segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Desfile Cívico em comemoração aos 27 anos do Conjunto Feira X.

Aconteceu no ultimo sábado(25), o Desfile Cívico em Comemoração ao 27º Aniversario do Conjunto Feira X.
O Desfile contou com a presença da Fanfarra da Escola Municipal Ana Maria, Fanfarra da Cidade de Santo Amaro, Alunos da Escola de Futebol ABC, Alunos do Colégio Recomeçar, Grupo de Percussão Tambores Proféticos da APJS, Desbravadores da Igreja Adventista e Membros, Colaboradores e Voluntários da Associação Presidente José Sarney, que ajudaram na organização deste evento.
A Comemoração de Aniversario do Feira X, deu inicio as 8:00 da manhã com um Culto de Ação de Graça, realizado na Igreja Grão de Mostarda do Bispo Wilson, na rua L. A tarde aconteceu o Desfile Cívico que percorreu as principais ruas do Conjunto.









3.974 animais mortos removidos

Serviço pode ser solicitado através da Central 156 

Mais de 20 animais mortos de pequemos porte são recolhidos diariamente em Feira de Santana. O serviço é disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Limpeza Pública. Conforme dados do mês de julho 598 animais foram removidos, sendo que destes 391 foram cachorros, 198 gatos, e o restante refere-se a outras espécies.
Do mês de janeiro ao mês de julho foram recolhidos 3.974 animais. Segundo o coordenador do setor responsável pela remoção, Agripino José de Oliveira, poucas cidades do Brasil disponibilizam este serviço gratuitamente para a comunidade.
“Na maioria dos casos o índice de atropelamento prevalece, em seguida são óbitos em consequencia de velhice e suspeitas de envenenamento. É importante lembrar que o animal só é recolhido depois de morto. Registramos a morte de animais de várias espécies, porém o mais comum é a constatação da morte de cachorros e gatos”, explica.
Em janeiro foram recolhidos 592 animais mortos, em fevereiro 456; em março 615; abril 543; maio 627; e junho 543. O Departamento de Limpeza Pública trabalha recebendo solicitaçãoda comunidade através do telefone (75) 3603-7778 e (75) 8176-3836 ou pela Central de Atendimento 156.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

MEC quer pacto com estados para melhoria do ensino médio

A iniciativa surge uma semana depois da divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que, no ensino médio, indicaram resultados insuficientes.


Acorda Cidade

ABr

Agência Brasil - Após reunião com os secretários estaduais de Educação, o ministro Aloizio Mercadante anunciou que será firmado um “pacto nacional” com os governos estaduais para melhorar a qualidade do ensino médio. A iniciativa surge uma semana depois da divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que, no ensino médio, indicaram resultados insuficientes. O ensino médio é considerado o “gargalo” da educação básica, por registrar altos índices de abandono e reprovação, além de problemas na aprendizagem.
De acordo com Mercadante, será formado um grupo de trabalho entre os secretários de Educação e dirigentes do MEC para discutir soluções para essa etapa do ensino. Um dos focos deverá ser a reforma do currículo do ensino médio. A crítica é que hoje o conhecimento é apresentado de forma muito fragmentada aos estudantes – em média são 13 disciplinas obrigatórias. O debate não é novo. No ano passado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que já indicavam uma flexibilização desse formato. De acordo com o ministro, o documento servirá de base para o novo modelo.
Mercadante ressaltou que a reforma não significa que a divisão entre as disciplinas será abolida, mas que a aprendizagem dos conteúdos será integrada em quatro grandes áreas: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. “Algumas redes de ensino já estão trabalhando por área de concentração. Isso não quer dizer menos disciplinas ou menos professores, mas que elas estão integradas em um processo de aprendizagem único”, disse.
Uma das funções do grupo de trabalho será levantar as boas experiências já desenvolvidas nos estados para que elas possam ser utilizadas por outras redes de ensino. Para a presidenta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Nilene Badeca, é fundamental que os estados participem desse redesenho curricular porque são eles que executam as políticas na ponta.
“A ideia não é ter um modelo único. A gente vai buscar aquilo que é mais adequado para cada realidade. Nós vamos trocar experiências para ver o que é melhor para os estados. Vamos propor e ver o que podemos fazer junto com o MEC”, disse.
Além da reforma curricular, o MEC discutiu com os secretários outras ações para melhorar o ensino médio, como o aumento da jornada escolar e do número de professores com dedicação exclusiva a uma única escola. Segundo o ministro, outra ideia é criar um programa de intercâmbio entre diretores de escolas para que eles conheçam “as melhores experiências de ensino médio no Brasil a fim de trazer para sua rede”.
Também será discutida a possibilidade de ampliação do Programa Ensino Médio Inovador, que atualmente atende a 2 mil escolas. Por meio dele, o MEC apoia unidades de ensino que queiram desenvolver novos formatos de organização de ensino médio, inclusive com o aumento do número de horas que o aluno passa na escola.



Mais uma escola totalmente reformada

Intervenções deixam Escola Demósthenes de Brito mais segura e confortável

Com cinco salas de aula, laboratório de informática, secretaria, três sanitários, cantina, depósito e almoxarifado, a Escola Municipal Dr. Demósthenes Álvaro de Brito, localizada no Alto da Mangabeira, estrada da Mantiba, passou por reforma e recebeu uma série de melhorias.
A infraestrutura da unidade está com novo aspecto após receber pintura nas áreas interna e externa, forro PVC nas salas, revestimento nas paredes e piso de alta resistência. Também foram executados serviços de retelhamento e revisão das redes elétrica e hidráulica.
portão de acesso às instalações da escola foi remanejado. A comunidade escolar agora tem acesso à unidade pela Rua Ibipiana. A medida, como explica a vice-diretora Maria José Leal, foi adotada visando a segurança. “A rua Ibipiana é menos movimentada que a rua Ibiapina, onde o portão de entrada estava localizado antes. Portanto, as crianças passaram a ter mais segurança para se movimentarem na hora da chegada e saída das aulas”, pontua Maria José.
A diretora da escola, Joselita Passos dos Santos, comemora as intervenções promovidas pelo Governo Municipal. “Pela primeira vez a nossa escola recebe uma reforma desta proporção. O ambiente está muito mais agradável para os nossos alunos e para a equipe de professores e colaboradores trabalham que na Demósthenes Álvaro. O forro nas salas de aula proporciona mais conforto ao ambiente”, destaca.
A instituição de ensino atende às comunidades dos bairros Mangabeira, Agrovila e Alto do Papagaio. Ao todo, são 436 alunos acolhidos nos três turnos, entre séries da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Novas datas para inscrições no Pronatec

Problemas no sistema do Bolsa Família impossibilitaram efetivação

As inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que seriam realizadas nesta semana foram remarcadas para os dias 29, 30 e 31 de agosto e 3 de setembro, devido à falha no sistema do Bolsa Família.
Para cadastrar os novos alunos é necessário obter o Número de Identificação Social (NIS) no sistema do programa, o que está impossibilitado desde segunda-feira (20). A coordenadora do Bolsa Família, Vitória Régia Leal, diz que a situação já foi comunicada através de contato com a central responsável, mas os problemas ainda persistem, sem previsão de regularização.
Com a mudança, as pessoas que compareceram à Casa do Trabalhador nesta quarta-feira (22) para realizar ainscrição e já retiraram suas senhas vão efetuar o cadastro na próxima quarta-feira (29). “Neste dia não serão abertas novas inscrições. Apenas aqueles que compareceram hoje ao órgão poderão fazer suas inscrições nos cursos de Auxiliar de Operações Logísticas”, explica a coordenadora de Qualificação da Casa do Trabalhador, Suzane Moreira.
As inscrições para assistente de produção, por sua vez, vão acontecer no dia 30 de agosto (quinta-feira); e as de mecânico de máquinas industriais no dia 31 (sexta-feira). Já o cadastro para os cursos de auxiliar administrativo e auxiliar de pessoal vão ser feitas no dia 03 de setembro (segunda-feira).
Para inscrever-se em um dos cursos é necessário preencher os seguintes pré-requisitos: ter idade entre 18 a 59 anos, possuir o NIS, CPF e ter como escolaridade mínima o ensino fundamental incompleto. Os documentos necessários para efetivar a matrícula são cópia do RG, CPF, NIS, comprovante de escolaridade e comprovante de endereço.

Pagamento de servidores não será comprometido

Salários serão creditados normalmente em conta corrente

O pagamento dos servidores municipais, liberado mensalmente no dia 25, está assegurado pelo Governo Municipal para este sábado (25). Embora tenha sido impetrada uma ação judicial para impedir a realização da licitação para contratação de uma instituição bancária para o processo de pagamento da folha do funcionalismo, os salários serão creditados normalmente em conta corrente dos servidores.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, a administração pública tomou todas as providências cabíveis para assegurar o pagamento em dia, como sempre ocorreu na atual gestão. “Adotamos todas as medidas necessárias para que não haja prejuízos para o funcionalismo público. Os servidores podem ficar despreocupados, pois terão os salários devidamente creditados”, afirma.
Segundo o secretário municipal de Administração, Jairo Carneiro Filho, caso não haja tempo hábil para solução judicial da questão, o Itaú vai continuar realizando a ação de pagamento no dia 25 de cada mês. “Já entramos em contato com a instituição, para que possamos manter o compromisso do Governo Municipal com zelo e responsabilidade perante o servidor público”, ressalta.
O contrato em vigência com o banco Itáu foi assinado na gestão anterior e tem vencimento no próximo dia 13 de setembro. A medida judicial se deu por conta de uma Ação Popular com Pedido de Antecipação de Tutela, impetrada pelos advogados Ronaldo Mendes e Vinicius Cerqueira Bacelar. A ação foi proposta pelos vereadores Justiniano França (Democratas), Roberto Tourinho (PV) e Carlos Alberto Rocha (PMDB).

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Policlínicas registram demanda intensa

Unidade do George Américo bastante procurada no fim de semana 

Embora o volume de atendimentos seja maior de segunda e sexta-feira, as policlínicas de Feira de Santana também são bastante procuradas no fim de semana. Na policlínica do bairro George Américo, por exemplo, a média de atendimentos diários entre a segunda e sexta é de aproximadamente 200. Mas só entre zero de sábado e zero de domingo, foram atendidos 160 pacientes.
De acordo com a enfermeira da policlínica, Ana Paula Carvalho, apesar da unidade ser de emergência, poucos casos são voltados a esta área. “A maioria é mesmo de atendimento clínico. No entanto, os casos mais graves que surgem conseguimos atender de forma satisfatória, sem a necessidade de transferir para o Hospital Geral Clériston Andrade”, pontua.
Os casos mais comuns apresentados estão relacionados aos sintomas de vômito, febre e diarreia. Foi este quadro clínico que levou o agente de limpeza Nivaldo Ribeiro Campos a procurar a unidade na manhã deste domingo (19). “Já passei pela triagem e agora estou aguardando para ser avaliado pelo clínico. Sempre busco atendimento aqui, e graças a Deus sou bem acolhido. Se fosse me deslocar até um hospital, talvez não recebesse atendimento semelhante a este da policlínica”, considerou.
A doméstica Analice Silva Campos também avalia positivamente o serviço prestado pela unidade. “Qualquer mal estar que sinto, venho logo para a policlínica na certeza de que serei bem atendida pela equipe. A gente sabe que com saúde não se deve brincar, que o ideal mesmo é permanecer vigilante”, pontuou.

Melhorias na Escola Ana Maria Alves

Mais segurança e comodidade para comunidade escolar 

As intervenções na Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos, localizada no conjunto Feira X, seguem em ritmo acelerado. Os serviços foram iniciados na primeira semana de agosto e estão concentrados na construção do muro da parte dos fundos e na revisão da rede elétrica.
Em seguida, como informa o chefe da Divisão de Manutenção da Secretaria Municipal de Educação, Alberto Gouveia, será iniciada a construção do muro da frente. O muro da escola foi comprometido em decorrência de fortes chuvas que caíram na cidade no mês de julho.
Além da construção do novo muro, a unidade de ensino será contemplada com outras melhorias como revestimento das paredes, esquadria, revisão da rede hidráulica, pintura, e limpeza geral.
reforma, promovida pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, está a cargo da Construtora Otamerca, empresa vencedora da licitação pública realizada na segunda-feira (30) sob a categoria “Menor Preço”. A Escola Ana Maria Alves dispõe de 12 salas de aula, com turmas do 6º ao 9º ano.

Desfile Cívico do Conjunto Feira X








quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Praças do PAC 2 em execução

Serviços concentrados na limpeza e isolamento das áreas 

A Prefeitura de Feira de Santana deu início aos primeiros serviços para construção das praças do PAC 2 nos bairros Cidade Nova, Aviário e Jardim Acácia. Inicialmente está sendo executada a limpeza dos terrenos e colocação de tapume para isolamento das áreas.
No conjunto Paulo Souto, bairro Aviário, os operários já limparam o local e deram início a colocação de tapumes; enquanto no Jardim Acácia foi executada a locação e topografia, e agora é realizada a terraplanagem.
Já no bairro Cidade Nova, como informa o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Carlos Alberto Firpo, o isolamento da área começa nesta quarta-feira (15). Situada na rua Pelé, a praça João Havelange vai dispor de 7 mil metros quadrados e envolve recursos da ordem de R$ 3,3 milhões para realização do serviço.
No local será construído um cine-teatro com 120 lugares, telecentro, biblioteca, sala multiuso, pista de skate, espaço criança, ginásio poliesportivo, anfiteatro, pista de caminhada, espaço para ginástica, jogos de mesa, passagem, apoio, sanitários, unidade do CRAS, vestiários e campos de areia.
As outras duas praças vão ocupar uma área de 3 mil metros quadrados cada e envolvem recursos da ordem de R$ 1,9 milhão. Ambas vão dispor de biblioteca, telecentro, cine-teatro com 60 lugares, quadra coberta, pista de skate, área para jogos de mesa, espaço criança, sala multiuso, além de pista de caminhada, área para ginástica, passagem, sanitários e apoio.

Violência Sexual em debate

Discutir estratégias e de prevenção e proteção às vítimas

A implantação da Rede de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes foi um dos assuntos abordados no IV Seminário Intermunicipal de Violência Sexual, que acontece nesta quarta-feira (15), até às 17 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O evento é promovido pelo Programa Municipal DST/HIV/Aids, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência (NNEPA). 
Enfermeiros e médicos que atuam na rede de atenção básica do município, como Unidades Básicas de Saúde, postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e policlínicas, constituem o público alvo do evento.
As estratégias direcionadas à infância e adolescência, relacionadas à violência sexual, terão continuidade com a realização de três capacitações, que acontecem nos próximos dias 17, 24 e 31, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a partir das 8h30.
A solenidade de abertura do seminário contou com a participação do secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas, que compôs a mesa. Na oportunidade, ele observou que o evento se propõe a discutir um tema importante, considerado hoje um grave problema social.
“Essa discussão vai trazer benefícios para articulação de todas as instâncias envolvidas neste processo. Esperamos que juntos possamos promover mudanças no quadro social de Feira de Santana”, acrescentou.
A coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/Aids, Vanessa Sampaio, ressaltou a importância do engajamento de todas as instâncias. “A Saúde não pode tratar desta problemática sozinha. Dependemos do apoio de todos os órgãos envolvidos, para que o projeto obtenha êxito”, considerou.
A criação do “Projeto Rede de Prevenção da Violência e Garantias dos Direitos Humanos: Integração Universidade e Sistemas de Segurança Pública, Atendimento e Defesa da Infância, Adolescência e Juventude” foi abordada pela coordenadora do NNEPA, Maria Conceição Costa.
Para motivar os profissionais a abraçarem a Rede, ela lembrou que Feira é apontada como rota nacional e internacional de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes devido a sua localização geográfica.
“Várias rodovias cortam a cidade, que está situada no maior entroncamento rodoviário do Nordeste. Fatores como estes potencializam um maior número de vítimas. Por isso, os profissionais de saúde devem estar preparados para promoverem assistência e linha de cuidados adequadas”, avaliou.
A programação prossegue com conferência e mesa redonda, além da apresentação de ações do Programa DST/HIV/Aids.

Ideb aponta melhoria na qualidade do ensino

Município apresenta evolução do Índice medido pelo MEC 

Feira de Santana apresentou um desempenho melhor no que diz respeito ao ensino na educação básica referente ao ano de 2011. O município apresentou nota 3.5 referente ao ensino da 4ª série (5º ano) e 3.3 no ensino da 8ª série (9º ano) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 
Em 2009, Feira de Santana recebeu uma nota de 3.4 no que diz respeito ao 5º ano e 3.1 referente ao 9º ano. A nota apresentada pelo município em 2011 é superior a média estadual, já que a Bahia teve uma pequena queda no seu desempenho, alcançando 3.2.
O secretário municipal de Educação, José Raimundo de Azevedo, destacou a preocupação do Município com a melhoria da qualidade do ensino na rede pública municipal. “O aumento nas notas do Ideb é um reflexo da crescente melhora nas condições de ensino na rede municipal e da preocupação que a atual gestão tem para com a educação das nossas crianças”, destacou. 
O Ideb é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade do ensino básico a cada dois anos. A nota é calculada de acordo com o rendimento escolar (índices de reprovação, aprovação e evasão escolar) e o desempenho na Prova Brasil, que é aplicada a alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental. 

Novos postos de inscrição para o casamento coletivo

Unidades do Cras dos bairros Rua Nova, Fraternidade e Jussara 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está disponibilizando novos pontos de inscrição para o casamento coletivo. Além da sede da Sedeso, na avenida Getúlio Vargas, 3.417, Santa Mônica, os interessados podem se dirigir às unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) nos bairros Rua Nova, Fraternidade e Jussara. O prazo vai até o dia 20 de setembro.
Os novos postos de inscrição foram criados com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas que moram em regiões mais distantes do centro da cidade. As inscrições na sede da Sedeso podem ser feitas das 7h30 às 13h30. Já na Casa dos Conselhos e nos postos dos Cras podem ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Segundo a chefe da Divisão de Relações Institucionais da Sedeso, Maria Lícia Mota, esta fase inicial de inscrições é muito promissora. “Ainda temos um número relativamente pequeno de inscritos, mas como ainda estamos numa fase inicial do processo, estamos contentes com a quantidade de pessoas que procuraram o casamento coletivo”, afirma.
Maria Lícia informa que até a manhã desta terça-feira (13) 35 casais haviam sido inscritos, incluindo deficientes visuais e físicos. "O que é algo bastante gratificante não só para os casais, mas também para todos os envolvidos na realização do casamento coletivo", considera a coordenadora.
A iniciativa do Projeto Família Cidadã é desenvolvida através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Poder Judiciário. Para inscrever-se é necessário apresentar cópia autenticada da Certidão de Nascimento (2ª via 2012), do comprovante de residência atual, cópia da Carteira de Identidade e CPF, e estar acompanhado por duas testemunhas.
Se um dos nubentes for viúvo (a) é necessário entregar cópia autenticada de Certidão de Casamento (2ª via 2012), da Certidão de Óbito (2ª via 2012), do Formal de Partilhas (se houver bens), do comprovante de residência, Certidão negativa do 1º e 2º Ofício e estar acompanhado por duas testemunhas.
Já os indivíduos com idade entre 16 e 18 anos é preciso ter o consentimento expresso e por escrito dos pais. Os menores de 16 anos só podem oficializar a união com autorização judicial e devem apresentar cópia autenticada da Certidão de Nascimento, (2ª via 2012), do comprovante de residência, da Carteira de Identidade do Menor e do RG dos pais.Por enquanto não foi definida a data da cerimônia, mas geralmente acontece no mês de dezembro. Mais informações através do telefone (75) 3221 3439.

Pronatec abre inscrições para nove cursos gratuitos em Feira de Santana

As inscrições serão podem ser feitas na Casa do Trabalhador, localizada Rua Castro Alves, 894, Centro.

Secom


Acorda Cidade

Começam nesta quarta-feira (15) as inscrições para os cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Feira de Santana.
As inscrições serão podem ser feitas na Casa do Trabalhador, localizada Rua Castro Alves, 894, Centro. Serão disponibilizadas 210 vagas distribuídas entre os cursos de Jardinagem, Representante Comercial, Cuidador Infantil, Operador de Telemarketing, Costureira, Cuidador de Idosos, Recepcionista, Vendedor e Soldador.
Os interessados devem ter idade entre 18 e 59 anos e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, número do NIS e comprovante de residência. A escolaridade mínima exigida é ensino fundamental incompleto. O público alvo são os beneficiários de programas sociais como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família. Os cursos serão realizados no SENAC e SENAI.
A oportunidade de formação e capacitação profissional está sendo oferecida pela  Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec).Mais informações através do telefone (75) 3603 2000.

Fonte Acorda Cidade

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ganhe um Sorriso nas escolas municipais

Comunidade escolar convocada a praticar solidariedade 

A 12ª Campanha Ganhe um Sorriso, promovida pela TV Subaé, com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), traz uma nova proposta este ano. Alimentos e brinquedos serão arrecadados nas escolas das redes municipal e particular, além de creches e orfanatos.
A campanha teve início na última quinta-feira (9) e segue até o início do mês de outubro. A iniciativa visa contemplar crianças com baixo poder aquisitivo com doações. Segundo a assessora de gabinete da Secretaria de Educação, Divalmira de Oliveira, o principal objetivo é proporcionar a estas crianças momentos de felicidade com a entrega de brinquedos arrecadados.
“Através destes pequenos gestos estaremos incentivando a comunidade escolar a praticar a solidariedade. Vamos realizar também gincanas nas escolas para que possamos arrecadar uma grande quantidade de alimentos e brinquedos. Estes produtos serão distribuídos nos próprios bairros de cada unidade escolar”, explica.
As doações serão realizadas antes do Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. Participam da iniciativa instituições como 35 º Batalhão de Infantaria (BI), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, dentre outras.

Apresentação do projeto contra a dengue

Coletiva com a imprensa nesta terça-feira, às 9h, no Ceaf 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), e com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, vai realizar coletiva com a imprensa para apresentação do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue nesta terça-feira (14). O evento acontecerá às 9h, na Sala de Imprensa do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).
A coletiva constitui uma das etapas do Projeto, que é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e secretarias de saúde dos 12 municípios envolvidos - Feira de Santana, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.
Na oportunidade, será solicitado o apoio dos veículos de comunicação para que haja uma ampla e sustentável divulgação da iniciativa. Conforme a chefe da Viep, Janice Estrela, o apoio da mídia é fundamental para êxito do Projeto. “Rádio, TV, internet e demais meios de comunicação são ferramentas que levam importantes conteúdos à população. Acreditamos no poder que esses meios exercem na sociedade e queremos solicitar que pautem cada vez mais o tema dengue nestes veículos”, ressalta.
Serão assuntos destacados, ainda, a situação da dengue em Feira de Santana, as técnicas de mobilização social e os planos de ação direcionados as dez localidades que registraram altos Índices de Infestação Predial também serão destacados na coletiva. O Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue se encerra com a realização dos faxinaços, que visam à remoção de criadouros reais ou potenciais nos domicílios ou pontos estratégicos das localidades.
Na manhã desta segunda-feira (13), a equipe gestora do Projeto discutiu em reunião a implementação de novas ações com representantes das secretarias municipais de Educação, Serviços Públicos, Comunicação Social e Meio Ambiente e Recursos Naturais. A reunião contou com a participação do secretário de Saúde, Getúlio Barbosa e da chefe da Viep, Janice Estrela.

Samu 192 realiza Sessão Clínica

Evento acontece na segunda terça-feira de cada mês 


Mais uma edição do projeto Sessão Clínica, que visa abordar temas científicos sobre atendimentos de urgências pré-hospitalares, será realizada nesta terça-feira (14), às 19 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento é promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e acontece sempre na segunda terça-feira de cada mês.
 A palestra desta edição abordará o tema Distúrbios Glicêmicos e será proferida pelo médico Rodrigo Matos. Médicos e enfermeiros do Samu, e aqueles que atuam nas unidades da rede municipal de saúde, como policlínicas, postos do Programa de saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde, além de unidades hospitalares constituem público alvo do evento.
 Conforme a coordenadora do Samu, Maíza Macedo, a proposta do projeto Sessão Clínica é qualificar o trabalho dos profissionais do Samu e integrar os serviços de saúde que fazem atendimento de urgência e emergência e são vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Feira de Santana.
 “As palestras têm por objetivo melhorar a relação interinstitucional entre os profissionais. Esta atividade promove a qualificação deles, melhorando os serviços de urgência oferecidos à população, além de normatizar o atendimento do Samu junto às outras unidades, como clínicas e hospitais”, destaca. Médicos e enfermeiros que trabalham nos municípios da microrregião de Feira também participam do evento.  


Semana da Saúde do Homem inicia nesta segunda

Campanha visa conscientizar sobre cuidados com a saúde.

Reprodução


Acorda Cidade

Uma maior oferta dos serviços de saúde direcionados ao público masculino será disponibilizada pelo Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), que realiza a partir desta segunda-feira (13) mais uma edição da Semana da Saúde do Homem. Com o tema “Homem que se cuida vive mais”, a campanha visa conscientizar os homens acerca da importância de buscarem os serviços de saúde, fazendo esporadicamente exames de rotina.
 O evento terá abertura às 8 horas, com a apresentação da palestra sobre o tema central do evento, que será abordado pela coordenadora de enfermagem do CMPC,  Maria Caroline Oliveira. A campanha prossegue até o dia 24 de agosto, ofertando serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, além de coleta de PSA e ultrassonografia da próstata, ambos necessários para se detectar o câncer de próstata. 
 De acordo com a coordenadora do CMPC, Liamara Oliveira, os atendimentos ao público feminino serão mantidos e a expectativa é de que durante a campanha cerca de cem homens sejam atendidos. “Esperamos obter o mesmo êxito da edição anterior. Graças à campanha realizada em 2011, passamos a registrar um significativo aumento na demanda masculina. A procura dos serviços de saúde pelos homens agora já é uma realidade aqui no CMPC”, revela.
 As ações empreendidas na campanha fazem parte da Política Nacional de Saúde do Homem, que tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina com faixa etária entre 20 a 59 anos aos serviços de saúde. O evento contará com a participação das equipes do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh) e do Centro de Referência Municipal (CRM) DST/HIV/Aids. As informações são da Secom.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cidadão pode votar sem o título de eleitor

Para votar, basta comparecer ao seu local de votação (Zona e Seção eleitoral) portando algum documento de identificação oficial, original e com foto.

Reprodução

O cidadão não precisa do título de eleitor para votar. O documento atesta a existência do alistamento eleitoral, o que significa que ele está habilitando a exercer o direito de voto. Porém, não é mais necessário sua apresentação obrigatória no momento da votação. Para votar, basta comparecer ao seu local de votação (Zona e Seção eleitoral) portando algum documento de identificação oficial, original e com foto. Nas eleições gerais de 2010 existia a determinação que obrigava a apresentação do título de eleitor, devido a uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu posteriormente que a ausência do título não deve impedir o eleitor de votar. Conforme Resolução Nº 23.372, do TSE, os documentos que podem ser apresentados pelo eleitor são: carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação. As informações são do A Tarde

Fonte Acorda Cidade

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Programa de bolsas de estudo oferece vagas para educação à distância em Feira de Santana


A possibilidade de acesso a informação de qualquer lugar, a redução dos custos e a flexibilidade do horário são os fatores mais importantes para a escolha do ensino à distância.

Acorda Cidade
 
A expansão do ensino a distância (EAD) mudou o cenário educacional do Brasil e hoje, cerca de 2 milhões de pessoas integram a modalidade, de acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Para contribuir com esse crescimento, o Educa Mais Brasil, maior programa de incentivo educacional do país, está oferecendo no segundo semestre deste ano 400 bolsas de estudo de 50% para cursos de pós-graduação EAD em Feira de Santana.
 A possibilidade de acesso a informação de qualquer lugar, a redução dos custos e a flexibilidade do horário são os fatores mais importantes para a escolha do ensino à distância. O acúmulo de tarefas no dia a dia, ponto que era determinante para a não realização do sonho de cursar uma graduação ou pós-graduação, deixou de ser um obstáculo. Segundo Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, “o objetivo ao disponibilizar as bolsas de estudo em EAD é acompanhar a mudança do cenário educacional beneficiando mais pessoas que desejam ter uma carreira e posteriormente consolidá-la”.
 As inscrições para concorrer a uma das vagas são gratuitas e devem ser realizadas através do site www.educamaisbrasil.com.br, quando o candidato poderá escolher entre os cursos e as instituições de ensino parceiras. Mais informações podem ser adquiridas também com a central de atendimento no telefone 0800 724 7202.

Fonte Acorda Cidade

Em meio a controvérsias, professores da Ufba decidem continuar em greve

Professores vão fazer assembleia para destituir diretoria de sindicato

Divulgação


Acorda Cidade

Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram em assembleia encerrada na noite de terça-feira (7) continuar em greve. A maioria dos docentes presentes recusou a proposta da diretoria do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub) de encerrar a paralisação. Foram 310 votos a favor da continuidade da greve, 29 contra e 3 abstenções.
A assembleia demonstrou mais uma vez a falta de acordo entre os professores. Enquanto o sindicato - ligado à Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que já assinou um acordo com o governo federal - defendia o fim da paralisação, o comando de greve é contra o fim do movimento. A plenária acabou decidindo por manter a greve.
"O Proifes já assinou o acordo com o governo. O Proifes é a federação do qual o Apub sindicato faz parte. Então, uma vez assinado o acordo com o governo, resta a gente discutir a questão do encerramento da greve", disse à TV Bahia Sílvia Lúcia Ferreira, do sindicato dos professores.
"Das sete universidades que a Proifes represente, somente São Carlos, em São Paulo, e a do Rio Grande do Sul saíram da greve. As outras decidiram pela continuidade em greve e estão encaminhando a mesma situação (de discordância). A gente fez uma contraproposta e quer que seja negociada, agora a greve continua pela reabertura da negociação", diz o professor Miguel Accioly, do comando de greve. Para ver a contraproposta dos professores, clique aqui. Em nota, o Comando de Greve informou que uma assembleia no dia 15 de agosto na Faculdade de Arquitetura irá discutir a destituição da atual diretoria, já que os professores não se sentem representados pela atual Apub. O comando classifica as ações da Apub e da Proifes de "subservientes às posições do governo desde o início da greve, desrespeitando as decisões das assembleias".
"Hoje, pela quantidade de pessoas que tinha já teria quórum legal para substituir (a diretoria), só não foi feito hoje porque a lei de greve estabelece que a assembleia deve ser chamada especificamente para isso, tem que ter um quórum qualificado", diz o professor Accioly.
Na quarta (8), às 14h30, outra assembleia discute a pauta local dos professores da Ufba, que gira em torno de quatro eixos - gestão participativa, fortalecimento da tríade ensino, pesquisa e extensão, melhoria nas condições de trabalho, e transparência das contas das fundações de apoio. 

As informações são do Correio.

Seminário discute educação, saúde e saneamento em Feira de Santana


Os investimentos nos municípios são disponibilizados pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde em programas que visam fomentar a melhoria do quadro sanitário, social e da qualidade de vida das populações, segundo informou Onivaldo Coutinho.


Ed Santos/Acorda Cidade


Acorda Cidade
 
O primeiro Seminário de Educação em Saúde Ambiental foi realizado na tarde desta quarta-feira (8) no colégio Luiz Eduardo Magalhães em Feira de Santana. De acordo com Onivaldo Coutinho, coordenador de educação em saúde ambiental da Funasa, o evento teve dois grandes objetivos. 


O primeiro objetivo, segundo Onivaldo, é fortalecer a estratégia de parceria entre a Funasa, o Ministério da Saúde e os demais parceiros do Sistema Único de Saúde. “Essa parceria abrange todos aqueles que são envolvidos no processo da educação em saúde ambiental no sentido de trabalharmos em conjunto com qualidade para beneficiar e promover a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou. 
 O segundo objetivo, de acordo com o coordenador, é deixar claro a importância que as ações de educação e saúde representam no cenário dos investimentos em saneamento no país. 
 “A Funasa é um dos órgãos do Ministério da Saúde que tem um programa expressivo em termos de investimento para a saúde. A obra financiada pela Funasa visa promover saúde e qualidade de vida, por isso nada melhor que uma população informada, consciente e participativa”, disse.
 Os investimentos nos municípios são disponibilizados pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde em programas que visam fomentar a melhoria do quadro sanitário, social e da qualidade de vida das populações, segundo informou Onivaldo Coutinho. De acordo com ele, a Funasa disponibiliza linhas de investimentos por meio de programas para contribuir com o processo da melhoria da estrutura sanitária através de obras de saneamento.
 
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Prorrogadas inscrições para Caminhada do Folclore

Prorrogadas inscrições para Caminhada do Folclore

Mais de 100 grupos já confirmaram participação no evento

Os grupos culturais interessados em participar da 13ª Caminhada do Folclore ainda podem realizar as inscrições até esta sexta-feira (10) no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), localizado na rua Conselheiro Franco nº 66. O evento é promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa.
Mais de 100 grupos culturais já estão inscritos para o desfile. Segundo a direção do Cuca, serão mais de cinco mil artistas desfilando entre grupos de aboiadores, quadrilhas, capoeira, bumba meu boi, samba de roda, entre outros.
O percurso da caminhada desta edição será reduzido. Os grupos sairão do cruzamento entre a rua Tertuliano Carneiro e a avenida Getúlio Vargas seguindo até o cruzamento entre a avenida e a rua professor Fernando São Paulo, nas proximidades do Hotel Feira Palace.
“A mudança foi feita visando maior comodidade para o público que é formado por muitos idosos e crianças e para os artistas que se apresentam durante horas” explica Celismara Silva.
Inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, a Caminhada tem como objetivo valorizar e promover o resgate da cultura regional, conforme explica a diretora do Cuca. “A proposta é que os grupos de raiz apresentem as suas atividades ao público feirense. A Caminhada já foi prestigiada por um público de aproximadamente 20 mil pessoas”, destaca

Inscrições para novos cursos do PlanTeq

Interessados devem comparecer a Casa do Trabalhador nesta quinta 

Oferecer aos jovens a oportunidade de formação e capacitação profissional, transformando o caminho em busca do ingresso no mercado de trabalho mais fácil. Esta é a proposta do Governo Municipal, que inicia nesta quinta-feira (9) o período de inscrições para os cursos do PlanTeq (Programa de Qualificação Social e Profissional). A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Serão 122 vagas distribuídas em quatro cursos.Nesta quinta-feira (09) serão realizadas as inscrições para os cursos de Operador de microcomputador e Auxiliar de escritório informatizado. Serão 30 vagas para cada um dos cursos, que poderão ser cursados por jovens com idade entre 16 e 29 anos. Já na sexta-feira (10), serão oferecidas vagas para os cursos de Promotor de vendas (30 vagas) e Auxiliar de costura (32 vagas). Este último direcionado para jovens maiores de 18 anos.
Os interessados devem comparecer a Casa do Trabalhador munidos de original e xerox do RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovantes de residência escolaridade (no mínimo fundamental completo). Haverá distribuição de senhas às 7 horas, para o turno matutino, e às 12 horas para a matrícula no turno vespertino. A Casa do Trabalhador está localizada Rua Castro Alves, 894, Centro.
No próximo dia 15 de agosto, às 7 horas, serão abertas as inscrições para os cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão disponibilizadas 210 vagas distribuídas entre os cursos de Jardinagem, Representante Comercial, Cuidador Infantil, Operador de Telemarketing, Costureira, Cuidador de Idosos, Recepcionista, Vendedor e Soldador.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mais de 100 pessoas são atendidas diariamente no Programa de Prevenção a Hepatites

Os testes para detectar a doença são feitos diariamente sem a necessidade de encaminhamento.

Ney Silva/Acorda Cidade



Daniela Cardoso

O Programa Municipal de Prevenção a Hepatites em Feira de Santana está em novo endereço. Antes a instituição funcionava no Centro de Saúde Especializado (CSE) e a cerca de um mês foi desmembrado para a rua Barão do Rio Branco no centro da cidade. 
 “Foi desmembrado para uma sede própria pra facilitar o trânsito e o atendimento mais adequado ao usuário. O programa agora tem uma demanda mais organizada e com mais conforto”, destacou a enfermeira do programa Maridalva Pessoa Bastos.


O programa atende mais de 100 pessoas por dia e conta com uma equipe multidisciplinar composta por cinco enfermeiros, médicos no turno vespertino, assistente social, farmacêuticos e dois técnicos de enfermagem. Maridalva informou que o programa assiste uma gama enorme de usuários.
 “Os pacientes são atendidos e acompanhados pelo programa. Muitos utilizam medicações específicas para o tratamento das hepatites B e C. outros são pacientes que fazem testes periódicos de 6 em 6 meses para o acompanhamento da doença, pois nem todos precisam tomar a medicação”, explicou.
 Os testes para detectar a doença são feitos diariamente no programa de Prevenção a Hepatites sem a necessidade de encaminhamento.
 “As pessoas podem vim diretamente buscar o serviço no próprio programa. A procura tem aumentando bastante, pois a comunidade está cada vez mais sensibilizada”, disse a enfermeira, alertando para a importância da prevenção através do teste.
 “Essa doença é silenciosa e fica muito tempo no organismo sem dar sinal. Quando aparece algum sintoma, a hepatite já esta em uma fase avançada por isso que é importante a prevenção através do teste”.


Associação de apoio aos portadores da hepatite

O servidor público aposentado, José Rodrigues da Silva, é portador da hepatite C e faz tratamento no Programa Municipal de Hepatites. Ele tem a intenção de formar uma associação de apoio aos portadores de hepatite B e C para levar informações sobre a doença. 
 “Queremos ajudar essas pessoas, afinal o número de diagnósticos na cidade tem aumentado. Temos uma reunião no dia 31 deste mês e nossa intenção é iniciar a fundação nesta data”, informou.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade


Campanha contra raiva animal até esta quinta

Município já vacinou 63.434 cães e gatos na sede e zona rural 

Mais de 63 mil cães e gatos já foram imunizados contra raiva animal durante a campanha de vacinação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ). Este número representa aproximadamente 85% da meta de vacinação estabelecida, que é 74 mil animais na sede e zona rural do Município.
De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ), Mirza Carvalho, o balanço da campanha revela que estamos obtendo êxito. “Em nenhuma outra mobilização conseguimos vacinar o total de 63.434 animais, quantidade registrada até terça-feira (7). Os donos dos animais estão mais sensibilizados, reconhecem que vacinar é garantir a saúde do seu bichinho de estimação e colaboraram conosco”, avalia.
A campanha prossegue no município até esta quinta-feira (9) com vacinação nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) Feira X – I, II, III e V. Nesta quarta-feira (8), a imunização ocorre nos conjuntos Fraternidade, Sítio Matias, Panorama e Francisco Pinto.
Ainda conforme Mirza Carvalho, após o término da campanha, o CCZ continuará disponibilizando a vacina contra a raiva animal. “Aqueles que porventura não acompanharam a programação da campanha e não garantiram a imunização do seu animal, pode conduzi-lo até o CCZ. Lá os agentes de zoonoses irão continuar vacinando cães e gatos”, informa.
Embora não sejam registrados casos de raiva animal desde 2004 em Feira de Santana, a coordenadora do CCZ lembra que a doença possui 100% de letalidade. “O tratamento apenas minimiza o sofrimento do paciente, mas não impede o óbito. Este é um motivo a mais para os responsáveis pelos animais se preocuparem em vaciná-los, para assim manter a saúde deles e a própria”, alerta Mirza Carvalho.
Em caso de dúvidas sobre a vacina, ou solicitação de equipe para vacinar animais no domicílio, basta entrar em contato com a equipe do Centro de Zoonoses, através dos telefones (75) 3223-5655 e 3614-3613.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Lançada Câmara Setorial das Industrias em Feira


Foi lançada nesta segunda-feira (6) a Câmara Setorial das Indústrias da Região Metropolitana de Feira Santana. Criada pela Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), a câmara é a primeira a atender, especificamente, uma região do interior do estado. O lançamento aconteceu no auditório do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS).
Compuseram a mesa de abertura o presidente do CIFS, André Regis, o secretário estadual James Correia e o diretor do Centro Industrial Subaé (CIS) José Mercês de Oliveira Neto. A iniciativa visa permitir um maior entendimento, cooperação e diálogo entre governo, universidade, lideranças empresariais e trabalhadores, possibilitando o crescimento econômico local.
 
A coordenação da Câmara será exercida pelo CIFS. André Regis salientou a necessidade de favorecer a atração de novas empresas a Feira de Santana. “Essa é uma oportunidade para que haja a discussão e o debate sobre as questões ligadas ao segmento industrial na Região Metropolitana de Feira de Santana.”
 
O Centro Industrial do Subaé (CIS) será o responsável pela Secretaria Executiva da Câmara. Para o secretário James Correia, a criação da Câmara deixará uma porta aberta para o amadurecimento de propostas através das reuniões dos representantes. “A economia da região terá uma espécie de guia, dando um salto de qualidade nos processos de atração de empresas, qualificação de profissionais e criação de postos de trabalho”, afirmou.
 
A Câmara Setorial das Indústrias da Região Metropolitana de Feira de Santana é composta pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia - SICM;Centro Industrial do Subaé - CIS; Centro das Indústrias de Feira de Santana - CIFS; Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB / Regional Bahia Central Única dos Trabalhadores - CUT / Bahia; Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB; Sindicato da Indústria do Vestuário da Região de Feira de Santana - SINDVEST; Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Feira de Santana - SIMMEFS; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE / Bahia;  e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).