segunda-feira, 30 de abril de 2012

XI Fórum de Comunicação Social com o tema "A Comunicação na Era Digital"



Realização da Associação Bahiana de Imprensa - Seccional Norte-Nordeste, com sede em Feira de Santana, acontece neste sábado, 5 de maio, o XI Fórum de Comunicação Social, com o tema "A Comunicação na Era Digital". O local é o auditório da Associação Comercial de Feira de e Empresarial de Feira de Santana.
A programação é a seguinte: Recepção às 13h30, abertura às 14 horas. Na sequência, a partir das 14h20, palestras dos jornalistas Marcílio Costa, da TV Subaé; Levi Vasconcelos, do ornal "A Tarde"; Ricardo Luzbel, do site "Bahia Noticias" e Rádio Tudo FM; e Edmundo Carvalho Filho, da Agecom. Depois de intervalo, às16h20, realização de debate com a coordenação de Jair Cezarinho, presidente da Seccional ABI Norte/Nordeste. O encerramento está previsto para às 17 horas. O Sindicato de Radialistas de Feira de Santana apóia o evento.

Vigilância Sanitária pede apoio de imobiliárias no combate a dengue

A população pode denunciar possíveis focos do mosquito através dos telefones 3612-6640 ou 0800 2846656 (Disk Dengue).



Acorda Cidade

Visando fortalecer as ações de combate à dengue em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisãode Vigilância Epidemiológica (Viep), está solicitando o apoio de todasas imobiliárias da cidade, responsáveis pela venda ou aluguel de vários imóveis que, por estarem fechados, inviabilizam o trabalho dos agentes de endemias. Do total de 312 mil imóveis de Feira de Santana, em pelo menos nove mil os agentes não conseguem entrar.
A proposta em firmar parceria com o segmento foi discutida na última reunião do Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, realizada no dia 2 de abril, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe da Viep já entrou em contato com a delegacia do Conselho Regional de Corretores de Imóveis(Creci) de Feira de Santana, que vai mobilizar representantes das imobiliárias para participarem da próxima reunião do Comitê, que acontecerá no próximo dia 7 (segunda-feira), às 15 horas, no auditório do Samu.

De acordo com a chefe da Viep, Janice Estrela, o apoio das imobiliárias no combate à dengue é importante e necessário. “São muitas as dificuldades que os agentes de endemias encontram para realizarem o trabalho de campo, sendo que a principal delas é o grande número de imóveis fechados. Muitas casas possuem piscinas e tanques descobertos. Como as imobiliárias têm em posse as chaves e contatos dos proprietários, poderão facilitar o acesso dos agentes”, considera.
Ela observa que além dessa dificuldade, os agentes lidam ainda com a recusa de moradores. “É necessário o apoio da população em permitir que os agentes de endemias adentre em suas residência, pois imóveis fechados podem ter muitos focos do mosquito”, salienta.
No próximo encontro do Comitê, será apresentada aos representantes das imobiliárias a atual situação epidemiológica do município, a fim de sensibilizar os profissionais do segmento, para que somem esforços com o Poder Público no combate à dengue. A população pode denunciar possíveis focos do mosquito através dos telefones 3612-6640 ou 0800 2846656 (Disk Dengue). As informações são da Secom.
Fonte Acorda Cidade

Campanha contra a Influenza inicia sábado

Mais de 60 mil pessoas deverão ser vacinadas em Feira

Mais de 60 mil pessoas, em Feira de Santana, devem ser vacinadas durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que será iniciada no próximo sábado (5) e prossegue até o dia 25 de maio. Integram o público-alvo da campanha, idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, trabalhadores da área de saúde e população indígena.
O Dia D será deflagrado logo no primeiro dia da campanha, no sábado, quando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai mobilizar aproximadamente 500 profissionais para atuarem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e locais definidos como postos extras, a fim de facilitar o acesso à imunização e atingir um maior número de pessoas.
Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela, as vacinas já estão sendo distribuídas entre as UBS e PSF e serão disponibilizadas das 8h às 17 horas, a partir do dia D. “As pessoas inclusas no público alvo da campanha devem se dirigir aos postos munidas de documento pessoal e cartão de vacinação. A vacina continua sendo trivalente e, por isso, vai imunizar contra a gripe comum, que antes era aplicada apenas em idosos, e a gripe H1N1”, informa.
Janice Estrela faz um alerta sobre as características da doença e destaca a importância da vacinação. “A influenza pode se apresentar desde uma forma mais leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A vacinação se constitui como uma estratégia efetiva de prevenção para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos”, adverte, acrescentando que “reações adversas são pouco frequentes e, na maioria das vezes, se resolvem naturalmente em até 48 horas”.
No Dia D de mobilização nacional, funcionarão como postos extras, das 8h às 17 horas, o Boulevard Shopping, a Secretaria Municipal de Saúde, Supermercado Todo Dia, localizado na avenida Senhor dos Passos, e Hiper G Barbosa, situado próximo a Estação Rodoviária, além das três Estações de Transbordo – Norte, Sul e Central e estacionamento do Paço Municipal. Também no Dia D, equipes volantes irão imunizar os idosos acolhidos no Lar do Irmão Velho e no Lar Franciscano Paz e Bem.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Atendimentos mantidos na véspera de feriado

Ambulatórios de algumas unidades de saúde funcionarão na segunda 



Visando não prejudicar pacientes que estão com consultas e procedimentos agendados para a próxima segunda-feira (30), os atendimentos ambulatoriais de algumas unidades de saúde serão mantidos. Mesmo com a suspensão do expediente nas repartições públicas nesta data, conforme decreto já publicado pela Prefeitura de Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde vai garantir a prestação dos serviços.
O funcionamento em regime especial será válido para o Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda (CSE), que deverá atender os pacientes agendados para consulta com cardiologista, urologista, proctologista, gastroenterologista, dermatologista, angiologista e otorrinolaringologista. Na policlínica da Rua Nova, o ambulatório também funcionará normalmente, atendendo os pacientes regulados para consultas com cardiologista e gastroenterologista.
A medida será acatada também pela policlínica do Feira X, onde serão mantidos os atendimentos de ginecologia, pediatria, gastroenterologia, otorrinolaringologia e fonoaudiólogo. Já na policlínica do George Américo, o ambulatório prestará atendimentos de dermatologia, ginecologia e cardiologia. A policlínica do Tomba, por sua vez, manterá os atendimentos de otorrinolaringologia.
Além do CSE e das quatro policlínicas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Ipê, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) e o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine, também adotará o regime de funcionamento especial. Na UBS do Parque Ipê, o atendimento será mantido com o médico cirurgião geral, nutricionista e gastroenterologista.   
Os atendimentos de urgência e emergência nas seis policlínicas que compõem a rede municipal de saúde permanecerão normalmente.

Família procura garota desaparecida durante a Micareta

Segundo a família, ela foi para circuito da festa usando blusa vermelha e short jeans e não voltou para casa.


Andréa Trindade

A garota de 14 anos Raquel Apolinária Sacramento está desaparecida deste o último domingo (22) de Micareta. Segundo a família, ela foi para circuito da festa usando blusa vermelha e short jeans e não voltou para casa.
Raquel é tia mais nova de Sarah e Juddy, as Gêmeas Hadassa, ex-back volcals do cantor Pablo.Quem tiver alguma informação que possa ajudar a encontrar a garota pode entrar em contato pelo número 75 8156-2227 (Luciana - irmã de Raquel).




Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade

Na tarde desta quinta-feira (26), familiares e amigos de Raquel estiveram com cartazes na avenida João Durval Carneiro, centro de Feira de Santana.

Concurso da prefeitura de Feira de Santana aguarda decisão da justiça

Segundo o secretário, ainda não se sabe se o concurso será validado ou não. Ele afirma que o concurso continua suspenso, mas que o município já tomou todas as providências, através da Procuradoria Geral.


Daniela Cardoso 

Candidatos do concurso público da prefeitura de Feira de Santana, realizado no dia 25 de março deste ano, estão cobrando respostas após a suspensão pela justiça. O secretário municipal de Administração, Jairo Carneiro Filho, informou ao Acorda Cidade queo concurso continua suspenso, mas que o município já tomou todasas providências, através da Procuradoria Geral.
“A defesa já foi feita e encaminhada para o Tribunal de Justiça. Estamos aguardando a resposta dessa defesa e a própria Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que foi contratada para o concurso, encontra-se aguardando essa posição para que todas as outras etapas [inclusive o resultado] aconteçam normalmente”, explicou. 
Segundo o secretário, ainda não se sabe se o concurso será validado ou não. “Temos que aguardar essa resposta do Tribunal para que a partir daí o município possa tomar um norte com relação ao concurso. Temos que aguardar, pois é questão de justiça”,ressaltou. 
Jairo Carneiro afirmou que a prefeitura e a sociedade são os maiores interessados na resposta sobre o concurso. “A sociedade está aguardando e nós estamos sendo solicitados com relação a informações”, disse. 
A promotora, Luciélia Silva Araújo Lopes, já havia afirmado que as provas poderiam ser anuladas. Segundo ela, diante da decisão judicial poderia haver um redimensionamento do número de vagas,ou até mesmo alguns cargos poderiam não ser oferecidos, devido a uma ação do ano de 2010, impulsionada por candidatos que foram aprovados no concurso de 2006, mas não foram convocados.
O secretário municipal de Comunicação, Fabrício Almeida explicou que houve a suspensão e não a anulação do concurso. Ele afirmou que os cargos do concurso de 2006 eram para digitadores e auxiliares administrativos, e que no concurso de 2012 não há vagas para esses cargos no edital.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Seagri busca apoio para amenizar efeito da seca

Recursos para limpeza de tanques e fornecimento de água 

O município de Feira de Santana começou a receber recursos da Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) para amenizar os efeitos da seca na zona rural. A verba no valor de R$ 70 mil será aplicada na limpeza de tanques e outra no valor de R$ 30 mil está prevista para o abastecimento de água através de carro pipa.
Os recursos foram liberados após o Governo Municipal ter decretado “situação de emergência”. A medida foi tomada em razão do longo período de estiagens que atingiu áreas dos distritos de Feira de Santana e ocasionou a perda das safras de feijão e milho.
Em contrapartida, a Prefeitura de Feira de Santana libera recursos da ordem de R$ 40 mil. Anteriormente, informa o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, o Governo Municipal investiu R$ 134.887 na disponibilidade de carro pipa para a zona rural, totalizando 1.370 viagens.
Em busca de amenizar a situação, a Seagri também solicitou apoio ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana; e ministro do Desenvolvimento Agrário, Gilberto José Spier Vargas.
Através de um diagnóstico elaborado pela secretaria, foi apresentada a situação do município e solicitadas cestas básicas, limpeza e ampliação de aguadas, além da contratação de carros-pipa, pois há mais de 600 cisternas espalhadas nos oito distritos e 200 comunidades e povoados do município.
“Devido à longa estiagem, os poços tubulares que dão sustentação a mais de 10 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água sofreram uma queda significativa de sua vazão, provocada pela falta de chuvas”, disse Moraes. Junto ao documento foi anexada a cópia do terceiro decreto de situação de emergência.

Inauguração de praças na próxima semana

Obras vistoriadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta nesta quinta 

A população feirense recebe a partir da próxima semana mais três praças completamente reformadas. A recuperação dos equipamentos visa garantir mais lazer e diversão para os moradores das respectivas localidades. Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito Tarcízio Pimenta, e o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, vistoriaram as obras. 
Na próxima sexta-feira (4), às 19h, será entregue a Praça e Quadra Poliesportiva do Loteamento Modelo, localizada, na rua Altamira. Diversas melhorias já foram realizadas no local, como implantação de sistema de irrigação, e a instalação do Parque Infantil. Atualmente os serviços concentram-se na recuperação do passeio e plantio de novos vegetais. Ainda serão instalados bancos e mesas de concreto, além de equipamentos de ginástica.
Na terça-feira (8) será a inaugurada a Praça João Marinho Falcão, localizada na rua José Alencar, no bairro Chácara São Cosme, ás 19h. O equipamento ganhará paisagismo moderno, iluminação eficientizada, bancos e mesas, além da instalação de Parque Infantil. 
Já na próxima quarta-feira (9) é a vez dos moradores do conjunto Feira VII comemorar. A praça da localidade já ganhou parque infantil e ainda será implantado um sistema de irrigação para manutenção do paisagismo. Estão sendo recuperadas ainda duas praças no Conjunto Wilson Falcão e no conjunto Feira X.
Para Alexandre Monteiro, a entrega destas praças irá proporcionar para a comunidade momentos de lazer. “Verificamos de perto o andamento das obras para que os serviços sejam concluídos o quanto antes. Os moradores destas áreas vão usufruir de parque infantil, equipamentos de ginástica, além de momentos de confraternização e diversão. O Governo Municipal investe cada vez mais na qualidade de vida para a população”, ressalta.

Graça Pimenta apoia luta dos professores

Em greve desde o dia 11 deste mês, os professores da rede estadual de ensino continuam acampados na Assembleia Legislativa (AL), onde decidirão os rumos do movimento na tarde desta quarta-feira (25). O projeto de Lei 19.776/2012, elaborado pelo Governo Estadual e que reajusta o salário dos professores em 3% no ano de 2013 e 4% até 2014, foi aprovado na AL nesta terça-feira (24).


A deputada estadual Graça Pimenta (PR), que votou contra o projeto, afirma que “os professores tem que ser mais valorizados, pois são eles que passam o conhecimento para os nossos jovens e contribuem para o crescimento da Bahia. Os alunos estão sem aulas e isso é um grande prejuízo para todo o Estado”. Entre as reivindicações da categoria está o reajuste salarial de 22,22% ainda em 2012, o que igualaria o piso estadual dos professores ao piso nacional.
FONTE:ASSESSORES DA PARLAMENTAR

Senador João Durval e programas para Feira de Santana e Salvador


O senador João Durval (PDT-BA) reuniu-se esta semana, em Brasília, com o secretário nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Afonso Barbosa. Na pauta uma discussão sobre diversos programas do Ministério do Esporte que serão implantados em Salvador e Feira de Santana. Em especial a ampliação do programa Segundo Tempo, que é destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. A principal finalidade do programa é colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania. Também deve ser implantado um programa de reinclusão de egressos do sistema penitenciário, com a criação de fábricas de material esportivo.
(Com informações de Silvio Romero, da Assessoria do Senador João Durval)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ponto facultativo nas repartições municipais na próxima segunda-feira







As repartições públicas municipais vão funcionar em horário diferenciado em decorrência do ponto facultativo na próxima segunda-feira (30), véspera do feriado de 1º de maio, Dia Internacional do Trabalho. O recesso será compensado com o acréscimo de uma hora na jornada de trabalho nos dias 24, 25, 26, 27 de abril, e nos dias 02 e 03 de maio.

O expediente nas unidades que prestam serviços essenciais como policlínicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital da Criança, Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) e Vigilância Epidemiológica não sofrerá alterações. O decreto nº. 8.578 foi publicado em jornal de circulação local no dia 19 de abril de 2012.

Aprovado em primeira votação projeto propondo lei municipal anti-baixaria

A Câmara de Feira de Santana aprovou nesta terça-feira (24), em primeira votação, projeto de lei que proíbe o uso de recursos públicos para contratação de artistas que em suas músicas, danças ou coreografias desvalorizem, incentivem ou exponham a mulher a situações vexatórias. A matéria é de iniciativa do vereador Luiz Augusto – Lulinha.

Semelhante a proposição aprovada pela Assembleia Legislativa em relação a contratos firmados pelo Governo do Estado, a proposta de Lulinha diz respeito a eventos realizados pelo Município. A segunda votação deve ocorrer nesta quarta-feira. 

Músicas com conteúdo que manifestem homofobia, discriminação étnica ou façam apologia ao uso de drogas ilícitas também fazem parte das restrições.

“Na hipótese de descumprimento por parte do contratado, este ficará sujeito ao pagamento de multa de 50% do valor do contrato”, diz o projeto. Em caso de reincidência, a multa será o dobro do valor.

O Poder Executivo poderá regulamentar a lei, estabelecendo o órgão diretamente responsável pela fiscalização, bem como a destinação do valor resultante da aplicação da multa prevista. A correção dos valores será feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

(Ascom / Câmara)


Fonte http://www.tribunafeirense.net/noticia_ler.php?codnoticia=12143&categoria=Poder%20Legislativo&subcategoria=

Aprovadas PLs que garantem piso salarial a professores e empréstimo junto à Caixa

Com aprovação, o menor vencimento básico da carreira ficará 14,40% acima do valor do Piso Nacional.



Acorda Cidade

Na noite desta terça-feira (24) a Assembleia Legislativa da Bahia deu passos significativos para avanços nos ganhos salariais dos professores da Rede Estadual de Ensino com a aprovação dos projetos 19.778/2012 e 19.779/2012, ambos de autoria do Governo do Estado.

Para a melhoria das condições de vida da população economicamente vulnerável, também foi aprovado o PL 19.707/2012, que autoriza o Estado a contratar operação de crédito interno, junto à Caixa Econômica Federal, no montante de até R$10 milhões.
A aprovação do PL 19.778 concede reajuste complementar de 4,66% no grau inicial da carreira de professor licenciado, estabelecendo o vencimento básico inicial da carreira em R$ 1.659,94, totalizando um ganho, em 2012, de 11,46%. Com esta medida, o menor vencimento básico da carreira ficará 14,40% acima do valor do Piso Nacional, fixado em R$ 1.451,00.
Já o PL 19.779/2012 fixa a remuneração dos professores não licenciados em termos de subsídio, no valor de R$ 1.659,70, assegurando o cumprimento do Piso Nacional da Educação (R$ 1.451,00) para 5.210 professores, assegurando aos professores não licenciados a possibilidade de ascensão ao Plano de Carreira do Professor até 31 de dezembro de 2016, mediante conclusão de curso de licenciatura.

Esclarecendo dificuldades para o reajustamento de 22%

A respeito do reajustamento de 22% para todos os professores, o deputado estadual e líder do Governo na Casa das Leis, Zé Neto(PT), explica que este fator externo pegou estados e municípios de surpresa. De acordo com ele, o ex-presidente Lula encaminhou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.776 propondo que o piso passasse a ser corrigido pelo INPC (Índice Nacional de Preços aoConsumidor), sendo aprovado, por unanimidade, em 27 de abril do ano passado.
Entretanto, em 15 de dezembro do ano passado, o referido PL teve recurso apresentado pela deputada Fátima Bezerra (PT/RN) propondo a mudança da referência de reajustamento. Tal proposta previa que o piso fosse atualizado de acordo com o percentual de crescimento do valor anual mínimo a ser investido por aluno da 1ª à 4ª série da Educação Básica. O que foi acatado pelo Senado Federal
O Governo da Bahia fez um acordo (fruto do diálogo com representantes da categoria) em novembro do ano passado tendo em vista o INPC (antes da decisão do Senado Federal). Naquele momento, além de assegurar o piso salarial e demais ganhos garantidos com a aprovação das matérias aprovadas nesta terça-feira (24), os salários sofreriam reajustes acima do piso nacional.
“É bom lembrar que a Bahia é o sexto salário médio do Brasil, pagando mais que São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, por exemplo. Nós, em 2006, encontramos um quadro de total descanso com essa categoria. Avançamos, e ainda temos muito o que fazer em prol dos professores, pessoas que merecem mais, que sabemos o quanto é importante estarem satisfeitos. O que fizemos nesses últimos anos nos coloca bem distante da realidade que encontramos. Na democracia não há outro caminho se não a disputa das idéias, a busca de saídas a partir da transparência das contas, para que possamos dizer de onde vamos tirar o dinheiro para conceder o reajustamento de 22% à categoria. Esse percentual inviabiliza para os municípios e estados do ponto de vista orçamentário”, disse Zé Neto.
De acordo com o parlamentar, o problema (reajustamento de 22%) que a Bahia, assim como outros estados, não estava previsto. “Quem iria prever que um projeto de lei enviado pelo ex-presidente Lula ao Congresso e aprovado por unanimidade em abril do ano passado garantindo o reajustamento pelo INPC fosse, no final de 2012, ter um revés do reajustamento de 22%?”, questiona.

Limite prudencial

A inviabilidade apontada por Zé Neto refere-se ao seguinte fato: a Bahia está com 44,01% de comprometimento orçamentário com folha de pessoal e em agosto estará em 46,02%. O limite prudencial previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal é 46%.

Não haverá congelamento de salários

Em plenário, o líder da Maioria esclareceu que não haverá congelamento nos salários dos aposentados. “O que haverá é o pagamento de subsídio, termo legal utilizado em função da criação de um cargo em extinção (caso dos professores não-licenciados)”.
“Desde quando estamos como Governo, 82 planos de carreira, regimento interno e leis salariais foram levadas à Assembleia Legislativa da Bahia. No passado, sequer havia diálogo. No Governo Wagner é que foi possível ascensão de carreira aos professores e os mesmo puderam sair do salário mínimo. Com a aprovação destes projetos, a Bahia estará entre os nove, e únicos, estados a pagar integralmente o piso nacional à categoria”,recordou Zé Neto.

Ganhos reais

Os professores da Bahia já têm acumulado nos últimos seis anos aproximadamente 30% de ganhos reais, acima da inflação e que os professores terão a cada dia por parte do governo o respeito às suas carreiras e o respeito ao que temos negociado.
Crédito junto à Caixa – Através da operação de crédito interno junto à Caixa Econômica Federal no montante de até R$10 milhões, aprovada nesta terça (24), o Governo Estadual vai poder aplicar recursos em ações de melhoria habitacional, urbanização, saneamento, esgotamento sanitário, abastecimento de água, coleta de resíduos sólidos e drenagem. O foco é a melhoria das condições de vida da população economicamente vulnerável. Informações da assessoria do Dep. Zé Neto.

Reunião técnica do PDE Interativo

Elaboração do Plano de Formação Continuada da Escola 



Diretores das escolas municipais participam nesta quinta-feira (26), a partir das 9h, da reunião técnica do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE Interativo). Junto com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, os gestores trabalham na elaboração do Plano de Formação Continuada da Escola, atendendo à solicitação do Ministério da Educação.
A partir do PDE Interativo, os gestores podem inscrever professores de suas escolas para participarem de programas de formação continuada e até mesmo de cursos de pós-graduação. Além dos educadores, os funcionários das escolas também podem participar. Os cursos são oferecidos pela plataforma virtual do Ministério da Educação e são totalmente gratuitos. No entanto, para participar a escola precisa elaborar seu Plano de Formação Continuada.
“No encontro desta quinta-feira, vamos acompanhar os últimos passos da elaboração do planejamento que já está em processo nas escolas. Os gestores contam com o apoio da equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação”, explica a professora Marta Damasceno Miranda, chefe da Divisão de Educação Infantil. O planejamento integra mais uma etapa do Plano de Ações Articuladas (PAR) do município de Feira de Santana.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Utilidade Publica



A Justiça Eleitoral quer facilitar a sua vida na hora de votar. Por isso, se você é um eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida e sua seção não é acessível, procure um Cartório Eleitoral, comunique sua necessidade e atualize seus dados.
Dia 9 de maio é o prazo limite. Não deixe para a última hora.

Obsevação: estas informações são válidas para todo o Brasil e não apenas para Mato Grosso do Sul.
Justiça Eleitoral – TRE/MS

ZONA RURAL: SAC leva atendimento a Ipuaçu, Maria Quitéria e Humildes

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) fará uma Operação Especial em três distritos de Feira de Santana a partir desta terça-feira (24).
Oferecendo serviço de emissão de Registros de Identidade, equipes do SAC estarão em Ipuaçu, Maria Quitéria e Humildes com previsão de emitir 60 RGs por dia.
Nesta terça-feira (24), o SAC começa a atender em Ipuaçu, na Escola João Batista Carneiro, localizada na BR 116, Km 07, Rodovia Rio Bahia, Travessa Santa Luz. O atendimento seguirá até a sexta-feira (27).
Os moradores de Maria Quitéria também contarão com os serviços do SAC previstos para iniciar no dia 30 de abril (segunda-feira) até o dia 04 de maio (sexta-feira). Quem precisar dos serviços do SAC neste local devem dirigir-se ao Colégio Estadual Professor José de Lima e Silva, na Estrada de Maria Quitéria.
Em Humildes, o atendimento terá início no dia 07 de maio (segunda-feira) encerrando-se no dia 11 de maio (sexta-feira). O local do atendimento em Humildes será em breve divulgado.
INFORMAÇÕES: ASSESSORIA DE IMPRENSA - DEPUTADO ZÉ NETO

Senac abre inscrições para cursos profissionalizantes

As inscrições vão até o dia 27. Os cursos oferecidos são de cozinheiro, operador de supermercado, auxiliar de crédito e cobrança e depilação.


Andréa Trindade

Começam nesta terça-feira (24) pelo site www.ba.senac.br/gratuidade as inscrições para os cursos profissionalizantes do Senac.
As inscrições vão até o dia 27. Os cursos oferecidos são de cozinheiro, operador de supermercado, auxiliar de crédito e cobrança e depilação.
A seleção para as vagas é eletrônica e presencial e o resultado será divulgado em maio. A aprovação no processo seletivo obedecerá aos seguintes critérios: a ordem de classificação no Índice PSG (Programa Senac de Grauidade), a quantidade de vagas oferecidas no curso escolhido pelo candidato e a apresentação dos documentos exigidos para a matrícula. Poderão ainda ser considerados outros mecanismos de seleção, tais como análise do histórico escolar e/ou a realização de provas seletivas.
As matrículas dos candidatos selecionados acontecem entre os dias16 e 17 de maio para o cursos cozinheiro e 6 e 7 para os cursos de operador de supermercado, depilação e auxiliar de crédito e cobrança. E necessária a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

Curso: operador de supermercado (160h)
Horário: 14h às 18h
Período do curso: 14/05 a 09/07/12
Local das aulas: SENAC
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Idade Mínima: 18 anos
Nº de Vagas: 25

Curso: auxiliar de crédito e cobrança (160h)
Horário: 14h às 18h
Período do curso: 14/05 a 09/07/12
Local das aulas: SENAC
Escolaridade: Ensino Médio Incompleto (mínimo 9º ano)
Idade Mínima: 18 anos
Nº de Vagas: 25

Curso: cozinheiro (400h)
Horário: 08h às 12h
Período do curso: 28/05 a 19/10/12
Local das aulas: SENAC
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Idade Mínima: 18 anos
Nº de Vagas: 20

Curso: depilador (180h)
Horário: 08h às 12h
Período: 14/05 a 16/07/12
Local das aulas: SENAC
Escolaridade: Ensino Médio Incompleto (mínimo 9º ano)
Idade Mínima: 18 anos
Nº de Vagas: 14

A unidade do Senac em Feira de Santana fica na rua Domingos Barbosa de Araújo, 48 – Kalilândia. Mais informações pelo número (75) 3603-3110.

Fonte Acorda Cidade

Caixa: inscritos no Minha Casa, Minha Vida terão linha de financiamento para móveis e eletrodomésticos

O Cred Móveis Caixa é resultado de uma parceria entre o banco e a Associação Brasileira das Indústrias de Móveis (Abimóvel)


Acorda Cidade

Agência Brasil - A Caixa Econômica Federal lançou ontem (23) uma linha de financiamento para a compra de móveis e eletrodomésticos da linha branca, destinada aos participantes do Programa Minha Casa, Minha Vida. Para a nova linha, serão disponibilizados R$ 2 bilhões e as operações poderão ser contratadas a partir de 4 de maio.
O Cred Móveis Caixa é resultado de uma parceria entre o banco e a Associação Brasileira das Indústrias de Móveis (Abimóvel). A previsão é que a linha atenda imediatamente cerca de 700 mil famílias. Esse número pode chegar a mais de 3 milhões de famílias, ao serem consideradas as que serão contempladas pelo programa,fases um e dois, até 2014.
As taxas variam de 1% a 2% ao mês, com prazo máximo de 48 meses. As taxas de juros serão definidas de acordo com a renda familiar dos interessados.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Greve de professores chega ao 13º dia; Grupo mantém ocupação na Assembleia Legislativa

Cerca de um milhão de estudantes estão sem aulas desde o dia 11 de abril. Categoria reivindica cumprimento de acordo por parte do governo estadual.


Acorda Cidade
Os professores da rede estadual de ensino da Bahia entram no 13ºdia de greve nesta segunda-feira (23). Um grupo de trabalhadorespermaneceu acampado no saguão da Assembleia Legislativa daBahia (AL-BA) durante todo o fim de semanasegundo afirma adiretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB).

previsão é que eles fiquem no local até terça-feira (24), quandodeve ocorrer a votação do projeto de lei que assegura o pisonacional aos 5.210 profissionais do nível médioos únicos que aindarecebem abaixo do estabelecido pelo governo federal.

Cerca de duas mil pessoas estão na AL desde a quarta-feira (18) enão têm interferido o funcionamento das atividades no local,segundo a assessoria de comunicação do órgão.

Negociação

"Até agora o governo não mandou nenhuma proposta de acordo. O secretárioque antes negava a existência de propostadisse, viaimprensaque colocou na mesa uma proposta para pagar em duasparcelas, em novembro e em abril, e que nós não aceitamosMas ogoverno não nos chamou para negociarapontar uma direção para oproblemamas age de maneira truculenta dizendo que irá cortar oponto", afirmou Claudemir Nonatosecretário-geral do Sindicato dosTrabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).

sindicato exige o cumprimento do acordo de reajuste de 22,22% no piso nacional por parte do governoconforme prevê o acordofechado entre as partes em novembro do ano passadonãocumprido até o momentosegundo Nonato. "A proposta diz que,entre 2012 e 2014, o professor terá o mesmo reajuste dado ao pisonacionalque é de 22,22%. Até agora eles deram 6,5% [concedido atodos os servidores públicos do estado], falta a diferença", comenta.

 a Secretaria de Educação da Bahia, através da assessoria deimprensainforma que o governo trabalha com a proposta denovembro de 2011, que prevê reajuste escalonado até 2014.Reafirma ainda que, se os deputados aprovarem o PL na terça-feira,os profissionais, em todos os níveisreceberão a partir de R$ 1.451, com base na lei federal. Até o momentooscerca de cinco mil professores de nível médio têm salário de R$ 1.187,9, piso extinto em dezembro do anopassado. As informações são do G1.