terça-feira, 20 de novembro de 2012

Disciplina sobre educação étnico-racial ainda não está nos currículos

Para cumprir a lei 10.639, de janeiro de 2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas brasileiras, os professores reclamam que falta formação. E, sem conhecimento, não se sentem preparados para discutir o tema com os alunos, seja do ensino fundamental ou do ensino médio, onde a lei determina que o assunto seja abordado.




De acordo com as diretrizes curriculares para a educação étnico-racial, elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação após a aprovação da lei, as universidades já deveriam incluir em diferentes disciplinas, para todos os cursos de graduação, conteúdos ligados à educação das relações étnico-raciais. No caso dos cursos que formam professores – pedagogia e licenciaturas – especialmente.

Parados: Só 11% da verba de projetos educacionais para igualdade racial foi usada

A realidade, porém, é bastante diversa nas universidades. Elas não cumprem ainda, integralmente, as diretrizes definidas pelo CNE. O técnico em gestão educacional Antonio Gomes da Costa Neto fez um levantamento em todas as universidades federais para verificar se havia professores contratados para trabalhar o tema nos cursos de graduação e se a disciplina era oferecida.
A conclusão de Antonio é que a lei só é cumprida parcialmente. “Quando existe a disciplina, na maioria das instituições, ela tem caráter facultativo. Quando é obrigatória, é só para os cursos de pedagogia”, afirma. Com os resultados do levantamento, ele protocolou representação junto ao Ministério da Educação e o Ministério Público Federal para pedir “providências”.

Para negros: STF julga constitucionais as cotas raciais em universidades

Além de pedir a obrigatoriedade da disciplina nos cursos de graduação – sob pena de suspensão de abertura de novos cursos nas universidades que descumprirem a determinação da lei –, a representação protocolada por Gomes e seu colegas autores do documento exige a inclusão do tema como critério para a avaliação dos cursos feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Autonomia

O Ministério da Educação acredita que as universidades têm papel fundamental para a aplicação da lei. Em nota enviada ao iG , a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC disse que as universidades precisam “cumprir seu papel e efetivar as ações indicadas no Plano Nacional de Implementação Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana”.

Sete anos de cotas: UnB já formou mais de 1 mil universitários pelas cotas

Antonio Gomes acredita que as instituições usam a autonomia administrativa para não cumprir a lei. “O MEC pode e deve interferir”, diz. “As universidades publicam estudos, criticando os sistemas de ensino por não cumprirem a lei, mas elas também não o fazem. A omissão tem sido pior”, critica.
De acordo com o levantamento de Gomes, a Universidade Federal de Ouro Preto é a instituição que parece melhor abordar o tema em seus cursos de graduação. Várias disciplinas dos departamentos de História, Educação e Letras já trabalham o tema. As disciplinas de que tratam o assunto são obrigatórias para os cursos de Ciências Biológicas, Filosofia e História. Nos demais cursos de licenciatura, são optativas. Já a disciplina mais específica “Educação das Relações Étnico-Raciais” faz parte de uma matriz comum dos cursos que formam professores.
Algumas universidades, como as federais do Acre e do Amazonas, por exemplo, não oferecem a disciplina a nenhum curso, segundo Gomes.

IG

Fonte http://www.valtervieira.com.br

Morte de Jovem no HGCA gera protesto na Câmara Municipal

O caso da jovem de prenome Micaele, 17 anos, que morreu esta semana no Hospital Geral Clériston Andrade vítima de uma embolia pulmonar, foi motivo de protesto do vereador Lulinha, contra as condições de atendimento naquela unidade de saúde.




Seu discurso foi reproduzido no programa Sem Nome da Rádio Povo AM, que tem como apresentadores os radialistas Mário Cepulveda e Osvaldo Cruz, o lamento do vereador, gerou muita comoção e revolta pelos ouvintes, que concordavam com os comentários de que todos os deputados estaduais que se dizem representantes de Feira de Santana, que se envolvessem na questão da saúde e principalmente do hospital Clériston Andrade.
Segundo o vereador, ela aguardava no corredor do hospital há quatro dias para realização de exames de ecocardiograma, aparelho este que a unidade não dispunha. Lulinha disse que a jovem necessitava fazer um procedimento cirúrgico no femo, urgentemente, devido a um acidente de motocicleta sofrido no distrito de Maria Quitéria.
“Quando tomei conhecimento do caso, solicitei imediatamente o auxílio de um amigo médico para ajudá-la. Ao deparar-se com o quadro de Micaele, ele solicitou que outro médico do hospital realizasse alguns exames, constatando a necessidade de interná-la em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, relata.
Após conseguir uma vaga na UTI do hospital, a jovem precisou fazer um ecocardiograma. Procedimento este que o hospital não realizava porque não dispunha do aparelho: “Imediatamente, este médico que é meu amigo, utilizou o seu ecocardiagrama móvel para realizar o exame da paciente. Porém recebemos a informação de que apesar de todo o nosso esforço, a ela veio a óbito”.
Na semana passada, o vereador Lulinha denunciou na tribuna da Casa que Micaele perecia em busca de atendimento no hospital Clériston Andrade. Para o vereador, a falta deste aparelho na unidade hospitalar resultou na morte de Micaele. “Será que se esta jovem tivesse recebido o tratamento adequado teria morrido?”, questiona.

Fonte http://www.rotadainformacao.com.br/?p=12988

Vereador destaca papel dos profissionais de imprensa na cobertura dos trabalhos legislativos

O vereador Reinaldo Miranda – Ronny (foto), em pronunciamento nesta segunda-feira (19), na tribuna da Câmara, teceu elogios aos profissionais e empresas de comunicação que vão receber o Troféu Jornalista Arnold Silva 2012, em solenidade prevista para o dia 6 de dezembro.

Vereador destaca papel dos profissionais de imprensa na cobertura dos trabalhos legislativos (19.11.2012)


Ele lamentou por não ter participado da sessão ordinária da última quarta-feira que escolheu os destaques da imprensa que atuam na cobertura do Poder Legislativo, mas afirmou estar feliz com os nomes que foram escolhidos por seus pares.
Vão receber, este ano, o Troféu Jornalista Arnold Silva, no segmento veículos de comunicação, o jornal Folha do Estado, a Rádio Sociedade, a TV Câmara e o blog Bahia na Política. Entre os profissionais, os escolhidos foram os repórteres Kamilla Medeiros, Fátima Brandão, Osvaldo Cruz e Florêncio Mattos.
Ronny salientou que o profissional de imprensa é uma peça fundamental para a eleição de vereador, por exemplo. Ele afirmou que, através do acompanhamento jornalístico, a sociedade é informada de tudo o que se passa no Legislativo feirense. “Se não fosse a imprensa nós não tínhamos como levar ao conhecimento dos munícipes as nossas ações e o dia a dia desta Casa”, disse.
Na oportunidade, o vereador destacou as transmissões das sessões por meio da TV Câmara. “Eu estava viajando e pude acompanhar as sessões legislativas através da internet. É algo magnífico, que me deixa satisfeito ao saber que a nossa cidade já dispõe de uma tecnologia dessa”, pontuou.

Fonte http://www.camarafeiradesantana.ba.gov.br

Realização de cirurgia bariátrica pelo SUS no município volta a ser alvo de cobrança por vereador

A realização de cirurgia bariátrica (redução de estômago), no município, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), foi mais uma vez defendida na Câmara pelo vereador David Neto (foto).

Realização de cirurgia bariátrica pelo SUS no município volta a ser alvo de cobrança por vereador (19.11.2012)


Ele lembra que em Feira de Santana muitas pessoas têm complicações orgânicas devido à obesidade. Em sua opinião, o Hospital Dom Pedro de Alcântara possui condições apropriadas, sobretudo equipe médica habilitada para realização desse procedimento cirúrgico.
"Aqui foi dito pelo vereador Angelo que a Secretaria de Saúde tem uma arrecadação de R$ 180 milhões por ano. A Secretaria recebe, mensalmente, cerca de R$ 15 milhões para serem aplicados dentro da rede de saúde pública daqui", salientou.
O vereador também argumentou que o tratamento da obesidade pelo SUS pode ajudar a reduzir os custos com a saúde pública.
Na sequência, o vereador afirmou que existe uma burocracia muito grande para marcação e realização de cirurgia bariátrica no Hospital Roberto Santos. “Se a pessoa necessitar desse procedimento cirúrgico leva um ou dois anos na fila de espera”.
Em consonância com o discurso de David, o vereador Justiniano França disse que a obesidade tem que ser tratada como questão de saúde pública. Para ele, o poder público, de imediato, deveria cadastrar pessoas obesas na Bahia e fazer um mutirão de cirurgia bariátrica.

Vítima fatal

Na oportunidade, o vereador David Neto citou o caso de Wellington Cortes Conceição, 33, morto por embolia pulmonar na última quinta-feira (15), no Hospital Roberto Santos. Ele tinha 220 kg e começaria tratamento contra obesidade.
Wellington estava internado na unidade desde a terça-feira (13), após sofrer uma queda em sua casa, no município de Amélia Rodrigues. Homens do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana usou um guincho para retirá-lo da sua residência devido à dificuldade de locomoção.
“Este rapaz passou muito tempo dentro de sua casa necessitando de auxílio, no entanto, só depois que ele quebrou a perna é que tiveram a iniciativa de levá-lo ao HGE, em Salvador, e, posteriormente, para o Hospital Roberto Santos, onde veio a óbito”, lamentou.

Fonte http://www.camarafeiradesantana.ba.gov.br

Sorteados imóveis de mais um empreendimento

320 apartamentos do Residencial Alto do Papagaio 

As famílias beneficiadas pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que foram contempladas com um dos imóveis do Residencial Alto do Papagaio, já sabem o bloco e apartamento da nova moradia. O sorteio dos 320 imóveis foi realizado na manhã desta terça-feira (20), no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro. Para quem passou pelas etapas de inscrição, seleção e entrega de documentos, o sorteio é um dos momentos mais importantes.
“Agora estou certa de que terei moradia garantida para meus dois filhos para o resto da vida. É uma felicidade imensa, não tenho como descrever”, disse com lágrimas nos olhos a primeira sorteada, a dona de casa Claudia Cristina Ribeiro, 33 anos, mãe de dois filhos, um deles com paralisia cerebral. “Como a renda de meu esposo é pouca, moramos com minha mãe. Minha família agora terá um novo lar”, completou.
Quem também comemorou o sorteio do imóvel foi a empregada doméstica Arlete Silva Souza, 53 anos. “Moro com uma irmã, minha filha com uma sobrinha e meu filho em Salvador com o pai. Com a chegada da casa própria, a expectativa é de reunir toda a família. Antes isso não era possível, porque meu salário é de apenas R$ 250”, pontuou. Portadores de necessidades especiais, como Daniele Nascimento, 36 anos, também ficaram felizes com o sorteio.
“Praticamente todo o valor do meu benefício é revestido no aluguel da casa, onde moro com meu irmão, esposa e sobrinhos. Agora passaremos a economizar esse dinheiro, que poderá ser investido no mobiliário do novo lar. Vou aguardar com ansiedade o momento de receber as chaves”, declarou.
De acordo com o secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy Souza, oito imóveis foram adaptados para acolherem de forma adequada as famílias que possuem cadeirantes. Ele lembra que depois do sorteio, o próximo passo é a vistoria do imóvel, assinatura dos contratos e entrega das chaves. “Todos os beneficiários receberam hoje o formulário de vistoria, que vai ser preenchido conforme a avaliação das condições dos imóveis. Representantes da Construtora CSO Engenharia, responsável pelo empreendimento, participam desse processo”, acrescentou.

Fonte http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=13305

Feira comemora Dia da Consciência Negra

Apresentações culturais e palestras marcam comemoração 

O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20), é um momento oportuno para discutir e celebrar a negritude. O grupo Levante Popular da Juventude, que integra o Movimento Nacional de Jovens, com núcleo no bairro Jussara, elaborou uma vasta programação para celebrar a data. A programação será iniciada ás 17 horas com apresentação dos grupos de hip-hop, capoeira, arte em grafite e tranças penteados.
A abertura oficial do evento será ás 19h com a Batucada do Levante. Em seguida, ás 19h30, haverá apresentação do grupo de reggae. Às 20h30 será proferida palestra sobre a “História de Resistência do Povo Negro”. Além da apresentação do grupo Afoxé Pomba de Malê; exibição do documentário “O Cadeado”; apresentação da Jornada de Educação e samba de roda. O Levante Popular é formado por estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e oriundos de escolas públicas.
As atividades em alusão a data também estão sendo desenvolvidos pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas (COMDECNI), em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) instalados no município. As ações incluem apresentações de arte, música e dança, manifestações que representam a história política e cultural do povo negro.
A iniciativa faz parte das ações do movimento Novembro Negro, que tem como proposta homenagear “Lucas da Feira”. Na quarta-feira (21), a programação será desenvolvida no Cras Rua Nova, pela manhã. No mesmo dia, a ação também será realizada no Cras Aviário, no período da tarde. Já na quinta-feira (22), será a vez do Cras do distrito de Maria Quitéria promover homenagens ao Dia da Consciência Negra.

Fonte http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=13303

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

No Dia da Bandeira: Pela legislação, alunos devem aprender sobre os símbolos nacionais

No ensino fundamental, são obrigatórias as aulas sobre os símbolos nacionais, mas os historiadores defendem a ampliação da discussão sobre o tema.

ABr


Acorda Cidade

Agência Brasil - Pela legislação, as escolas públicas e particulares de todo o país devem ensinar o desenho e o significado da Bandeira Nacional, assim como o canto e a interpretação da letra do Hino Nacional. Em um colégio público de Brasília apontado como modelo, o Centro de Ensino Fundamental 5, na SQS 408, os estudantes dão aula de conhecimento e patriotismo quando perguntados sobre as formas e significados dos símbolos nacionais.
Os alunos do colégio têm a chamada hora cívica, que ocorre nos momentos de celebração de datas históricas do país. Porém, nas aulas diárias os símbolos nacionais também estão presentes, segundo a coordenação do colégio.
O estudante Ricardo Dias, de 12 anos, do 7º ano, disse que gosta da hora cívica porque faz parte do aprendizado da cultura brasileira. O colega de classe Felipe Correia, também de 12 anos, concordou com o amigo. “Acho muito importante para o estudante saber o que é ensinado na hora cívica. É importante para o país que forma novos cidadãos que eles sejam respeitosos com a pátria.”
A aluna Camila Oliveira de Carvalho, 11 anos, do 6º ano, detalhou o significado das cores e das estrelas da Bandeira Nacional. “Acho super legal [participar da cerimônia da Bandeira Nacional] porque a gente pode representar o próprio país em nossa escola”, disse ela. Kelly Cristina, de 12 anos, do 7º anos, também demonstrou respeito aos símbolos nacionais. “Eu acho importante porque representa respeito á bandeira, respeito á pátria.”
Maria Luísa Saraiva dos Santos, de 11 anos, também do 6º ano, lembrou que o branco no qual está a inscrição Ordem e Progresso representa a paz defendida pelo Brasil. “Acho muito importante para a gente saber o que isso significa. É a nossa bandeira”, acrescentou ela, cantando um trecho do Hino da Bandeira.
Para Graziele Gonçalves, de 13 anos, também do 6º ano, é importante conhecer não só a letra do Hino Nacional, mas também do Hino da Bandeira. Segundo ela, isso influencia no que se aprende sobre o Brasil. “Influencia e nós aprendemos mais. Na hora cívica, eu aprendo a cantar o Hino Nacional se os significado dos símblos”, disse.

Fonte http://www.acordacidade.com.br

Professores aguardam decisão do prefeito sobre mudança de referência e carga horária

O presidente da APLB, professor Germano Barreto, disse ao Acorda Cidade que conversou com o prefeito Tarcízio Pimenta na última segunda (12) e que a audiência foi marcada para hoje.

Paulo José/Acorda Cidade


Daniela Cardoso

Professores da rede municipal de ensino aguardam decisão sobre pagamento de carga horário e mudança de referência. Uma audiência para discutir o assunto deve ser realizada nesta segunda-feira (19) com o prefeito Tarcízio Pimenta e representantes da APLB Feira. 
O presidente da APLB, professor Germano Barreto, disse ao Acorda Cidade que conversou com o prefeito Tarcízio Pimenta na última segunda (12) e que a audiência foi marcada para hoje. Ele ainda informou que o sindicato realizará uma assembleia, amanhã às 9 horas, onde comunicará o resultado da audiência para os professores.   
“O prefeito me garantiu que hoje ele vai nos receber para dar uma resposta definitiva sobre a questão da mudança de referência, bem como sobre a carga horária dos professores da rede pública municipal. São um total de 150 professores”, afirmou.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Novembro Negro nas unidades dos Cras

Ações destacam a história de Lucas da Feira 

Diversas atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20 de novembro, estão sendo realizadas nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Feira de Santana.
A iniciativa é do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas (COMDECNI) e faz parte das ações do movimento Novembro Negro, que tem o apoio das coordenações de todas as 14 unidades do Cras instaladas no município.
A programação do evento em cada unidade é variada, mas em todas elas está sendo abordado o sub-tema “Lucas da Feira”. Nesta quarta-feira (21), a programação será desenvolvida no Cras Aviário, pela manhã. No mesmo dia, a ação também será realizada no Cras Rua Nova, no período da tarde. Já na quinta-feira (22), será a vez do Cras do distrito de Maria Quitéria desenvolver a atividade.
Os Centros instalados nos bairros Baraúnas, George Américo e Mangabeira já realizaram suas programações. Todas as ações executadas estão incluídas na agenda cultural da Secretaria Estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
No Cras Gislene Gomes Neves, situado no conjunto George Américo, a comunidade prestigiou o evento e pôde aprender um pouco mais sobre o significado da data e desmistificar fatos acerca da história de Lucas da Feira. O momento também foi de descontração, com as apresentações do grupo de samba Dito e Feito e do grupo de capoeira do ProJovem.
Para a presidente do COMDECNI, Lourdes Santana, a passagem do Dia da Consciência Negra é uma oportunidade de trazer à reflexão vários temas ligados ao contexto do negro, que devem ser lembrados e discutidos. “Com o sub-tema proposto, estamos derrubando vários mitos que tratam de forma equivocada da vida de Lucas da Feira. Ele é uma figura popular, que possui grande representatividade”, defende.  
As atividades mobilizam todos os profissionais do Cras Gislene Gomes Neves, assim como os agentes comunitários que atuam no conjunto. “O momento foi oportuno para promovermos a interação com os integrantes dos grupos de mulher, de criança e de idoso. Ficamos satisfeitos de ver que a comunidade foi convidada e compareceu”, ressalta a coordenadora da unidade, Marta Mascarenhas.

Fonte http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=13296

Seminário da Casa do Trabalhador

Avanços e desafios da política de qualificação profissional em debate 

Empresários e trabalhadores de qualquer setor já podem realizar as inscrições para o III Seminário da Casa do Trabalhador de Feira de Santana, que vai acontecer nos dias 27 e 28 de novembro com o tema "Trabalho, renda e sustentabilidade”. O evento é pomovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec).
As inscrições estão sendo feitas na Casa do Trabalhador, no setor de Qualificação. A solenidade de abertura do evento contará com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta, do secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, e do diretor do Departamento de Apoio ao Trabalhador, José Aristóteles Rios.
Os desafios e avanços da política de qualificação profissional vão ser abordados na conferência que abre o evento, no primeiro dia. O Seminário pretende promover o intercâmbio entre empregadores, trabalhadores e estudantes; promover o debate e a reflexão sobre os diferentes diálogos interdisciplinares acerca do tema central, dos problemas e de possíveis soluções.
Rico em temas interessantes para os trabalhadores, o seminário vai tratar também de outros assuntos como a gestão do conhecimento; a segurança no trabalho; desenvolvimento local, economia solidária e cooperativismo; o mercado de trabalho para pessoas com deficiência; os desafios do primeiro emprego e a qualidade no atendimento ao cliente como diferencial no mundo do trabalho.
Mais informações sobre o evento no site: www.feiradesantana.ba.gov.br/casadotrabalhador. O contato também pode ser feito pelos telefones 3603-2004/2007. As inscrições podem ser feitas até o início do evento. A Casa do Trabalhador fica na Rua Castro Alves, 893, Centro.

Fonte http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=13297

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Aprovada alteração à Lei Orgânica que mantém mandato de vereador caso assuma cargo estadual ou federal

A Câmara aprovou, esta semana, em primeira discussão, mais uma alteração à Lei Orgânica Municipal. A proposta é do vereador Angelo Almeida (foto). A matéria garante aos vereadores a condição de manter o mandato caso venha a assumir cargo que não seja no âmbito do secretariado municipal.

Aprovada alteração à Lei Orgânica que mantém mandato de vereador caso assuma cargo estadual ou federal (09.11.2012)


“Com a alteração na Lei Orgânica do Município, ampliaremos para o vereador de Feira de Santana a possibilidade dele ele vir ou não a assumir cargos em nível estadual ou federal”, pontua o vereador.
Em alguns municípios brasileiros, observa, já é permitido ao vereador ocupar cargo nas esferas estadual e federal sem que seja necessário renunciar ao mandato, apenas licenciar-se.
“Penso que se na próxima legislatura o Governo do Estado ou Federal tem a oportunidade de encontrar em nossos quadros alguém que pode lhe servir, não tem sentido o vereador perder o seu mandato porque a Lei Orgânica veta esta possibilidade”, pondera o vereador.
Em seu entendimento, não é correto vetar a participação do vereador “numa outra plataforma” da vida pública, “que de todo modo servirá também ao município”. Aprovada em primeira votação, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica apenas poderá ser colocada para votação definitiva em plenário após cinco sessões ordinárias.
O vereador Roberto Tourinho tem dúvidas quanto à constitucionalidade da proposição e decidiu se abster da votação. O seu colega Carlito do Peixe votou favorável, mas pediu que a matéria seja submetida à apreciação da Procuradoria Jurídica da Câmara, antes da segunda votação.

Fonte http://www.camarafeiradesantana.ba.gov.br

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Alagamentos mostram que cidade não é desenvolvida, diz vereador (07.11.2012)

A falta de estrutura para o escoamento das águas da chuva, em Feira de Santana, foi alvo de discurso do vereador Frei Cal, na sessão legislativa, desta quarta-feira (7).

Alagamentos mostram que cidade não é desenvolvida, diz vereador (07.11.2012)


Diante dos estragos provocados pelas chuvas que caíram na tarde de terça-feira (6), ele declarou que “muitos se enganam e pensam que nós estamos em uma grande cidade, mas só estamos em uma grande cidade em relação ao tamanho. Considero Feira de Santana ainda uma pequena cidade”.
Para o peemedebista, Feira de Santana é uma “vergonha quando caem alguns pingos d’água”. Acredita que a situação é fruto de uma cidade que, ao longo dos anos, “vem caminhando para o atraso ao invés do desenvolvimento”.
Relatou que, ontem, ficou bastante alagado o trecho compreendido entre a Unimed e o viaduto da avenida João Durval Carneiro. “Com as águas da chuva, a João Durval desapareceu completamente”.
Ele observa que o problema não é maior porque Feira de Santana não tem rio cortando a zona urbana.

Sac abre inscrição para processo seletivo na próxima sexta-feira (9); vagas para Feira de Santana

As vagas serão distribuídas entre 17 cidades do interior baiano, incluindo Feira de Santana, atendendo municípios que abrigam Postos SAC (15) e Pontos Cidadão (2).

Ed Santos/Acorda Cidade


Acorda Cidade

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) através da Secretaria da Administração (Saeb) abriu processo seletivo simplificado para preencher 121 vagas no interior da Bahia. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (2), e a contratação será sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). 
As vagas serão distribuídas entre 17 cidades do interior baiano, incluindo Feira de Santana, atendendo municípios que abrigam Postos SAC (15) e Pontos Cidadão (2). As inscrições devem ser feitas unicamente pela internet, no endereço eletrônico www.selecao.uneb.br/sac2012, da próxima sexta-feira (9) até o dia 19 de novembro.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 40. As vagas são destinadas à função temporária de Assistente de Atividades Administrativas, nível médio, com remuneração inicial de R$ 1.049,76 e jornada de trabalho de oito horas diárias. Do total de vagas ofertadas, 5% serão destinadas às pessoas com necessidades especiais.
As provas estão previstas para 9 de dezembro, no turno matutino, nas cidades para onde estão sendo ofertadas as vagas. A seleção contará com prova objetiva de Conhecimentos Gerais, nas disciplinas de Português (20), Matemática (5) e Atualidade (5), além da prova objetiva de Conhecimentos Específicos, na área de Informática (20), totalizando 50 questões. As provas são de múltipla escolha, com caráter eliminatório e classificatório.
 Os horários e locais de prova serão divulgados no DOE e no site da Uneb a partir do dia 4 de dezembro. Os candidatos deverão comparecer no dia da prova munidos de documento de identificação oficial com foto, caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, lápis preto e borracha. O conteúdo programático está relacionado no edital. Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir do dia 10 de dezembro. As informações são do Correio.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PM em Feira de Santana sedia seminário 'Mulheres do Peito'

O evento voltado as policiais femininas da corporação tem como meta a conscientização e combate do câncer de mama.

Divulgação/Assessoria

Acorda Cidade

O sucesso da campanha Outubro Rosa, realizada no mês passado pela Polícia Militar da Bahia na capital, possibilitou a extensão do projeto para as Unidades do interior e Região Metropolitana. O evento voltado as policiais femininas da corporação tem como meta a conscientização e combate do câncer de mama.
Feira de Santana através do Comando de Policiamento Regional Leste e 1ª Batalhão, é o primeiro município a ser contemplado com o projeto, que promove nesta quarta-feira (07), um Seminário com o Tema: ‘Mulheres do Peito’, ministrado pelo tenente coronel Marcos Nolasco Hora Neves do Quadro da Saúde da PM. O oficial é especialista em Oncologia Cirúrgica e atualmente responde pela presidência da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional da Bahia.
Outubro Rosa PMBA: No dia 15 de outubro o comandante geral da PM, o coronel  Alfredo Braga de Castro, homenageou a cantora da Banda Cheiro de Amor, Alline Rosa, que recebeu o mérito de mulher que representa a tropa feminina da corporação.  Na ocasião foi inaugurada a iluminação do quartel, que ficou cor de rosa, e policiais militares femininas com a doença foram lembradas pelo Comando da PM. O evento reuniu policiais femininas da capital, autoridades militares e civis.

Fonte http://www.acordacidade.com.br

Instalação de fábrica israelense garantida


Assinatura do Protocolo de Intenções na terça-feira 

O Protocolo de Intenções para a instalação da primeira unidade no Brasil da fábrica de plástico israelense Tama, que será implantada em Feira de Santana, foi assinado na manhã desta terça-feira (6) pelo prefeito Tarcízio Pimenta e representantes legais da empresa. O empreendimento terá um investimento estimado em 40 milhões e vai gerar aproximadamente 50 empregos diretos em três anos, com promoção de treinamento e capacitação de mão de obra prioritariamente local.
Durante a reunião, realizada no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, o administrador da Tama, Décio Marcos Luizotti, agradeceu o apoio cedido pelo Governo Municipal. “A participação da Prefeitura de Feira de Santana foi importante e decisiva. Agradecemos o suporte dado para agilidade dos trâmites necessários à instalação desta unidade. Agora vamos aguardar o processo natural e nos empenhar para que entre meados de setembro a dezembro de 2013 a fábrica entre em funcionamento”, ressaltou.
O prefeito Tarcízio Pimenta, por sua vez, observou que a atual gestão sempre valorizou a política de atração de empresas para o município. “A chegada desta nova fábrica também é resultado do investimento feito em tecnologia e será muito importante para a economia local. Serão mais empregos gerados em um segmento novo, que certamente vai expandir o potencial econômico de nossa cidade”, considerou.
A Tama Plastic Industry tem certificação verde e é fornecedora mundial exclusiva do material que será produzido em Feira de Santana, filme para embalagem de algodão diretamente nas áreas de colheita. A fábrica será instalada no Centro Industrial do Subaé (CIS) e inicialmente será responsável pelo abastecimento do mercado nacional.
Também participaram da reunião os advogados da Tama, Eduardo Alfonso e Henrique Landim, e os secretários municipais Wagner Gonçalves (Fazenda), Fabrício Almeida (Comunicação Social), Antônio Coelho (Meio Ambiente) e Jairo Carneiro Filho (Administração).

Pagamento de professores que atuam no distrito foi liberado



A Secretaria Municipal da Fazenda liberou nesta terça-feira (6) o pagamento de mais duas cotas do convênio firmado entre o Governo Municipal e o Conselho Comunitário de Jaguara, que permite o pagamento de professores que atuam em escolas deste distrito. Uma comissão de professores esteve reunida na segunda-feira (5) com o secretário da pasta, Wagner Gonçalves, para tratar do assunto.
Este convênio permite a contratação de professores em localidades longínquas do distrito de Jaguara, onde é difícil transportar os profissionais diariamente. Beneficia as comunidades de Sete Portas (Escola Municipal Elias Santos de Oliveira), Juazeirinho (Escola Municipal Ricardo Alves Carneiro) e Lagoa d´Água (Escola Municipal Isaías Ribeiro).
O secretário explicou que o convênio foi assinado com atraso, gerando a retenção dos primeiros repasses. A Secretaria da Fazenda já fez o pagamento das primeiras duas cotas e hoje liberou mais duas, totalizando as primeiras quatro. O valor de cada parcela é de R$ 29.828,35.

Regimento do Conselho das Comunidades Negras





O Regimento Interno do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas (COMDECNI) foi aprovado e sancionado pelo prefeito Tarcízio Pimenta no último dia 1º de novembro. Com o documento, o Conselho adquire mais autonomia e amparo legal para a realização de suas atividades, cumprimento de protocolos, além de representatividade.
O regimento reconhece que o conselho é um órgão colegiado, de caráter público, paritário, consecutivo, deliberativo e fiscalizador da política da igualdade racial das comunidades afrodescendentes e indígenas. O objetivo do conselho é combater a discriminação racial e indígena e as desigualdades estruturais que atinjam a integração plena na vida socioeconômica, política e cultural dos afrodescendentes e indígenas, assegurando a promoção de políticas públicas para fomentar e apoiar a igualdade de oportunidades.
Ainda esta semana, a Câmara de Vereadores deve votar a criação de um fundo financeiro para a entidade. O fundo será usado para subsidiar a manutenção do conselho, realização de projetos e ações de modo geral. Algumas iniciativas que hoje competem à administração municipal serão então transferidas para o conselho, como a ajuda de custo que é fornecida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) às entidades afros que desfilam durante a Micareta. Caberá também ao conselho acompanhar e fiscalizar o uso do dinheiro.
O fundo poderá receber recursos oriundos da União, Estado e Município, além de empresas e pessoas físicas que têm a opção de deduzir sua doação do imposto de renda. Atualmente, a entidade funciona na Casa dos Conselhos, situada à rua Domingos Barbosa de Araújo, 160, Kalilândia. Sua atual presidenta é Lourdes Santana e é composto por representantes de diversas secretarias municipais e de órgãos não-governamentais atuantes na defesa do negro e dos indígenas.

Vereador propõe concentração de carro-pipa em locais onde não choveu o suficiente

Os tanques de várias comunidades da zona rural de Feira de Santana estão cheios, com as chuvas que caíram no município no fim de semana. A informação é do vereador Justiniano França (foto).

Vereador propõe concentração de carro-pipa em locais onde não choveu o suficiente (06.11.2012)


Ele esteve em povoados como Barra, Olaria, Santa Rosa entre outros. Disse que o Rio Jacuipe, que passa pelo povoado de Olaria, chegou a transbordar. "Isso realmente nos dá um alento. Mas é necessário que os carros pipas façam a manutenção", afirmou.
Segundo Justiniano, o distrito de Bonfim de Feira foi outro beneficiado. O vereador observa que essas chuvas ainda não permitem o plantio e defende que a Prefeitura comece a trabalhar em "um grande programa de assistência" ao homem do campo para que no momento que aparecerem as chuvas próprias para plantação os trabalhadores possam ter o atendimento.
Justiniano França informou ainda, em discurso na Casa da Cidadania, que há necessidade de concentrar os carros pipa nas localidades que não foram contempladas pelas chuvas.

Coleta de lixo regularizada na cidade

Sesp disponibiliza equipes extras para coleta em bairros e distrito 

Equipes extras da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) estão atuando desde as primeiras horas desta quarta-feira (07) para regularizar a coleta de lixo em Feira de Santana. O serviço de coleta domiciliar foi suspenso desde a tarde de terça-feira (06) em virtude das fortes chuvas que caíram na cidade.
De acordo com Alexandre Monteiro, secretário municipal de Serviços Públicos, a suspensão do serviço foi realizada visando garantir a segurança dos motoristas e agentes de limpeza.  “Como medida de segurança tivemos que suspender a coleta em algumas áreas no turno noturno”, justifica.
Os bairros que ficaram sem cobertura, como pontua Alexandre Monteiro, foram Mangabeira, Fraternidade, Tomba e algumas ruas do distrito de Humildes. Monteiro informa que até o final desta quarta-feira a coleta estará totalmente regularizada. “A população pode ficar despreocupada, pois nenhuma área será prejudicada”, declara.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Família de paciente com meningite C luta por transferência




A família da professora Regiana da Silva Barbosa, 38, tem um desafio de vida ou morte: conseguir transferir a paciente, já diagnosticada com meningite C e em estado grave, do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) para o Hospital Couto Maia em Salvador.
A bactéria meningococo foi detectada na paciente na noite do último sábado (3), após Regiana dar entrada na unidade hospitalar. Antes, segundo relata Flayte Barbosa Ferreira, 32, sobrinha do esposo da enferma, a professora foi atendida na sexta-feira (2) na Políclinica do bairro Parque Ipê, com muitas dores de cabeça, um dos sintomas da doença, foi medicada e retornou a residência, no distrito de Maria Quitéria e não apresentou sinais de melhoras.
Após dois dias no HGCA, Flayte relata o estado de saúde da tia. “Ela continua no Hospital, não foi transferida, está em coma, não fala, não se mexe e respira com a ajuda de aparelhos. Não sei se vale mais a pena ser transferida e não vejo uma preocupação com a vida dela”, disse a parente.
Outro reclame dos familiares é que a paciente não foi isolada em um leito do Hospital. Regiane encontra-se na Sala Vermelha, junto com outros pacientes internados, enquanto aguarda a avaliação de um infectologista. “Já teve muita gente em contato ela, que deveria estar isolada”, afirmou Flayte. De acordo com a mesma, uma equipe da Secretaria de Saúde (Sesab), esteve no distrito de Maria Quitéria, para medicar as pessoas que mantiveram contato com Regiana. 
A assessoria de comunicação do HGCA enviou nota a redação do portal de notícias Bom Dia FEIRA e informou que foram tomadas todas as providências com a profilaxia aos que tiveram contato com a paciente. Segundo a unidade de saúde, o profissional para avaliar a paciente já foi solicitado.

Nota de Esclarecimento

Em reposta a denúncia em que familiares relatam sobre a “demora na transferência e avaliação da infectologista para a paciente R.S.B”, faz-se necessário informar que a paciente deu entrada nesta unidade hospitalar no dia 02/11/2012 com suspeita diagnóstica de meningite, sendo adotadas todas ações de acordo com critérios técnicos e protocolos do Ministério da Saúde.
No momento, a paciente encontra-se estabilizada, aguardando regulação para hospital de referência em Salvador. Ressaltamos ainda, que foram tomadas todas as providências com a profilaxia aos que tiveram contato com a paciente.
Quanto à avaliação com o infectologista a unidade aguarda avaliação do profissional já solicitado.

ASCOM-HGCA

Várias escolas municipais de Jaguara estão sem aula; professores alegam atraso salarial (05.11.2012)

Os professores das escolas municipais Elias Santos de Oliveira, localizada na comunidade de Sete Portas; escola Ricardo Alves Carneiro, em Juazeirinho e a escola Isaías Ribeiro, na localidade de Lagoa D’Água - todas com sede no distrito de Jaguara - estão sem aulas há duas semanas, segundo informa o vereador Roberto Tourinho (foto), em discurso na tribuna da Câmara.

Várias escolas municipais de Jaguara estão sem aula; professores alegam atraso salarial (05.11.2012)


De acordo com o vereador, ele foi procurado por moradores na manhã desta segunda-feira (6) para relatar o fato. Conforme Tourinho, a Prefeitura Municipal fez um convênio com o Conselho Comunitário de Jaguara para repassar o dinheiro dos salários destes professores. Cada professor recebe o salário no valor de R$ 510.
“Como pode a Prefeitura ter uma cotação orçamentária de R$ 605 milhões para este ano e estar devendo míseros reais para estes professores?”, questiona. Ele lembra que a arrecadação da Prefeitura é de aproximadamente R$ 60 milhões por mês.
O vereador Justiniano França informou que o último repasse feito pela Prefeitura Municipal ao Conselho foi no dia 30 de agosto. Ele também pontua que a Prefeitura encontra-se em débito com a escola municipal Maria das Graças Mendonça.

Anistia de débitos até dezembro

Impostos como IPTU, ISS, TFF, TLP, dentre outros 

O contribuinte que está em débito com a Prefeitura de Feira de Santana pode quitar sua dívida com 100% de redução de multas e juros, no pagamento à vista, até o dia 22 de dezembro. Concedida através do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), a anistia é válida para impostos como IPTU, ISS, TFF, TLP, dentre outros, e taxas municipais.
Apenas as dívidas decorrentes de multa por infração à legislação de trânsito e ambiental, e aquelas relativas às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, optantes pelo Simples Nacional, não estão incluídas no programa. A partir desta terça-feira (6), a Prefeitura vai veicular comunicado na TV e rádio lembrando o prazo da anistia fiscal.
O secretário municipal da Fazenda (Sefaz) Wagner Gonçalves, alerta aos contribuintes que não percam a oportunidade, aproveitando as vantagens oferecidas pelo programa para saldar as dívidas. “Para o pagamento à vista a isenção de multas de juros é de cem por cento. Se o contribuinte preferir pagar parceladamente, a dívida será renegociada e ainda assim ele conseguirá bons descontos”, ressalta.
No atendimento da Sefaz, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), os contribuintes poderão esclarecer dúvidas e conferir as condições de pagamento disponibilizadas através do Refis.  A Sefaz está situada na Rua Barão de Cotegipe, 764, centro, e funciona das 7h30 às 13h30.

Grande Culto de Ação de Graças!

Não Percam!!!!



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Novos cursos de capacitação profissional

Inscrições devem ser realizadas na Casa do Trabalhador 



A Casa do Trabalhador está com inscrições abertas para novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os interessados devem ter idade entre 18 a 59 anos. A escolaridade mínima exigida é o ensino fundamental incompleto.
Serão disponibilizadas vagas para os cursos de instalador e reparador de redes de computadores, mecânico de manutenção de freios, suspensão e direção automotivos, mecânico de manutenção de refrigeração e climatização doméstica e operador de telemarketing.  
A inscrição é gratuita e deve ser realizada na sede do órgão, situada na rua Castro Alves, 894. É preciso apresentar Número de Inscrição Social (NIS), RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho. Maiores informações sobre inscrições, número de vagas e início das aulas através do telefone (75) 3603- 2000.
 

Governo teme falta de combustível no país ainda neste ano

Segundo avaliação do grupo, as regiões mais ameaçadas são o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste, além de Minas e Rio Grande do Sul.

Ed Santos / Acorda Cidade


Acorda Cidade

Algumas regiões do país estão sob ameaça de ficar sem combustível no fim deste ano.
Para evitar o desabastecimento, ou atenuá-lo, o governo federal já começou a traçar um plano de emergência, que envolve a ampliação da capacidade de transporte e de armazenamento.
As reuniões tiveram início em outubro, com técnicos do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo, Petrobras e representantes das distribuidoras e dos produtores de etanol.
"Há uma grande preocupação com o curto prazo. O governo já sabe que será preciso um forte ajuste entre Petrobras e distribuidoras para que não ocorram problemas no fim do ano", diz Antônio de Pádua Rodrigues, presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que participa das reuniões.
Segundo avaliação do grupo, as regiões mais ameaçadas são o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste, além de Minas e Rio Grande do Sul.
A perspectiva de colapso se deve a três fatores: 1) o consumo recorde de gasolina, que, em 2012, pela primeira vez passará de 30 bilhões de litros; 2) a falta de capacidade interna de produção; e 3) problemas de infraestrutura de armazenagem e distribuição.
No fim do ano esse problema se agrava porque, historicamente, o consumo nos meses de novembro e dezembro é cerca de 10% superior à média registrada nos bimestres anteriores.
Para acompanhar a alta da demanda interna, a Petrobras vem importando cada vez mais gasolina. Até setembro, foram 2,4 bilhões de litros, quase o triplo do registrado no mesmo período de 2011, segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura.
A importação torna a distribuição mais complexa. O transporte da gasolina por navios, já sujeito a intempéries, sofre com a falta de infraestrutura dos portos, hoje sem espaço para atracação e armazenamentos. As informações são da folha.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Elogiado atendimento de equipe médica a paciente no Hospital Dom Pedro de Alcântara

A qualidade do atendimento prestado pela equipe médica do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), ao senhor Anselmo Pereira da Rocha, de 86 anos, enquanto esteve internado na unidade, recentemente, está sendo alvo de elogios pelo filho do paciente, o vereador Frei Cal (foto).

Elogiado atendimento de equipe médica a paciente no Hospital Dom Pedro de Alcântara (31.10.2012)


O idoso acabou falecendo, na madrugada da última segunda-feira (28). Mas a atenção médica recebida por ele no HDPA foi reconhecida pela sua família.
“Deparei-me com uma médica chamada Joyce Campodônio. Essa profissional de saúde não sabia quem eu era. No entanto, ela e sua equipe de enfermeiros deram uma lição humanitária, no quesito atendimento”, afirmou.
O vereador pretende apresentar uma Moção de Parabéns à médica do HDPA. O senhor Anselmo faleceu vítima de uma infecção respiratória generalizada.
Frei Cal agradeceu também aos vereadores e funcionários da Casa da Cidadania pela solidariedade prestada a ele, em relação ao falecimento do seu pai.

Feirantes da Marechal Deodoro esperam que o prefeito eleito regularize a situação da categoria

Eles falaram ao repórter Paulo José do Acorda Cidade sobre as suas expectativas com relação ao local onde trabalham com a gestão do prefeito eleito, José Ronaldo.

Paulo José/Acorda Cidade


Daniela Cardoso

Os feirantes que trabalham na rua Marechal Deodoro em Feira de Santana falaram ao repórter Paulo José do Acorda Cidade sobre as suas expectativas com relação ao local onde trabalham com a gestão do prefeito eleito, José Ronaldo.




Eremita Maria de Jesus, que trabalha no local há cerca de 30 anos, reconhece que o lugar é irregular e disse acreditar que José Ronaldo irá relocar os feirantes para outro local.
“A feira aqui é boa, mas sabemos que estamos em um lugar irregular. Eu acho que o prefeito vai tirar a gente daqui e colocar no Centro de Abastecimento, pois é o único lugar que deve caber todo mundo. Aqui está uma bagunça, as pessoas estão trabalhando no meio da rua”, disse.
A feirante Terezinha Martins também espera sair da rua Marechal Deodoro para outro lugar mais apropriado. 
“Eu espero que José Ronaldo arranje um lugar para colocar a gente, pois está tudo errado e é preciso melhorar. Eu acredito que o prefeito vai melhorar essa situação e nos ajudar”, afirmou. 
Patrícia de Oliveira, que trabalha no local há cinco anos, contou que José Ronaldo fez uma reunião com os feirantes durante a campanha, e garantiu que iria relocar os feirantes para outro local.  
“Ele teve uma reunião com a gente durante a campanha e afirmou que vai colocar a gente em um local mais organizado. Eu estou confiante que isso irá acontecer, pois aqui está muito bagunçado com muita gente”, declarou. 

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Inspeção em elevadores de ônibus do SIT

Condições dos veículos serão analisadas por fiscais e usuários 

Representantes das empresas que alimentam o Sistema Integrado de Transporte (SIT) e fiscais da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vão se reunir com alguns integrantes da Associação dos Deficientes Físicos do Estado da Bahia na noite desta quarta-feira (31), às 20 horas, no Transbordo Central, para inspecionar as condições dos veículos que dispõem de elevador.
Dos 211 ônibus que compõem o SIT, 84 possuem elevador. No entanto, o secretário da SMTT, Flailton Frankles, informa que os equipamentos apresentam problemas até mesmo quando têm contato com areia. Diante disso, a SMTT vai recomendar a manutenção de todos os equipamentos e o pleno funcionamento, dentro de cinco dias.
“A manutenção precisa ser diária. Nesta reunião com a categoria, serão identificados os problemas para que as empresas responsáveis, a 18 de Setembro e a Princesinha, solucionem os devidos problemas”, disse Frankles.
O encontro entre ambas as partes foi definido para as 20 horas devido ao menor movimento registrado no transbordo.  O decreto 5.296 de 2 de dezembro de 2004 regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
A reunião foi definida após o movimento da categoria em frente ao Transbordo Central nesta manhã. Segundo o tesoureiro da associação, Rafael Medeiros, a comissão vai fiscalizar os ônibus no transbordo, mas se houver necessidade, os representantes vão se deslocar para as garagens das respectivas empresas.
“Vamos observar quais são as medidas necessárias para que haja uma efetivação da lei e, consequentemente, melhor deslocamento e mais segurança para as pessoas com deficiência”, disse o tesoureiro da associação. A categoria também cobra sanitários adaptados nos terminais e curso de inter-relação pessoal para cobradores e motoristas.