terça-feira, 18 de setembro de 2012

Feira comemora 179 anos nesta terça

Programação variada no aniversário de emancipação política 

Feira de Santana completa nesta terça-feira (18) 179 anos de emancipação política. A data será marcada por uma série de atividades comemorativas. Em virtude dos festejos, as repartições públicas municipais terão o expediente facultativo, funcionarão apenas os órgãos e unidades que prestam serviços essenciais como as policlínicas, hospitais, Samu e Vigilância Epidemiológica.
As comemorações ao Dia da Cidade começam logo cedo, às 07h20 com missa na Igreja Senhor dos Passos. Após o momento de orações e agradecimentos, terá início o desfile cívico na avenida Getúlio Vargas, a partir das 8 horas. Durante o desfile, o projeto Escola na Avenida vai abordar “A história de Feira de Santana e os elementos que marcam sua cultura”.
O desfile contará com a participação das seguintes escolas municipais: Fada Madrinha, Antonio Eloi da Costa, Creche Tia Ana Lúcia; Gente Miúda, Rubens Carvalho, Rosa Maria Espiridião Leite e da Associação Minhas Crianças.
Os festejos seguem à tarde com sessão solene na Câmara Municipal. A programação inclui palestra com Franklin Maxado sobre "O cordel na história de Feira de Santana" e lançamento do livro "O que é cordel", de sua autoria. O comércio estará funcionando normalmente durante todo o dia.

Unidade Gestora vistoria praças do PAC

Equipamentos devem ser concluídos em seis meses 

Com o objetivo de verificar o andamento das obras de construção das praças do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC2), a equipe técnica da Unidade Gestora Local vistoriou, na segunda-feira (17), os três equipamentos localizados nos bairros Aviário, Jardim Acácia e Cidade Nova. A equipe funciona como interlocutora local com o Governo Federal e Caixa Econômica Federal durante todo o processo.
Durante a vistoria, foram agendadas reuniões, que acontecerão nos dias 15, 16, e 17 de outubro, com a comunidade de cada localidade, a partir das 10 horas. Segundo o coordenador da Unidade Gestora Local, Amarildo Costa dos Santos, as reuniões servirão para apresentação dos projetos à comunidade.
“É muito importante esta fiscalização porque podemos acompanhar o andamento das obras. O papel da equipe é ouvir a comunidade, saber os seus anseios, apresentar propostas, projetos e relatórios. A expectativa é que as obras sejam concluídas em até em seis meses, durante todo este tempo estaremos nos reunindo”, explica.
A inspeção dos trabalhos foi acompanhada, ainda, pelo coordenador de engenharia responsável pela obra, José Reinaldo Coelho da Silva; diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Wilson Passos; a Diretora do Departamento de Atividades Culturais do Centro de Cultura Maestro Miro, Luluda Barreto e a coordenadora de Assistência Social do Município, Rosângela Adorno.

179 anos da nossa querida Feira de Santana!!!


Parabéns Feira de Santana!!!!




HISTÓRIA DA CIDADE

 As primeiras medidas para transformar no que é hoje Feira de Santana, começaram com a criação da vila em 13 de novembro de 1832. O Município e a Vila foram criados no dia 9 de maio de 1833, com a denominação de Villa do Arraial de Feira de Sant’Anna, com o território desmembrado de Cachoeira, constituídas pelas freguesias de São José das Itapororocas (sede), Sagrado Coração de Jesus do Perdão e Santana do Camisão, atual município de Ipirá. A instalação do Município ocorreu em 18 de setembro do mesmo ano, quando foram empossados os primeiros vereadores: capitão Manoel da Paixão Bacellar e Castro - primeiro presidente, reverendos Luiz José Antônio Manoel Vitorino e Antônio Manoel Paulino Nascimento, capitão Joaquim José Pedreira Mangabeira e Joaquim Caribé Meretova. O primeiro intendente, a partir da Proclamação da República, foi Joaquim de Melo Sampaio.
A lei provincial nº 1.320, de 16 de junho de 1873, elevou a vila à categoria de cidade. A partir daí, passou a ser chamada de Cidade Commercial de Feira de Santana. Os decretos estaduais 7.455 e 7.479, de 23 de junho e 8 de agosto de 1931, respectivamente, simplificaram o nome para Feira. O decreto estadual nº 11.089, de 30 de novembro de 1938, oficializou a denominação do município: Feira de Santana.
O nome da cidade é uma homenagem dos considerados fundadores. No século XVIII, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Anna Brandoa ergueu uma capela na Fazenda Sant’Anna dos Olhos D’Água, em homenagem à sua santa de devoção, Senhora Sant’Anna.
Começava a nascer ali um ponto obrigatório de tropas, viajantes e tropeiros procedentes do alto sertão baiano e de outros Estados a caminho do porto de Cachoeira, então a vila mais importante da Bahia. Surgia ali um cada vez mais próspero comércio de gado, ao lado de uma feira periódica.
O crescente ritmo de desenvolvimento do povoado exigiu a construção de ruas largas, onde começaram a ser instaladas casas comerciais em grande quantidade, para atender à população que crescia somada a chegada de brasileiros e estrangeiros que adotaram Feira de Santana como moradia.
Esse acelerado ritmo de crescimento levou o povo a reivindicar a criação do município. Era o nascimento daquela que se transformaria na segunda cidade do Estado, 31ª do país e uma vocação para atrair gente de todas as partes do país pela sua localização geográfica, como o entroncamento que une o país, e a hospitalidade do seu povo.

Leia mais: http://www.ferias.tur.br/informacoes/582/feira-de-santana-ba.html#ixzz26pGDf6H8

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Recuperação da Praça do Feira X avança

Colocação de areia branca na área do parquinho 

As obras de recuperação da praça localizada na rua B, no conjunto Feira X, continuam avançando. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Áreas Verdes, já instalou equipamentos do novo parque infantil construído com madeira de eucalipto. Os serviços concentram-se atualmente na colocação de areia branca na área do parquinho.
As arquibancadas já foram recuperadas, e logo após serão iniciados os serviços de pintura. A área que serve para a prática de skate também está sendo totalmente recuperada. Diversas melhorias ainda serão executadas no equipamento como pintura geral, paisagismo moderno, iluminação eficientizada, dentre outros serviços.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, a expectativa é que as obras sejam concluídas na próxima semana. “A praça estava abandonada. Agora os moradores vão poder usufruir de um espaço de lazer mais bonito e arborizado, disseminando de vez aquele aspecto de abandono”, afirma.
Moradora há mais de 27 anos do conjunto, Cristina Gomes de Araújo acredita que a reforma da praça vai garantir mais diversão para a criançada. “Estou muito feliz com a recuperação da praça. Vai ficar muito linda tenho certeza. Parabenizo o Governo Municipal pela iniciativa”, comemora.
Anália Aguiar diz que a praça é a garantia de lazer da localidade. “Para mim a reforma da praça é a realização de um sonho. Agora vou poder vir à praça bater um bom papo, trazer meus netos e desfrutar de tardes de lazer”, declara.
A Sesp começa executar serviços de recuperação nesta sexta-feira (14), na praça Alto Santo, localizada no distrito de Tiquaruçu. Estão sendo recuperadas ainda a  praça do Juquinha, localizada no conjunto Feira IX; praça da Santa Mônica II e a praça do conjunto Feira VII.

Ministério das Cidades acata projeto do BRT

Via Exclusiva para Ônibus será implantada a partir de janeiro 

O projeto de transporte coletivo BRT (Bus Rapid Transit), também denominado Via Exclusiva para Ônibus, já foi acatado pelo Ministério das Cidades e será implantado a partir de janeiro de 2013 em Feira de Santana. A proposta do Governo Municipal é disponibilizar um sistema de transporte moderno, com ônibus rápido e articulado.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, José Marcone de Souza, o projeto consiste na implantação de duas linhas exclusivas de transporte coletivo nas avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro, cortando a avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno).
“O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. O novo sistema controla eletronicamente o tempo de cada estação, com o uso de ônibus modernos e articulados”, explica o secretário de Planejamento.
Ele acrescenta que inicialmente foi encaminhado o projeto da proposta para o Ministério das Cidades e, depois disso, o projeto construtivo. Como o material foi encaminhado dentro do prazo, foi possível que o Governo Federal o acatasse. A iniciativa representa um investimento total de R$ 94 milhões.
Várias cidades do Brasil e do mundo como Curitiba, Goiânia, Bogotá, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema de metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT). O primeiro BRT foi implantado em 1979, na cidade de Curitiba.

Ponto facultativo no Dia da Cidade

Expediente será retomado na quarta-feira

Em virtude das comemorações alusivas ao Dia da Cidade, as repartições públicas municipais, não sujeitas a regime de plantão e que não prestam serviços essenciais à população, terão o expediente facultativo na próxima terça-feira, 18 de setembro. As atividades serão retomadas na quarta-feira (19), a partir das 07h30.
Já o funcionamento das unidades que prestam serviços essenciais como policlínicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital da Criança, Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) e Vigilância Epidemiológica será mantido.
O expediente no comércio local também não sofrerá alterações. O decreto nº 8.698, de 12 de setembro de 2012, foi publicado nesta quinta-feira (13) em jornal de circulação local.
A comemoração alusiva ao 179º ano de emancipação político-administrativa de Feira de Santana contará com vasta programação. Haverá missa na Igreja Senhor dos Passos, às 7h20; desfile cívico na avenida Getúlio Vargas, a partir das 8 horas, e sessão solene na Câmara Municipal, às 16 horas.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Olimpíadas Estudantis 2012 em fase final

Ginásio Municipal sediará finais neste sábado e domingo 

As Olimpíadas Estudantis 2012 vêm movimentando bastante os ginásios feirenses. Neste final de semana algumas escolas já disputarão as finais de algumas modalidades como, futsal e basquete.
A partir desta sexta-feira (14) as fases de eliminação se iniciarão na modalidade de futsal, com os confrontos dos classificados da primeira fase. No sábado (15) acontece a 3ª fase para definir os finalistas da categoria A, que disputarão o troféu no domingo (16). As categorias B e C também terão suas finais realizadas nesse fim de semana.
O basquete feminino também está entrando na reta final. Os jogos serão realizados pela manhã e pela tarde, no Ginásio Municipal, neste final de semana. O basquete já possui uma final definida, que será dividida em jogos de ida e volta entre o Colégio Genesis e Hilda Carneiro, na categoria B.
Os jogos que ainda estarão em fase de classificação acontecerão também neste final de semana, mas sem previsão de finalistas, incluindo modalidades como, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. 

Preparativos para Semana Nacional do Trânsito

Ações educativas entre os dias 18 e 21 de setembro 

Com o tema “Década Mundial de Ações para a segurança do trânsito 2011/2020: Não exceda a velocidade. Preserve a vida” a Semana Nacional do Trânsito 2012 será realizada em todo o país. Os preparativos para a iniciativa foram discutidos na manhã desta terça-feira (11), na Escola Pública de Trânsito (Eptran).
Em Feira de Santana as ações educativas começam na próxima terça-feira (18) e prosseguem até o dia 21 de setembro, na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum). Segundo o superintende de Trânsito, Denílson Santiago, o principal objetivo da reunião é apresentar as ações que serão desenvolvidas durante a Semana Nacional do Trânsito 2012.

“Precisamos pontuar pontos importantes como programação, limpeza, colocação de stands, dentre outros. Este é um evento que já acontece anualmente a nível nacional. Nossa expectativa é conscientizar cada vez mais a população a ter prudência no volante respeitando sempre as leis de trânsito”, afirma

Estiveram presentes no encontro representantes da Guarda Civil Municipal, Comando da Região Leste (CPRL), Serviço Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Concessionária Via Bahia.

Escola Ana Maria Alves de cara nova

Reforma do equipamento está em fase de conclusão 

A Escola Ana Maria Alves, localizada no conjunto Feira X está ganhando um novo aspecto com a reforma promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação. Os serviços incluem diversas melhorias como a reconstrução do muro da área dos fundos da unidade, que desabou em virtude das fortes chuvas que caíram na cidade no mês de julho.
Os operários agora concentram os trabalhos na reconstrução do muro frontal, visando prevenir a ocorrência de acidentes, uma vez que a estrutura apresentava inclinações e risco de desabamento. Além dos muros, a escola também está recebendo outras intervenções como instalação de novas portas em todas as salas.
A reforma inclui, ainda, revestimento das paredes, esquadria, revisão das redes elétrica e hidráulica, limpeza geral, retelhamento e pintura em toda área interna e externa. Segundo a professora do ensino fundamental, Anete Andrade Guedes, os investimentos aplicados na escola são de fundamental importância. “Com a escola pintada e bem estruturada os alunos terão, sem dúvida, mais interesse de comparecer às aulas”, ressalta.
O chefe da Divisão de Manutenção da Secretaria Municipal de Educação e engenheiro responsável pela reforma, Alberto Mário Dantas, informou que a reforma já está em fase final e que a escola estará pronta para ser entregue à comunidade já na próxima semana. “Estamos em fase final, os muros já estão praticamente prontos e as portas estão sendo colocadas. Falta apenas a pintura da instituição, que depende apenas da definição da empresa, por meio de licitação, para execução do serviço”, afirma.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mudança de referência para professores

Governo também vai analisar pedidos de alteração de carga horária 

Os professores da rede municipal de ensino que aguardam mudança de referência, alteração relacionada ao nível de formação do educador, podem contar com sua liberação no mês de setembro. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (10), durante reunião entre o secretário municipal de Educação, professor José Raimundo Azevedo, uma comissão de professores e dirigentes da APLB-Sindicato.
A mudança de referência, que implica em aumento de salário para os professores, assumida este ano como compromisso de gestão pelo Governo Municipal, está prevista em lei. Aproximadamente 50 professores serão beneficiados.
Também foi posta em pauta a alteração de carga-horária de trabalho (de 20 para 40 horas semanais) para mais de 60 professores. Eles estão atuando como professores substitutos no ensino básico, mais especificamente nas séries iniciais do ensino fundamental.
Os referidos educadores têm formação em cursos de licenciatura, mas de acordo com a orientação do Ministério da Educação, a função deve ser exercida preferencialmente por pedagogos. Frente ao impasse, o Governo decidiu pela formação de uma comissão para analisar caso a caso isoladamente. A referida comissão é formada pelo secretário de Educação, José Raimundo Azevedo; o presidente da APLB-Sindicato, Germano Barreto; e o chefe de Gabinete, advogado Milton Brito. Essa comissão vai avaliar a possibilidade da concessão do benefício tendo em vista os critérios legais.
O Governo Municipal reforçou o compromisso de apoiar os professores, tendo em vista a valorização de uma educação pública de qualidade para a população de Feira de Santana, desde que a reivindicação da categoria seja justa e não comprometa os requisitos legais.
De acordo com o presidente da APLB-Sindicato, Germano Barreto, a reunião foi positiva porque "o prefeito apontou como alternativa para o impasse a análise de uma reivindicação que é justa, uma vez que esses professores já estão atuando nessa função". O sindicalista também enfatizou a importância de analisar cada caso e indicar sua recomendação legal, obedecendo a orientação do MEC e a situação dos professores.

179 anos da Princesa do Sertão

Escola na Avenida prepara desfile para o Dia da Cidade 

A história de Feira de Santana e os elementos que marcam sua cultura são o tema do projeto Escola na Avenida 2012. Todos os anos algumas escolas municipais reverenciam o município pela passagem do seu aniversário de emancipação política. Como já é tradicional, o desfile acontece na data da emancipação, 18 de setembro. A Princesa do Sertão celebra 179 anos de história política.
A concentração do desfile acontece na avenida Maria Quitéria, imediações do Feira Palace Hotel. A programação é iniciada às 8 horas e o desfile segue pela avenida Getúlio Vargas até a Praça de Alimentação Gilson Pereira, onde as autoridades saúdam os participantes.
De acordo com a professora Ana Mota, coordenadora técnica do projeto, as unidades de ensino estão ultimando os preparativos para a homenagem. Dentre os temas a serem abordados, há um pouco de tudo: a Escola Municipal Fada Madrinha fará um pequena retrospectiva saudando os 179 anos de história da Princesa do Sertão; a Escola da Associação do Parque Brasil vai falar sobre festa, arte e cultura de Feira de Santana.
A Escola Municipal Antonio Eloi da Costa vai trazer para a avenida sua fanfarra e abordar a relação entre o esporte e a educação para a formação do cidadão. A Escola da Associação Santo Expedito vai tratar da conscientização da população sobre o meio ambiente.
O resgate das brincadeiras infantis será feito pela Escola Municipal Creche Tia Ana Lúcia, enquanto a Escola Gente Miúda se volta para os valores que devem ser cultivados pela cidadania. Dentre as homenagens programadas, a Escola da Associação Minhas Crianças fará reverência ao Corpo de Bombeiros de Feira de Santana e a seu fundador, o coronel Jorge Antonio Prudente.
A Escola Municipal Rubens Carvalho trará elementos da cultura afro em Feira de Santana e a Rosa Maria Espiridião Leite leva para a avenida a arte do negro, enfocando elementos como a  capoeira e o maculelê.

Conjunto George Américo será o primeiro a receber Base Comunitária de Segurança

O governador Jaques Wagner e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, estarão em Feira de Santana na solenidade de entrega da base.

G1 | Base se segurança em Salvador


Andrea Trindade

A primeira Base Comunitária de Feira de Santana e a sétima na Bahia será instalada no conjunto George Américo. Em entrevista ao Acorda Cidade, o coronel Adelmário Xavier, comandante do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste) informou que a instalação da base está prevista para o próximo dia 27.
A escolha do conjunto aconteceu após um levantamento estratégico realizado na cidade. Segundo o comandante, cerca de 120 homens treinados atuarão no efetivo, com viaturas e monitoramento, visando o aumento da segurança.
O governador Jaques Wagner e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, estarão em Feira de Santana na solenidade de entrega da base.
A Base Comunitária de Segurança é um equipamento de policiamento comunitário que tem como objetivo promover a segurança e a convivência pacífica em localidades identificadas como críticas, melhorando a integração das instituições de segurança pública com a comunidade local e reduzindo os índices de violência e criminalidade.
Na Bahia, já foram instaladas seis: A do Calabar; seguida da base do Complexo de Amaralina (Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas), da Fazenda Coutos e de Itinga (Lauro de Freitas).

Informações do repórter Aldo Matos do programa Acorda Cidade

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Governo quer garantir qualidade da internet banda larga no país

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que um decreto publicado em outubro do ano passado determinava que a Anatel definisse critérios para avaliar e monitorar os serviços de internet prestados no Brasil.

Reprodução

Acorda Cidade

Agência Brasil - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (10) que o governo pretende garantir a qualidade da internet banda larga no país. Ao comentar medidas anunciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o assunto, a presidenta destacou que o país registra atualmente 78 milhões de conexões banda larga, sendo 59 milhões de internet portátil.
 No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que um decreto publicado em outubro do ano passado determinava que a Anatel definisse critérios para avaliar e monitorar os serviços de internet prestados no Brasil.
 “Muitos consumidores estavam reclamando da velocidade e da estabilidade das conexões. Reclamavam que pagavam e não recebiam pelo serviço pago. Em muitos casos, os consumidores recebiam apenas 10% da velocidade da internet que eles tinham contratado com as empresas prestadoras desse serviço”, ressaltou.
 Durante o programa, a presidenta reforçou que, a partir de outubro, as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da anunciada. “Estamos trabalhando para ampliar cada vez mais o acesso das famílias a uma boa conexão de internet”, disse a presidenta. “Fiscalizar significa garantir ao consumidor a necessária proteção contra serviços de má qualidade, garantir o rigoroso cumprimento do que foi por ele contratado e pago. Só assim o consumidor terá os seus direitos respeitados.”
 Pouco mais de uma semana do início do cadastramento de usuários para testar a qualidade da banda larga fixa no país, aproximadamente 32 mil pessoas se inscreveram para participar da medição, que será feita por uma entidade aferidora selecionada pela Anatel.
 Os dados coletados serão divulgados mensalmente pela Anatel e servirão para que o órgão avalie se as empresas estão cumprindo as metas de qualidade estabelecidas. No caso de descumprimento, a agência poderá estabelecer prazos para que o problema seja resolvido, aplicar multas ou até determinar a proibição de vendas. 

Fonte Acorda Cidade

Pedalada incentiva atividade física

Mais de 500 ciclistas devem participar do evento no dia 23 

Para chamar a atenção da sociedade sobre a importância do exercício físico e preservação do meio ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) vai promover a 1ª Pedalada da Primavera. O evento será realizado no dia 23 de setembro, às 8 horas, e sairá da avenida Francisco Fraga Maia.
Além de incentivar a atividade física, a proposta da pedalada é estimular a comunidade feirense a utilizar a bicicleta como meio de transporte e, consequentemente, evitar o congestionamento nas ruas. “Várias pessoas já passaram a se deslocar para o trabalho, colégio e centro da cidade de bicicleta, mas este número ainda precisa aumentar bastante”, considera o secretário da Semmam, Antônio Carlos Coelho.
As pessoas interessadas em participar da pedalada podem efetuar a inscrição na sede da Semmam, localizada na rua Leolinda Bacelar, 222, Kalilândia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. As inscrições também podem ser feitas através do telefone 3322 9319 ou através do e-mail pedaladadaprimavera@gmail.com.
Para participar da pedalada, basta doar um quilo de alimento não-perecível. Os mantimentos arrecadados serão entregues à Associação Cristã Nacional (ACN). A inscrição garante ao participante camisa, boné, numeração própria, mochila com lanche e café da manhã. Os ciclistas também vão concorrer a duas bicicletas e outros prêmios.
A expectativa do secretário é que o evento conte com a participação de mais de 500 pessoas. “O percurso vai iniciar no viaduto Deputado Wilson Falcão, localizado no cruzamento com a avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), segue para o conjunto João Paulo e depois retorna para o viaduto. Este trajeto deve totalizar três quilômetros”, comenta.
A Pedalada da Primavera também conta com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Serviços Públicos (Sesp) e Transportes e Trânsito (SMTT), além da Guarda Civil Municipal e Policia Militar.

Saúde - Anvisa suspende venda de lote de xarope adulto rotulado como infantil

A Anvisa determinou o recolhimento do estoque do medicamento no mercado. A resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Reprodução

Acorda Cidade

Agência Brasil – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu hoje (10) a distribuição, o comércio e o uso em todo o país do medicamento Bronxol Xarope Adulto, lote 3EB03, fabricado em 03/2012 e com prazo de validade até 03/2014.
 De acordo com resolução do órgão publicada no Diário Oficial da União, a empresa Cifarma Científica Farmacêutica Ltda., fabricante do remédio, identificou que frascos do lote citado foram rotulados com apresentação infantil quando deveriam ser destinados para adultos.
 A Anvisa determinou o recolhimento do estoque do medicamento no mercado. A resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Fonte Acorda Cidade

Atividade extra para alunos do Cicaf


Promover aos alunos contato com a prática de atividades 

Os alunos que estão cursando Manutenção em Micros no Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilsa Melo (Cicaf) vão ter uma atividade extra nos dias 12 e 13, já inclusa na grade curricular. A atividade prevê uma visita dos 50 alunos à empresa Software Data, localizada na rua Castro Alves, 463, Centro.
Segundo a coordenadora do Cicaf, Ana Maria Alves, a aula vai acontecer das 9 às 11 horas. “Sempre promovemos esse tipo de atividade para os alunos. É a oportunidade que eles têm de conhecer os espaços que podem atuar”, ressalta a coordenadora.
Para o próximo mês, a instituição está agendando a visita dos mesmos estudantes aos setores de Tecnologia da Informação de algumas empresas. O curso de Manutenção em Micros do Cicaf tem uma carga horária de 120 horas. As aulas começaram no mês de julho e terminam em dezembro desse ano.  O Cicaf está localizado na rua Manoel Matias, s/nº, bairro Tanque da Nação.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Presidente do TSE, ministra Carmén Lúcia, vem à Bahia debater temas ligados às eleições

A ministra se encontrará, nesta sexta-feira (7/9), com a Presidente do TRE-BA, Desembargadora Sara Brito, e com juízes e promotores eleitorais, além de servidores dos cartórios. A reunião acontecerá, às 16h, na sede do TRE-BA, no CAB.

Reprodução


Acorda Cidade

A Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministra Carmén Lúcia, visita a Bahia nesta sexta-feira (7/9), para se encontrar com a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Desembargadora Sara Brito.  
 Em reunião que contará também com a presença de juízes e promotores eleitorais, além de servidores dos cartórios, serão tratados assuntos relacionados às Eleições 2012. O encontro acontecerá a partir das 16h, no auditório do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A Ministra virá à Bahia acompanhada do Secretário Geral do TSE, Carlos Henrique Perpétuo Braga, do Auxiliar da Presidência do TSE, Paulo Tamburini, e do Assessor de Imprensa e Comunicação Social e Relações Internacionais da Corte, João Batista Magalhães. Desde que tomou posse na Presidência do TSE, a Ministra Carmén Lúcia vem agendando regularmente reuniões em todos os TREs do país. 
 O evento será registrado por equipe do Núcleo de Audiovisual do TRE-BA, que disponibilizará a cobertura em canal no Youtube.

Fonte Acorda Cidade.

Feira soma esforços contra a dengue

Parceiros abraçam o Projeto de Mobilização Social 

A rede de parceiros do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue, para atuar nas localidades de Feira de Santana com maiores números de casos da doença, já está sendo formada. Os interessados em contribuir com a mobilização popular participaram do Seminário de Sensibilização de Parceiros, realizado na manhã desta quarta-feira (5), no Sest/Senat. As informações acerca do Projeto foram repassadas aos voluntários pela equipe da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), responsável pela sua execução.
Os parceiros podem ser instituições, órgãos, empresas da iniciativa privada e prestadores de serviços, a exemplo de borracharias, oficinas, chaveiros, salão de beleza, igrejas, bares, mercadinhos, supermercados, dentre outros. A mobilizadora social da FLEM, Edleide Lima, observou que a rede de parceiros possui grande importância no Projeto. “Todos vocês estão buscando unir forças enquanto cidadãos, para através da conscientização provocar a mudança de postura da sociedade. É preciso alertar cada morador de que a casa dele é um hotel de luxo para o Aedes aegypti”, salientou.
O comerciante Hélio Ribeiro, proprietário de uma farmácia no conjunto Feira X, foi um dos voluntários que assumiram o compromisso em abraçar o Projeto, conscientizando a vizinhança. “A luta contra o mosquito não é só das entidades governamentais. Se todos nós colaborarmos, a dengue não terá vez. O trabalho é de formiguinha mesmo, mas com cada um fazendo a sua parte é possível evitar a proliferação do mosquito e assim reduzir os casos da doença”, ressaltou. Ele informou que contribuirá distribuindo folders informativos aos clientes da farmácia, visitada por aproximadamente 400 pessoas ao dia.
De acordo com a técnica da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Maricélia Maia, os parceiros já estão sendo cadastrados no Sistema de Informação da Mobilização Social (Sismob), software disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e desenvolvido pela FLEM especialmente para a mobilização. “O sistema facilita a comunicação, troca de ideias e informações entre os envolvidos, permitindo o acompanhamento das ações realizadas nos municípios contemplados. A busca ativa de parceiros continuará sendo realizada, para que um maior número de pessoas participem do Projeto”, acrescenta.
Qualquer tipo de produto e serviço, como impressão de material educativo, fornecimento de bonés, camisas ou coletes, apoio no deslocamento dos participantes, apoio na divulgação, doação de brindes, água mineral e lanche pode ser disponibilizado pelos parceiros. Nesta quinta-feira (6), será a vez dos articuladores conhecerem melhor o Projeto, na Oficina de Capacitação dos Articuladores, que acontece durante manhã e tarde, no Núcleo Tecnológico Educacional, localizado ao lado da Direc.

Procon recebe quase 3 mil queixas em agosto

Índice de reclamações cresceu 18 por cento com relação aos meses anteriores

A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-FSA) registrou um total de 2.849 queixas e abriu 321 processos administrativos no mês de agosto. Dentre as empresas mais reclamadas está a Claro, com 219 queixas, enquanto a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) liderou o balancete de processos com 41 ações.
As outras empresas que mais receberam queixas foram a Oi (192), Embasa (191), Itaucard (112), Coelba (96), Ibicard (88), G Barbosa (88), Hipercard (78), Samsung (71), Insinuante (67), Bradesco (65), Tim (64), C&A (45), Banco BMG (40), Care Service (38), Motorola (37) e Sky (36).
No que se refere ao balancete de processos administrativos abertos, o superintendente do Procon, Jorge Marques, informa que foram abertas ações contra 30 empresas. Depois da Embasa, quem mais registrou processos foi o G Barbosa (23), Insinuantes (16), Motorola (14), Care Service (13), Samsung (13), Starcell (11) e Coelba (10).
“Resolvemos 88,3% das queixas e processos abertos no ato. Sobre os que não foram solucionados ainda, estão acontecendo as audiências, que têm uma média de 50% de sucesso”, informa o superintendente. Ele acrescenta que os números do mês de agosto aumentaram 18%, pois a comunidade tem tomado conhecimento dos seus direitos. 
As queixas e processos foram abertos nas duas sedes do Procon, localizadas na avenida Maria Quitéria e Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), na rua Barão de Cotegipe. A unidade do Ceaf atende o público das 8 às 13 horas, e a da Maria Quitéria das 8 às 17 horas.