quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Diretor do Conjunto Penal de Feira mostra obras de ampliação

O Acorda Cidade teve acesso ao interior do Conjunto Penal de Feira de Santana para saber como andam as obras de ampliação da unidade penal. Veja as fotos exclusivas.



Aldo Matos

Com exclusividade a reportagem do Acorda Cidade teve acesso aointerior do Conjunto Penal de Feira de Santana para saber comoandam as obras de ampliação da unidade penal.


Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Em entrevista a nossa reportagem, o diretor Edmundo MemeriDumed afirmou que a obra anda em ritmo acelerado dentro docronograma e que a primeira etapa deve ser concluída no final domês de maio.
“A empresa de engenharia responsável não atrasou momentoalgum. Concluída a primeira etapa já dá para aliviar o quantitativo deinternos dentro do conjunto penal”, disse.
A parte interna do presídio está sendo ampliando de 340 para 1.250vagas. “São mais 920 vagas a mais. A área de banho de sol estásendo acimentada e cada cela está saindo de um alojamento paraquatro alojamentos, ou seja, quatro camas.”, informou.


Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

O diretor disse ainda que uma passarela está sendo construída ao redor da parte superior de todos os pavilhões, além de uma guarita que tem a finalidade melhorar a visibilidade de segurança, considerando que o presídio terá sistema de abertura e fechamento automático das celas. 
“Esse sistema dá mais tranquilidade ao agente penitenciário, que não vai ter o contato com o detento. Não será mais preciso o agente abrir e fechar o cadeado como é feito hoje. O contato será apenas no momento em que for preciso ir ao médico, assistente social, ao dentista ou a aula”, explicou o diretor. 
As novas guaritas do presídio terão banheiros mais aconchegantes e janelas de vidro de correr.

Alambrados

Também está sendo construídos alambrados para delimitar área de segurança do conjunto penal. As pessoasnão vão mais poder encostar-se ao muro.
“Esse alambrado vai dar maior segurança aos policiais que fazem a segurança facilitando a ação do policial nasegurança dentro do presídio”, informou.



Foto: Aldo Matos: Acorda Cidade

Presídio Feminino

No campo de futebol, que fica ao lado do conjunto penal, será construído o presídio feminino de Feira de Santana, cujo início da obra já foi aprovado pela Sucab (Superintendência de Construções Administrativas da Bahia).
O presídio para mulheres terá aproximadamente 220 vagas, creches, berçário para os filhos das detentas.

Investimento

O diretor destacou no final da entrevista que o Estado tinha uma previsão de gastar R$ 18 milhões de reais para500 vagas, mas ele apresentou um projeto com a implantação de quatro camas em cada cela, aumentando a capacidade para 920 vagas e com um custo de aproximadamente R$ 9 milhões.

“Uma economia bastante salutar. Depois de uma conversa que tivemos com o governador Jaques Wagner, o deputado Zé Neto e com o Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a ideia foi aceita e ajudou que o projeto se tornasse a realidade”, comemorou.

Fotos exclusivas/Aldo Matos/Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário