto, também não é unânime em Salvador. A população está dividida: 52,9% são a favor e 44,6% são contra. No universo pesquisado, 66,2% ou estudam ou têm alguém da família na rede pública estadual. Neste público, a greve também dividiu os entrevistados: 50% a favor e 49,2% são contra.
 A má avaliação do governo baiano em julho é equilibrada entre os sexos : homens (70% ruim/péssimo) e as mulheres (68,5%) e mais crítica nas maiores faixas etárias, com reprovações de 74,7% entre quem tem de 40 a 49 anos e 73,4% de 50 a 59 anos. O desgaste após os três meses de greve foi um pouco menor entre os mais jovens: 59,4% entre 16 a 19 anos.
 Na divisão por classes sociais, a avaliação negativa da gestão estadual em julho cresce nas classes A/B, com 80,7% de ruim e péssimo contra 67,4% nas D/E. A nova classe média é um pouco mais generosa: 64,9% de reprovação. É ali que o governo estadual tem seu melhor desempenho com 13,8% de aprovação. Nas classes A/B, este índice cai para 5,3% de ótimo/bom, com 8,7% de aprovação nas faixas D e E.
 A pesquisa CORREIO/Instituto Futura foi realizada entre os dias 16 e 19 deste mês, com 399 entrevistas em Salvador. A margem de erro é de 4,9%.



As informações são do Correio.

Colégio conta a história da cidade através de feiras livres

Em toda área do colégio Gênesis foram instaladas barracas com frutas, verduras e legumes. Cada uma delas representou feiras livres como as da Estação Nova, Sobradinho e Tomba.

Ney Silva/Acorda Cidade


Ney Silva
Um violino com quase 30 anos, discos de vinil, rádios antigos, fotografias de famílias, a história do cangaço, uma banca com ervas medicinais e livros de cordel. Foi dessa forma que o colégio Gênesis, da rede particular de ensino, através de uma Feira de Memórias retratou a história de Feira de Santana.


O evento realizada nos dias 27 e 28 (sexta-feira e sábado) na área do próprio colégio, foi um esforço da direção, professores, estudantes e pais de estudantes. A participação  de pessoas da comunidade foi expressiva.


O professor Augusto Spínola, que coordenou a Feira de Memórias, informou que a pretensão do  colégio foi realizar um trabalho com os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º ano do ensino médio para que eles pudessem estudar Feira de Santana a partir de uma feira livre. Para que isso ocorresse, explica Spínola, foram montados trabalhos como o museu da família, exposição de cartas familiares, questões relacionadas a educação, as migrações entre outras.
Em toda área do colégio Gênesis foram instaladas barracas com frutas, verduras e legumes. Cada uma delas representou feiras livres como as da Estação Nova, Sobradinho e Tomba. Os estudantes e os pais se mostravam bem interessados no projeto de resgate da história feirense.


A empresária Livânia Porto Aragão, que tem um filho que estuda no Gênesis, disse que o trabalho foi  muito interessante. " Fico assim encantada de ver o acompanhamento dos meninos nesse processo com o professor Spínola que se empenhou no projeto para mostrar relíquias de famílias, memórias fotográficas e vendo isso a gente volta ao passado", afirmou.


A professora Kenya dos Anjos,diretora do Gênesis, estava feliz com o resultado do evento.Segundo ela a receptividade da Feira de Memórias foi além do esperado junto a comunidade escolar. " Pelo olhar e pela participação principalmente dos pais observando períodos que eles viveram e puderam relembrar foi muito interessante, afirmou.
Ela lembrou também que a história do próprio colégio foi incluída. A instituição está completando 18 anos de atividades. " Mostramos toda origem do Gênesis como a parte arquitetônica até a participação de funcionários, professores e estudantes que por aqui passaram", disse.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Hospital Estadual da Criança terá nova administração a partir de agosto

O Assessor Ângelo Castro, explicou que está ocorrendo o final de um contrato de dois anos de uma gestão terceirizada com o Instituto Sócrates Guanaes, existindo a necessidade de um processo de uma nova licitação e que por isso foi feito o contrato de emergência.

Ed Santos/Acorda Cidade



Daniela Cardoso

A Associação Obra Sociais Irmã Dulce, vai administrar o Hospital Estadual da Criança (HEC) por seis meses. A informação foi dada pelo assessor especial de gabinete do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, o médico cardiologista pediátrico, Ângelo Castro Lima, que participou na manhã de quinta-feira (26) de um culto ecumênico pela passagem dos dois anos de implantação do HEC.
 Ângelo Castro, explicou que está ocorrendo o final de um contrato de dois anos de uma gestão terceirizada com o Instituto Sócrates Guanaes, existindo a necessidade de um processo de uma nova licitação e que por isso foi feito o contrato de emergência com a Organização Social Irmã Dulce, que vai fazer essa gestão durante seis meses.
 “Depois disso será feita uma licitação para a seleção de outra organização social que poderá ser, inclusive, o Instituto Sócrates Guanaes, que cumpriu a sua obrigação e continuará sendo parceira do Estado”, afirmou.
 De acordo com Ângelo Castro, existem implicações jurídicas que não permitiram a renovação automática do contrato com o Instituto Sócrates Guanaes, pois, segundo ele, deixaria tanto o Estado quanto a instituição em uma situação desconfortável. 
 A diretora técnica do Hospital Estadual da Criança, a pediatra Edilma Reis, vai permanecer no cargo. Ela acredita que não haverá mudanças significativas no quadro funcional. “É um novo desafio, vamos continuar esse trabalho, temos uma equipe boa, com compromisso em fazer sempre o melhor pelas crianças”, afirmou.

Dificuldade financeira

Sobre dificuldades financeiras enfrentada pelo o HCE, Edilma reconheceu que realmente existe, pois o hospital é de alta e média complexidade, mas afirmou não ter maiores detalhes.
 O assessor especial de gabinete do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, afirmou que não existem dividas e sim ajustes contratuais.
 O secretário Jorge Solla estará em Feira de Santana para anunciar oficialmente a transição na administração no dia 1º de agosto. 

As informações são do repórter Ney Silva Acorda Cidade

Governo corta impostos e conta de luz pode ficar até 10% mais barata

A medida faz parte de um pacote de incentivo à indústria, mas deve beneficiar também os consumidores residenciais.


A medida faz parte de um pacote de incentivo à indústria, mas deve beneficiar também os consumidores residenciais. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o governo vai cortar todos os encargos federais da conta de energia elétrica, o que deve baratear as faturas em 10% para o consumidor doméstico. Segundo ele, isso será feito porque a geração de energia elétrica é uma atividade barata, “mas que encarece no meio do caminho”.
“Vamos retirar esses obstáculos que estão no meio do caminho e, com isso, vamos ter uma tarifa reduzida sobretudo para o consumidor mais forte que são os industriais. Vamos retirar todos (encargos)”, disse, durante cerimônia de balanço do PAC 2, em São Paulo.
Lobão prevê que o anúncio oficial seja feito em um período entre 15 e 30 dias, prazo no qual o governo deverá enviar uma Medida Provisória ao Congresso. Além disso, ele também informou que o governo está concluindo a proposta de renovação dos contratos de concessão de energia que vencem em 2015 e que os ativos depreciados deixaram de ser pagos. Esses ativos, que não existiam antes da concessão, são a taxa que o consumidor paga todo mês na conta de energia para financiar a construção das usinas e linhas de distribuição.
“Quando esses ativos começaram a ser pagos, não existia uma infraestrutura para geração e distribuição de energia. Mas agora, depois de 35 anos, as concessões já expiraram e já está tudo construído, não tem por que continuar pagando”, explica o presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), Carlos Faria.
Ainda segundo o ministro, os encargos eliminados serão a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), a Reserva Global de Reversão (RGR) e a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Todos eles foram criados com finalidades específicas. O programa Luz Para Todos, por exemplo, que é financiado por eles, passará a ser mantido pelo Tesouro Nacional.
Além desses encargos, ainda há o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), totalizando 18% da conta de energia. Mas esse último só poderá ser retirado à medida em que vencerem as concessões, e algumas delas só vencem em 2015.

Entusiasmo

Para a indústria, as notícias são ainda melhores. O governo calcula que o custo da energia elétrica para o setor poderá cair até 30% em alguns casos. Esse teto inclui a redução de encargos federais e a diminuição de tarifas por meio da renovação das concessões a partir de 2015.
O setor recebeu a notícia com entusiasmo. “Vai ser muito positivo, porque a gente sabe que praticamente metade da conta de energia é imposto. Então, tudo que puder desonerar vai ser muito bom”, disse o diretor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Marcos Galindo.
Ele acrescenta que a energia tem uma grande participação no custo de produção das indústrias, sobretudo em alguns setores como panificação, mineração e petroquímica. Desde 2011, o governo vem estudando formas de acalmar os ânimos do setor industrial. “Com o custo de energia
caindo, a indústria pode ser cada vez mais competitiva”, disse Edison Lobão.

Professores em greve preferem pôr seus filhos em escolas privadas



Paulo José/Acorda Cidade

Acorda Cidade

Salas de aula com temperatura de até 38°C, superlotação, alimentação inadequada, falta de professores, banheiros quebrados... Se fosse uma lista de chamada, segundo professores da rede estadual de ensino, esses e outros problemas responderiam “presente” nos colégios públicos da Bahia.
 Na busca para manter seus filhos longe dessas más companhias que influenciam no aprendizado dos estudantes e desacreditados do sistema de ensino atual, integrantes do comando grevista - que mantêm as escolas da rede estadual paradas há 108 dias - preferem colocar suas crias em colégios particulares.
 “Trabalho 40 horas semanais em escola pública e jamais colocaria meus filhos nela. Quem não faria um sacrifício para dar o melhor ao seu filho?”, argumentou a professora de Matemática Valdice Borges, que participa da organização do movimento.
 O assunto virou motivo de farpas virtuais entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, e o presidente da Associação dos Trabalhadores em Educação (APLB), Rui Oliveira.
 No twitter,  os docentes provocaram o parlamentar questionando em qual rede de ensino os filhos dele estudam ou estudaram. A alfinetada ocorreu um dia após a desocupação do saguão Deputado Nestor Duarte, sexta-feira passada, onde os professores acampavam desde o dia 11 de abril.
 Nilo respondeu: “Eu estudei em Escola Publica. O filho do Prof Rui estuda na particular”, cutucou no microblog. Um usuário complementou: “O filho de Rui estuda na escola particular como seus filhos estudaram, @depmarcelonilo. Ou a escola pública é boa e vcs gastam $ por hobby?”.
 O presidente da APLB não quis comentar o assunto. “A minha vida pessoal só diz respeito a mim e a minha família. Não é da conta de vocês. Marcelo Nilo é um desqualificado que quer se promover em cima do movimento dos professores”, bradou Rui, no novo QG da categoria – o Colégio Central.
 A professora Valdice concordou com a posição de Rui Oliveira e complementou: “Vendi confecções e perfumaria para manter meus três filhos em colégios particulares. Até falta de água, a gente encara. Se não levar minha garrafa, fico com a garganta seca. Imagine como os alunos não sofrem”, refletiu.
 A coordenadora pedagógica e integrante do movimento grevista, Edenice Santana, afirmou que seus filhos só estudaram em escolas públicas por falta de condições financeiras e questionou a qualificação de parte da grade de professores em salas de aula.
 “As escolas estão cheias de Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) e estagiários em formação. Quem quer colocar seus filhos numa escola onde a secretaria de Educação deixa faltar  tudo?”. 

Mudança 

O professor de Artes e dirigente sindical da APLB, Paulo Filgueiras, ressaltou as mudanças ocorridas na escola pública como justificativa para manter seu filho na rede privada. “A escola pública se respeitava. Só a elite – como Marcelo Nilo – frequentava esses colégios, que eram de alta qualidade. Quem ia para particular era relapso e incompetente. Era papai pagou, filhinho passou”, recordou.
 Ele ainda matriculou o filho de 17 anos em colégio estadual, mas voltou atrás. “A realidade hoje é outra. Na última hora, minha mulher apelou para que ele não fosse para o ensino público. O pouco dinheiro que ganho é pra pagar a mensalidade”, ressaltou Filgueiras.
 Ele defendeu a criação de um projeto de lei que determine que os filhos de todos os servidores públicos estudem em colégios sob a coordenação do Poder Executivo. “Se existisse, eu seria o primeiro a colocar meu filho”, assegurou.
 Uma das principais interlocutoras do movimento grevista, a professora Vanessa Matos, ainda não é mãe, mas espera que possa ver seus filhos em colégios públicos.  “Cada qual escolhe onde seu filho vai estudar. Espero que o meu possa ter acesso a uma educação pública de qualidade. É por essas melhorias que estamos parados há mais de três meses”, defendeu.
 O diretor de organização da APLB, José Dias, lembrou que o filho estuda em colégio estadual. “Estou preocupado com o futuro dele, mas não vou tirá-lo da rede pública, apesar de não haver qualidade nos aspectos estruturais e, em certos casos, pedagógicos”, disse.

Fonte: Correio*

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Caixa Econômica avalia documentos do Minha Casa

Empreendimentos devem ser entregues ainda este ano

Os documentos dos residenciais do “Minha Casa, Minha Vida” entregues na Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária estão sendo encaminhados para a Caixa Econômica Federal diariamente. Atualmente, a repartição tem enviado os dossiês dos Condomínios Laranjeiras, Aeroporto I e II, Alto do Papagaio, Jardim das Oliveiras e Aviário III.
No entanto, o secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy Souza, explica que a entrega dos empreendimentos depende da avaliação dos documentos por parte da Caixa Econômica e término das construções. “Quem indica a data de entrega é a Caixa, mas a construção dos condomínios está em ritmo bastante acelerada. O do Alto do Papagaio, por exemplo, está quase pronto”, afirma.
A expectativa, conforme o secretário, é que os cinco empreendimentos sejam entregues até o mês de dezembro deste ano. “Após a avaliação dos documentos, a Caixa vai marcar a data de entrega dos empreendimentos, o que vai beneficiar várias outras famílias”, ressalta.
As obras do Minha Casa 1 em Feira de Santana foram executadas pelas construtoras R Carvalho (4), L Marquezzo (5), Cepreng (3), FM Construção (1), Atrium Engenharia (5), FCK (1) e CSO (1). Para a segunda etapa do programa, o Governo Municipal já contratou uma média de 6 mil unidades.

Caps II funcionando em novo endereço

Equipamento transferido para sede mais ampla

O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) II Oscar Marques, destinado ao atendimento de pacientes com transtorno mental persistente, moderado a severo, já está funcionando em novo endereço a partir desta semana. A nova sede está localizada na rua Georgina Érisman, 186, Centro, aos fundos do Terminal Rodoviário de Feira de Santana.
Segundo a coordenadora do Caps II, Thereza Carvalho, a mudança foi bastante benéfica tanto para os pacientes quanto aos funcionários, pois a localização é central e fica próximo a rodoviária. A antiga sede funcionava na Praça Tiradentes, s/nº, Centro.
“Aqui não vai haver dificuldade para o paciente que nos procurar. Considero esta sede melhor que a antiga porque aqui é tudo plano e no outro endereço havia escada, o que dificultava um pouco o atendimento. Hoje estamos numa casa que tem espaço para todos os serviços, principalmente espaço individual para farmácia”, declara a coordenadora.
A nova sede dispõe de cinco salas de atendimento, duas salas para oficina terapêutica, farmácia, sala para Programa Haldol Decanoato (medicamento injetável), recepção, cozinha, sanitário para pacientes e funcionários e sala de repouso. “Foi uma excelente mudança. Nós somos felizes quando encontramos essa residência”, afirma Thereza.
O Caps II Oscar Marques atende pacientes acima de 18 anos oriundos das seguintes localidades: 35º BI, Aviário, Brasília, Eucalipto, Feira VII, Fraternidade, Fulô, Humildes, Jaguara, Liberdade, Limoeiro, Oyama Figueiredo, Panorama, Sítio Matias, Sobradinho, Terra Dura e Tomba.
Hoje existem 9.600 pacientes inscritos na unidade, mais de 6.000 participam do atendimento e cerca de 100 pacientes são atendidos diariamente. Todos os dias há três psiquiatras atendendo. Além disso, o CAPS II dispõe de duas enfermeiras, quatro psicólogas, uma psicopedagoga, uma terapeuta ocupacional, duas assistentes sociais, duas técnicas de enfermagem, pessoal da recepção e vigilância.  

MAC completa 16 anos nesta quarta-feira

Lançamento de exposição e discotecagem marcam aniversário 

O aniversário dos 16 anos do Museu de Arte Contemporânea, festejado nesta quarta-feira (25), será marcado por uma exposição comemorativa com trabalhos dos artistas feirenses Dom Guto, Isaías Ribas, Kbça, Carolina Belmondo e Márcio Punk, cujas obras valorizam o grafite. A programação terá início às 19 horas e contará com discotecagem do músico Don Maths e o recital performático “A composição do Homem”, com Araylton Públio interpretando sete poemas de Antônio Brasileiro.
Na ocasião também serão lançados os trabalhos “Fragmentos Íntimos” (desenho) de Tami Oliveira e “Amostra Grátis” (poesia) de Ronaldo da Paixão. “Fragmentos Íntimos” é uma publicação da revista Rabiscos, coordenada por Márcio Junqueira. “Amostra Grátis” será lançado pela Nova Letra, com coordenação de Ederval Fernandes.
O diretor do MAC, Edson Maxado, observa que ao longo desses anos o equipamento vem buscando promover exposições de diferentes linguagens artísticas. “Praticamente todos os artistas feirenses que seguem a linha contemporânea tiveram o oportunidade de expor seus trabalhos aqui. O Museu tem sido vitrine para artistas que trabalham com diversas linguagens, como fotografia, pintura e desenho”, acrescenta.
Ainda de acordo com Edson Maxado, para dinamizar a arte em Feira de Santana, diferentes exposições são abertas mensalmente no MAC, que agora permanece aberto aos sábados das 14 às 17h30, quando se reúnem os participantes do Clube de Xadrez. A exposição comemorativa pelos 16 anos do Museu de Arte Contemporânea permanece até o dia 22 de agosto.

Bolsa Família cadastra idosos no BPC

9.200 pessoas beneficiadas pelo programa em Feira 

O Bolsa Família está realizando durante esta semana os cadastros do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) nas instituições de convivência para idosos. O BPC é um benefício integrante do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), pago pelo Governo Federal, com operacionalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e assegurado por lei. O objetivo é permitir o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna.
Os idosos devem comprovar que possuem 65 anos de idade ou mais, além de que não receber nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar per capita seja  inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente. Já aqueles que possuem algum tipo de deficiência, deverá ser avaliado pelo Serviço Social e Pericia Médica do INSS.
Segundo a coordenadora do Bolsa Familia, Vitoria Régia Santos Leal, 9.200 idosos já recebem o beneficio no município de Feira de Santana. Ela diz ainda que o BPC é um projeto bastante benéfico para os idosos, já que grande parte do seu salário é dividido com alguns membros da família. “Essa é uma ação bastante humana, sabemos que muitas vezes alguns idosos não conseguem se manter devido ao seu salário ser comprometido com gastos feitos por seus filhos, netos e outros, mas agora essa ajuda poderá facilitar a vida dos mesmos”.
Nesta terça-feira (24), a equipe volante do bolsa familia visitou pela manhã algumas instituições, dentre elas o Lar do Irmão Velho, que atende cerca de 70 idosos. A gerente e coordenadora Edina Brito destaca a importância do Beneficio. “É uma ajuda que motiva os idosos a terem suas coisas e assim eles podem dar prioridade a si mesmos, cuidando melhor, principalmente, da sua saude. Cabe a nós auxiliarmos essa prestação e esses cadastros realizados pela prefeitura”, ressalta.
Antônio Pereira Torres, 90 anos, um dos idosos assistidos pelo Lar do Irmão Velho, acredita que o benefício irá lhe proporcionar melhorias no padrão de vida.
O Bolsa Família estará atendendo às instituições que ainda não foram contempladas durante esta semana. Já foram atendidas a AFAS (Associação Feirense de Assistência Social), Lar do Irmão Velho, Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira e Centro de Convivência Dona Isa e Almeirinda.

Medidas de proteção contra H1N1

Crianças ainda podem ser vacinadas contra a gripe 


Crianças de seis meses a dois anos que não receberam a dose contra a Influenza durante a campanha de vacinação, realizada de 5 de maio a 1º de junho, ainda podem ser vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde de Família (PSF) de Feira de Santana. A dose protege também contra a Influenza A (H1N1).
Para idosos, profissionais de saúde, gestantes e indígenas, que também faziam parte do grupo prioritário da campanha, a vacina só está disponível na rede particular. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janice Estrela, observa que a vacina é a única forma de garantir a imunização e informa que nenhum caso da gripe A foi confirmado no município.
“Peço aos pais que aproveitem que a vacina ainda está disponível gratuitamente, para imunizar as crianças. Mesmo com o surto da doença concentrado na região Sul do país, eles devem resguardar a saúde dos filhos. Dos três casos suspeitos em Feira, dois já foram descartados, sendo que um destes foi diagnosticado como pneumonia”, esclarece.  
Ainda de acordo com Janice Estrela, a Viep vem adotando todas as medidas de prevenção e controle da doença. “Os plantões de monitoramento estão sendo mantidos nos finais de semana nas unidades hospitalares e já enviamos o protocolo de manejo clínico dos casos, que indica quais procedimentos devem ser adotados pelas equipes das unidades para um devido atendimento ao paciente”, informa. 
Ela lembra que em 2009, quando cerca de 40 casos de gripe A foram registrados em Feira de Santana, a Viep promoveu capacitações para os profissionais que atuam nas UBS, PSF e policlínicas. “As equipes já foram capacitadas e estão preparadas para lidar com possíveis novos casos. Outras capacitações também poderão ser realizadas, para instruir mais profissionais”, acrescenta. O município atingiu a meta da campanha de vacinação contra a gripe e garantiu a imunização de um total de 62.062 pessoas.

Cuca inscreve até 3 de agosto para a 13ª Caminhada do Folclore

Neste ano, o cortejo será realizado no dia 26 de agosto (domingo), integrando as comemorações do mês do folclore.

Ney Silva/Acorda Cidade

Acorda Cidade

Prosseguem até 3 de agosto as inscrições para a 13ª Caminhada do Folclore, evento promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) com objetivo de preservar, valorizar e divulgar manifestações nordestinas, em especial a chamada cultura de raiz. A Caminhada, organizada pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), consiste no desfile de grupos pelas ruas centrais de Feira de Santana.
 Neste ano, o cortejo será realizado no dia 26 de agosto (domingo), integrando as comemorações do mês do folclore. É esperada a participação de centenas de grupos de Feira de Santana e de municípios da região, que darão um colorido especial a quase dois quilômetros da avenida Getúlio Vargas, com apresentações de repentistas, aboiadores, maculelê, capoeira, reisado, caretas, forró pé de serra, bumba meu boi e quadrilha junina.
A inscrição deve ser feita na direção do Cuca, localizado na rua Conselheiro Franco, 66, Centro, Feira de Santana. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (75) 3221-9766. As informações são da Ascom/Uefs.

Diretora de escola diz que greve dos professores está abusiva

A professora, que também é advogada, diz que os alunos sem estudar ficam com a mente ociosa e isso é perigoso.

Ney Silva/Acorda Cidade
Ney Silva


“A greve dos professores da rede estadual, que já dura mais de três meses,  pode ser considerada abusiva e a categoria deve refletir sobre as consequências para a sociedade”.  Essa é a opinião da professora Ednalva Ramos, diretora do Colégio Estadual Menino Jesus de Praga, que não aderiu a paralisação. A professora, que também é advogada, diz que os alunos sem estudar ficam com a mente ociosa e isso é perigoso.
Ela acha também que há um prejuízo intelectual para  os alunos que estão fora da sala de aula. Chegou um ponto em que a greve tornou-se abusiva porque tem até professor chorando para voltar a sala de aula para receber seus salários", diz Ednalva. A professora disse ainda que muitos professores não têm outra fonte de renda e estão em dificuldades, mas reconhece que o salário de um professor precisa ser melhor porque se trata de uma profissão nobre.
Sobre a possibilidade de punição aos diretores por parte do governo, Ednalva Ramos informou que existe essa possibilidade. Segundo ela, o diretor de estabelecimento de ensino mesmo sendo escolhido pela comunidade escolar ocupa um cargo de confiança, mas ela entende que um diretor  não tem poderes para fazer com que um professor volte  a trabalhar em um momento como esse de paralisação.
Na opinião de Ednalva, se o professor não volta a sala de aula todos saem perdendo. O governo, as escolas e a sociedade como um todo.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Mais de 14 mil famílias perdem bolsa por frequência escolar insuficiente das crianças

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os beneficiários têm até 31 de julho para comparecer às prefeituras e tentar reverter o cancelamento explicando os motivos das faltas à escola.

Reprodução


Acorda Cidade

Agência Brasil – Mais de 14 mil famílias tiveram o benefício do Programa Bolsa Família cancelado em julho em função da baixa frequência escolar das crianças assistidas. O número representa 2,4% do total de atendidos em abril, último mês de acompanhamento da frequência.
 De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os beneficiários têm até 31 de julho para comparecer às prefeituras e tentar reverter o cancelamento explicando os motivos das faltas à escola.
 Para que a família receba o benefício, as crianças e jovens de 6 a 15 anos precisam estar matriculadas regularmente na rede de ensino e ter pelo menos 85% de frequência escolar. O processo entre a notificação da família e o cancelamento dura cerca de um ano. Nesse período, a prefeitura deve procurar a família para identificar os motivos para o abandono da escola.
 Em graus de punição que antecedem a exclusão, ministério também suspendeu o pagamento de 61 mil benefícios por 60 dias, pelo mesmo motivo, e 72 mil estão bloqueados em julho. No caso do bloqueio, os valores são pagos retroativamente no mês seguinte.
 Além das famílias que perderam o benefício, 7,8 mil jovens entre 15 e 17 anos também foram desligados do programa por problemas no cumprimento da frequência escolar – o mínimo exigido nessa faixa etária é 75%. Nesse caso as famílias perdem apenas a parcela referente a cada um dos adolescentes, que pode ser de R$ 38 ou R$ 76.

Mais três empreendimentos devem ser entregues ainda este ano

Gilberto Ruy, ressaltou que as pessoas indicadas para os empreendimentos fazem parte do processo de seleção e que nem todas serão contempladas com as unidades habitacionais.

Ed Santos/Acorda Cidade
Daniela Cardoso


A Secretaria Municipal de Habitação está atualmente recebendo a documentação de pessoas indicadas para os empreendimentos Laranjeiras, Aviário, Aeroporto I e II, Alto do Papagaio e Jardim das Oliveiras, que fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida.
De acordo com o secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy, mais três empreendimentos podem ser entregues ainda esse ano. “Em um dos ofícios que recebemos da Caixa Econômica Federal apontava, até dezembro, a possibilidade da entrega de alguns empreendimentos em Feira de Santana, mas isso depende da burocracia do próprio programa”, afirmou.
Gilberto Ruy, ressaltou que as pessoas indicadas para os empreendimentos fazem parte do processo de seleção e que nem todas serão contempladas com as unidades habitacionais. 
“Nesse momento temos seis listas de indicações. É bom ressaltar isso, porque muita gente vê o nome na lista e pensa que já está garantido o imóvel. A indicação faz parte do processo seletivo dessas pessoas”, esclareceu.
Segundo o secretário, cada lista sai com 30% a mais do que cabe cada empreendimento. “O último que lançamos, o Jardim das Oliveiras, é uma unidade habitacional para 520 famílias, mas a lista consta 674, isso quer dizer que mais de 150 famílias serão excluídas e não irão morar nesse empreendimento”, exemplificou. 
De acordo com Gilberto Ruy, após a entrega dos documentos, serão criadas pastas individualizadas que serão posteriormente enviadas para a Caixa Econômica Federal, que fará uma análise e depois da comprovação dos dados, as 520 famílias serão definidas. Ele afirmou que a critério para a seleção é de hierarquização. 
“Todas as pessoas indicadas para um programa como esse, tem que passar pelos critérios. Chefes de famílias, mães solteiras, morar de aluguel e baixa renda são alguns dos critérios. Então quem se enquadrar em mais critérios serão selecionados”, explicou. 


As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Incentivo à economia solidária

Capacitar empreendedores para desenvolvimento de novas técnicas

Empreendedores da sede e distritos de Feira de Santana ganharão importante incentivo à produção coletiva, através do convênio Economia Solidária firmado entre a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De acordo com o secretário municipal José Aristóteles Rios Nery, o projeto visa estimular o desenvolvimento de atividades com empreendedores de forma coletiva, em regime de associações, por exemplo, voltadas para a economia solidária. 
“Este tipo de atividade traz benefícios tanto para os profissionais como para o Município, uma vez que economia solidária proporciona a união entre as pessoas, capacitação e formação de profissionais e ainda abre novas possibilidades de técnicas de produção”, explica.
O convênio, no valor de R$ 2,8 milhões, prevê a realização de atividades como cursos, treinamentos e seminários. “Estes empreendedores poderão participar de treinamentos específicos para aprender técnicas de beneficiamento de alimentos, como mel, frutas, feijão, além de técnicas de aproveitamento de materiais recicláveis”, pontua.

Assistência aos portadores de anemia falciforme

Equipamento será implantado no Centro Social Urbano 

O Centro de Atendimento aos Portadores de Doenças Falciforme em Feira de Santana será implantado pelo Governo Municipal no Centro Social Urbano (CSU), localizado no bairro Cidade Nova. O equipamento, que visa facilitar o acesso aos serviços e oferecer uma assistência adequada às pessoas com anemia falciforme no município, será disponibilizado a partir do mês de agosto. A implantação do Centro foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na última sexta-feira (20), em encontro realizado no auditório da própria secretaria.
A implantação do Centro já estava sendo analisadas pela SMS, tendo em vista a necessidade de assegurar atenção integral aos portadores da anemia falciforme, principalmente por conviverem com uma série de limitações provocadas pela doença.
Conforme a enfermeira referência do Programa de Atenção às Pessoas com Anemia Falciforme, Stephanie de Oliveira, os profissionais que vão integrar a equipe multiprofissional do Centro estão sendo contratados.
“Enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, clínicos e hematologistas que vão integrar a equipe responsável em garantir uma assistência adequada aos pacientes. Os portadores de anemia falciforme precisavam mesmo de um equipamento com equipe multiprofissional para atender suas necessidades e respeitar as limitações apresentadas por eles”, considera.
Ainda de acordo com Stephanie de Oliveira, o Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) será referência para internamentos. “O Centro vai funcionar com acompanhamento ambulatorial, mas caso um paciente precise de internamento hospitalar, faremos a regulação para o HDPA”, esclarece, acrescentando que todos os pacientes terão a carteira do Programa, para identificá-los em toda a rede. Postos do Programa de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e policlínicas serão responsáveis por encaminhar os pacientes ao Programa.

Dnit vai instalar semáforos para descongestionar acesso à Uefs

Outra providência imediata será a retirada do canteiro que estreitava a pista em frente ao posto desativado da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Andrea Trindade/Acorda Cidade

Acorda Cidade

A instalação de semáforos inteligentes programados para as horas de grande fluxo de veículos deverá ser a solução, em curto prazo, para os problemas de engarrafamento no retorno da BR-116 Norte que dá acesso ao campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Uma reunião, na manhã de segunda-feira (23), entre o reitor José Carlos Barreto e o analista do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Max Gil de Sousa, definiu o cronograma de estudos para a viabilização do projeto que tem início a partir da próxima da semana.

Posto da PRF

Outra providência imediata será a retirada do canteiro que estreitava a pista em frente ao posto desativado da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A obra tem início no dia 15 de agosto e vai possibilitar maior trafegabilidade no trecho.

Viaduto

Ainda sobre o acesso ao campus, a de construção de um viaduto foi descartada pelo representante do Dnit. Segundo Max Souza, estudo técnico de viabilidade econômica, exigido pelo Tribunal de Contas da União, estabelece um fluxo de 10 mil carros dia para efetivação da obra, “o que não se aplica a este trecho da BR-116.
 A Uefs decidiu, também, encaminhar ofício à Superintendência da PRF solicitando apoio de agentes para disciplinar o tráfego no local nos momentos de pico.
A reunião contou também com a presença do vice-reitor Genival Correa, do pró-reitor de Graduação Rubens Pereira, do chefe da Unidade de Infraestrutura Fábio Silva Brito, da prefeita do campus Marisa Pereira e da gerente de projetos e obras Nadja Ribeiro.

Fonte www.acordacidade.com.br 

Professores cansados votam pelo fim da greve em Feira, mas movimento continua

Na próxima quarta-feira será realizada mais uma assembleia, às 9h no restaurante Kilogrill.

Paulo José/Acorda Cidade


Andrea Trindade
Professores da rede estadual de Feira de Santana e representantes da APLB Sindicato participaram de uma assembleia na manhã desta segunda-feira (23). Após a discussão sobre a greve, a categoria realizou uma votação, na qual os professores votaram pela continuidade ou fim do movimento.

Segundo o professor Germano Barreto, presidente da APLB Feira, dos cerca de  200 professores que participaram da assembleia, apenas 16 votaram  pelo fim da greve que já dura 104 dias. 



A professora Graça Almeida, do Colégio Estadual João Barbosa de Carvalho,  foi uma das que votaram contra a continuação da greve e, inclusive, esteve na reunião para oficializar sua saída do movimento. Ela disse que está cansada e que precisa voltar à sala de aula para pagar as contas. 
 “Além do salário atrasado, há o cansaço físico e psicológico e a população se posicionando contra os professores. Estou desde abril sem receber salário e estou preocupada porque o Tribunal da Justiça está em recesso, o Ministério Público não vai mediar mais a negociação e o Governo disse que não vai dar mais nada”, relatou a professora.
 Ela disse que participou ativamente de todas as ações do movimento, esteve em todas as assembleias em Feira e Salvador e participou de muitas caminhadas, mas agora decidiu voltar a dar aula.
 “Saio  com a cabeça erguida porque cumpri meu papel.Temos que ter bom senso e pensar em nossas vidas, em nossos salários cortados e nos alunos que estão sem aulas. Esse calendário que vai emendar no outro vai ficar  ruim para todo mundo. Esta greve já não tem ganhador. Sai todo mundo perdendo; alunos, professores e governo”, declarou.



Um grupo de estudantes da Escola Estadual Ilda Carneiro foi assembleia pedir pelo fim da greve e reclamou dos dias sem aulas. “Queremos voltar a estudar. Os alunos já estão muito prejudicados”, disse um deles
 A APLB Feira vai visitar algumas escolas que estão ministrando aulas e conversar com os professores que estão passando dificuldades. 
 “Muitos estão voltando para a sala de aula porque só tem essa renda para sobreviver. Eu mesmo já tive que renegociar minhas dívidas várias vezes. O que a categoria decidir eu vou está na linha de frente. Eu acho que a greve deve continuar porque  não vejo avanço nenhum, mas o que a categoria decidir eu vou seguir”, informou o presidente da APLB Feira. Na próxima quarta-feira será realizada mais uma assembleia, às 9h no restaurante Kilogrill.

Com fotos e informações do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade.




Cerca de 800 mil baianos devem receber o pagamento do PIS/PASEP; veja o calendário

Benefício deve ser sacado nas agências da Caixa ou do Banco do Brasil. Veja quem tem direito a receber bonificação e saiba como sacar dinheiro.

Divulgação



Acorda Cidade

Quase 800 mil baianos começam a receber nesta terça-feira (24) o pagamento do abono ou dos rendimentos do PIS- PASEP. Para sacar o benefício, o trabalhador deve ir até uma agência da Caixa Econômica, no caso do PIS, ou Banco do Brasil, no caso do PASEP e apresentar o comprovante de inscrição no programa, além da carteira de identidade ou do cartão do cidadão.
 Quem tem o cartão cidadão com senha cadastrada também pode sacar o dinheiro em lotéricas e nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica.
 Tem direito ao abono, o trabalhador cadastrado no PIS/PASEP, que tenha trabalhado no mínimo trinta dias em 2011, com carteira assinada e que tenha recebido até dois salários mínimos por mês.
 Os rendimentos podem ser sacados pelo trabalhador que foi cadastrado no programa até outubro de 1988 e que tenha saldo na conta do PIS/PASEB. 

As informações são do G1.

Calendário de Pagamentos

Calendário para pagamentos do Abono Salarial e dosRendimentos do PIS - Exercício 2012 / 2013
Nascidos emRecebem a partir deRecebem até
Julho15 / 08 / 201228/06/2013
Agosto22 / 08 / 2012
Setembro29 / 08 / 2012
Outubro12 / 09 / 2012
Novembro19 / 09 / 2012
Dezembro26 / 09 / 2012
Janeiro09 / 10 / 2012
Fevereiro17 / 10 / 2012
Março24 / 10 / 2012
Abril13 / 11 / 2012
Maio21 / 11 / 2012
Junho28 / 11 / 2012

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dia D contra raiva: população compareceu


O compromisso em resguardar a saúde de cães e gatos, evitando a raiva animal, foi demonstrado por um grande número de donos que conduziram seus bichos de estimação as unidades que funcionam neste sábado (21) como postos de vacinação da campanha antirrábica. 
A participação da população neste Dia D da campanha foi expressiva na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mangabeira, onde 44 cães e 20 gatos haviam sido imunizados somente no turno da manhã.
 
De acordo com a agente de endemias Rosane Assunção, a UBS da Mangabeira vacina anualmente uma média de 500 animais. “A população canina e felina do bairro é grande. A comunidade sempre adere à campanha e se mobiliza de verdade. Estes fatores contribuem para que obtenhamos êxito da vacinação aqui na localidade”, salienta.
 
Mais de cem postos de vacinação foram disponibilizados em Feira de Santana neste Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. Além das UBS, postos do Programa de Saúde da Família (PSF), escolas e associações comunitárias também estão realizando a imunização até às 17 horas. A meta do município é vacinar 74 mil animais durante a campanha, que prosseguirá na zona rural com a segunda etapa.
 
Fonte: SECOM.

Greve em Feira: professores mantém paralisação


Em assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Feira), realizada na manhã desta segunda-feira (23), os professores da rede estadual de Feira de Santana decidiram pela permanência da greve, que entrou no seu 104º dia.
Segundo a diretora da regional Sertão da APLB, Marlede Oliveira, a categoria vai aguardar a decisão da Assembleia Geral, agendada para esta terça-feira (23), às 9h, no Colégio Central da Bahia, ocupado pelos docentes desde que deixaram, após decisão judicial, o prédio da Assembleia Legislativa da Bahia.
 
Sobre o retorno de alguns colégios da rede estadual, como o ECASSA, a sindicalista disse que é uma atitude isolada. “Quem voltou, voltou sozinho. Na assembleia somente 16 professores votaram pelo fim da greve”, afirmou. Uma nova assembleia da categoria em Feira fi agendada para a quarta-feira (25).
 
A Secretaria da Educação aponta que mais de 80% das escolas da rede estadual funcionam. Segundo o órgão, as aulas foram retomadas em 1.126 unidades, das 1.411 existentes, e relata que a paralisação está concentrada atualmente nas escolas localizadas em Salvador, onde 198 unidades estão sem professores e 780 mil estudantes sem atividades. 
 
Em contraponto, para o sindicato que representa a categoria (APLB), a adesão dos profissionais da educação é de 60%, percentual que permanece desde o início do movimento, no dia 11 de abril. 

Hora de se cuidar: semana da saúde do homem em agosto


Cuidar da saúde do homem é uma das propostas do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez. E para comemorar a data a unidade promove entre os dias 13 e 24 de agosto a Semana da Saúde do Homem. 
As ações empreendidas fazem parte da Política Nacional de Saúde do Homem, que tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina com faixa etária entre 20 a 59 anos aos serviços de saúde.
 
No primeiro dia do evento será realizada uma caminhada a partir das 8h, com saída da própria unidade. Durante a caminhada haverá atividades físicas e realizações de palestras educativas. O evento contará com a participação das equipes do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh) e do Centro de Referência Municipal (CRM) DST/HIV/Aids.
 
Segundo a coordenadora da campanha e enfermeira do CMPC, Maria Caroline Oliveira, o período da campanha foi estendido por conta da grande demanda no ano passado. “No ano anterior a campanha teve grande êxito e o público masculino procurou pelos serviços de saúde. É importante que o homem faça o diagnóstico precocemente para que ele não venha desenvolver um câncer de próstata. Semanalmente atendemos em média 80 pessoas do sexo masculino”, explica

Governo alerta para que crianças tomem segunda vacina contra gripe A


O Ministério da Saúde lançou um alerta aos pais para lembrar que crianças de seis meses a dois anos de idade devem tomar a segunda dose da vacina contra a gripe A.
Nesse ano, o governo dividiu a vacinação das crianças em duas etapas. A primeira ocorreu em maio. Agora, um mês e meio depois, as crianças devem tomar a segunda dose da vacina. Segundo especialistas, o reforço é necessário porque, só com metade, a dose não faz o mesmo efeito.
Em 2012 foram registrados 1.353 casos de contágio pelo vírus da gripe H1N1, provocando 148 mortes. Em 2011 foram 27 mortes no total.
O Ministério da Saúde informou que a situação está pior na região Sul e Sudeste do país. Em Minas Gerais, foram registradas 15 mortes nesse ano.
Gestantes podem receber a vacina grátis em postos de saúde, porque fazem parte do grupo de risco.
Prevenção
No estado de São Paulo, as 14 mortes registradas por causa da gripe A neste ano fizeram a Igreja Católica mudar os hábitos nas missas. Na porta de entrada das igrejas, agora, ao invés de água benta há álcool em gel.
As igrejas também passaram a deixar as portas abertas durante as celebrações e a dar a eucaristia nas mãos dos fiéis. Segundo os padres, os métodos são para prevenir a doença. (G1)


Fonte http://www.valtervieira.com.br

SUS vai distribuir novo remédio contra câncer de mama



O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (23) que vai incorporar o medicamento Trastuzumabe, utilizado no combate ao câncer de mama, ao Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio de alto custo reduz as chances de reincidência da doença e diminui em 22% o risco de morte das pacientes.
De acordo com a pasta, o medicamento é considerado um dos mais eficientes no combate ao câncer de mama e também um dos mais procurados. Em 2011, o governo federal gastou R$ 4,9 milhões para atender a um total de 61 pedidos judiciais que determinavam a oferta do remédio. Este ano, já foram gastos R$ 12,6 milhões com a compra do Trastuzumabe por ação judicial.
Para disponibilizar o remédio em unidades públicas de saúde, serão necessários R$ 130 milhões ao ano. A incorporação foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) para o tratamento de câncer de mama inicial e avançado e integra as ações do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, lançado no ano passado.
A partir da publicação no Diário Oficial da União, o SUS tem prazo de 180 dias para iniciar a oferta do medicamento. Segundo o ministério, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo e o mais frequente entre mulheres, com uma estimativa de mais de 1,15 milhão de novos casos a cada ano. A doença é responsável ainda por 411.093 mortes anualmente.
No Brasil, a estimativa é que 52.680 novos casos sejam detectados de 2012 a 2013. Em 2010, foram notificadas 12.812 mortes por causa da doença no país. As informações são da Agência Brasil.

Católicos celebram os 50 anos da Arquidiocese

Momentos de fé, louvor e adoração marcam Jubileu de Ouro 

Uma multidão de fieis celebrou os 50 anos da Arquidiocese de Feira de Santana na tarde deste domingo (22) durante evento realizado na rua Olímpio Vital, em frente a Estação de Transbordo Central. A comemoração pelo Jubileu de Ouro foi marcada por momentos de louvor e oração e prestigiada por católicos das 39 paróquias feirenses, bispos da Bahia e Sergipe, além do arcebispo de Salvador, Dom Murilo.
A celebração eucarística foi conduzida pelo arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, que pontuou os três principais objetivos da celebração. “Hoje devemos pedir perdão a Deus por tudo que poderíamos ter feito e não fizemos, agradecer por tudo de bom que realizamos e, por fim, pedir que Ele abra os nossos olhos para que possamos cumprir com os 12 compromissos que temos a partir de hoje”, destacou.
Na oportunidade, Dom Itamar fez a leitura da bênção apostólica enviada pelo papa Bento XVI, em virtude do Jubileu de Ouro, e conclamou os fieis a fazerem uma reflexão dos 12 compromissos da Arquidiocese, que foram impressos e distribuídos entre os participantes.
“Nesta celebração dos 50 anos de vida e missão da nossa Arquidiocese, com coragem e confiança devemos olhar para frente e nos perguntar: que Igreja queremos ser? que Igreja o povo precisa? Que Igreja Deus quer?”, aconselhou.
A aposentada Maria de Lourdes Morais, 67 anos, afirma que se esforçou para participar do evento. “Não poderia deixar de prestigiar essa brilhante comemoração. Esse é um aniversário especial, mais um ano completado por nossa Arquidiocese, que trabalha para que as pessoas se aproximem cada vez mais de Deus e tenham a vida transformada”, completou.
A comemoração pelo Jubileu de Ouro foi encerrada com a apresentação musical da cantora Adriana. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, que organizou o tráfego de veículos durante a sua realização.

Mobilização contra a dengue no Feira VI

Ação também será realizada em outros bairros e distrito 

As etapas iniciais do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue em Feira de Santana já estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep). A primeira reunião nas localidades que apresentam os maiores Índices de Infestação Predial (IIP) foi realizada na manhã desta segunda-feira (23), no conjunto Feira VI, onde 80 casos da doença foram notificados este ano.
Agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, lideres comunitários e moradores do conjunto participaram do encontro, que aconteceu no posto do Programa de Saúde da Família (PSF) do local. Na oportunidade, os coordenadores e equipe de apoio do Projeto, além dos profissionais que atuam no PSF, conscientizaram os moradores da importância de combater o mosquito Aedes aegypti, eliminando das residências as condições favoráveis ao seu desenvolvimento. 
Pessoas da comunidade que participaram da reunião e demonstraram interesse em se engajar no Projeto e mobilizar a vizinhança, foram eleitas como articuladores. A enfermeira da Viep, Maricélia Maia, lembrou que eles serão voluntários e vão trabalhar em prol da coletividade. “Os articuladores são como elos entre o Poder Público e a comunidade. Esta união vai trazer benefícios para todos”, pontuou, informando que os articuladores receberão instruções acerca da atuação na Oficina de Capacitação.
O morador Roque de Carvalho Cordeiro foi um dos participantes que decidiu tornar-se voluntário. “Moramos em um conjunto universitário, onde estudantes chegam de outras localidades e não se preocupam com o descarte de lixo, não obedecendo o horário da coleta. Precisamos conscientizá-los, e não apenas eles, de que essas práticas são inadequadas e contribuem para a proliferação do mosquito”, considerou.
A enfermeira da unidade, Naluze Ane Coutinho, observou que muitos imóveis em construção também estão colaborando para o desenvolvimento do mosquito. “Como o descarte dos entulhos não é feito de forma correta, vários pontos acumulam lixos. Temos que lembrar que qualquer vasilhame pode se transformar num criadouro”, salientou. 
As reuniões também serão realizadas no Tomba, Feira X, Parque Ipê, Campo Limpo, Cidade Nova, George Américo, Gabriela, Queimadinha e no distrito de Humildes. Ainda nesta segunda-feira (23), a partir das 14 horas, os encontros acontecem nos PSFs Feira X – IV, Gabriela II, Humildes I e Humildes II.
O Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e secretarias de saúde dos municípios envolvidos.