quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Feira soma esforços contra a dengue

Parceiros abraçam o Projeto de Mobilização Social 

A rede de parceiros do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue, para atuar nas localidades de Feira de Santana com maiores números de casos da doença, já está sendo formada. Os interessados em contribuir com a mobilização popular participaram do Seminário de Sensibilização de Parceiros, realizado na manhã desta quarta-feira (5), no Sest/Senat. As informações acerca do Projeto foram repassadas aos voluntários pela equipe da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), responsável pela sua execução.
Os parceiros podem ser instituições, órgãos, empresas da iniciativa privada e prestadores de serviços, a exemplo de borracharias, oficinas, chaveiros, salão de beleza, igrejas, bares, mercadinhos, supermercados, dentre outros. A mobilizadora social da FLEM, Edleide Lima, observou que a rede de parceiros possui grande importância no Projeto. “Todos vocês estão buscando unir forças enquanto cidadãos, para através da conscientização provocar a mudança de postura da sociedade. É preciso alertar cada morador de que a casa dele é um hotel de luxo para o Aedes aegypti”, salientou.
O comerciante Hélio Ribeiro, proprietário de uma farmácia no conjunto Feira X, foi um dos voluntários que assumiram o compromisso em abraçar o Projeto, conscientizando a vizinhança. “A luta contra o mosquito não é só das entidades governamentais. Se todos nós colaborarmos, a dengue não terá vez. O trabalho é de formiguinha mesmo, mas com cada um fazendo a sua parte é possível evitar a proliferação do mosquito e assim reduzir os casos da doença”, ressaltou. Ele informou que contribuirá distribuindo folders informativos aos clientes da farmácia, visitada por aproximadamente 400 pessoas ao dia.
De acordo com a técnica da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Maricélia Maia, os parceiros já estão sendo cadastrados no Sistema de Informação da Mobilização Social (Sismob), software disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e desenvolvido pela FLEM especialmente para a mobilização. “O sistema facilita a comunicação, troca de ideias e informações entre os envolvidos, permitindo o acompanhamento das ações realizadas nos municípios contemplados. A busca ativa de parceiros continuará sendo realizada, para que um maior número de pessoas participem do Projeto”, acrescenta.
Qualquer tipo de produto e serviço, como impressão de material educativo, fornecimento de bonés, camisas ou coletes, apoio no deslocamento dos participantes, apoio na divulgação, doação de brindes, água mineral e lanche pode ser disponibilizado pelos parceiros. Nesta quinta-feira (6), será a vez dos articuladores conhecerem melhor o Projeto, na Oficina de Capacitação dos Articuladores, que acontece durante manhã e tarde, no Núcleo Tecnológico Educacional, localizado ao lado da Direc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário