quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Não haverá corte de energia no Hospital Estadual da Criança

A assessoria da Coelba informou que a dívida foi negociada e que o corte de energia não vai ser feito.


A Coelba enviou uma notificação à Secretaria Estadual da Saúde no último dia 08 de fevereiro, em função do não pagamento de uma conta de energia pertencente Hospital Estadual da Criança (Hec), em Feira de Santana, vencida no dia 13 de janeiro deste ano.
Entretanto, de acordo com a assessoria de comunicação da Coelba, o corte de energia não vai ser feito, uma vez que houve uma negociação ente a companhia de fornecimento de energia elétrica e o estado.



O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT) explicou que não só a Bahia, mas os demais estados, municípios e União apresentam dificuldades ao fechar o orçamento em dezembro, conseguindo apenas reabri-lo em fevereiro.
“O orçamento fica praticamente fechado até fevereiro em função de critérios dos Tribunais de Conta por que neste último tempo os orçamentos são reordenados e as contas são avaliadas. Infelizmente essa ainda é uma situação administrativa enfrentada pelo Estado. Então, é nesse sentido que chamo a atenção da população e a tranquilizo de que não haverá nenhuma possibilidade de que haja corte de energia no HEC”, explica o parlamentar, que já entrou em contato com o presidente da Coelba, Moisés Sales, para tratar do tema.
Inclusive, já nesta quarta-feira (15), Zé Neto lembrou ainda que – mais importante do que colocar uma instituição séria, como o Hospital da Criança, enquanto mal credor, é informar a população sobre os serviços por ela prestados. No caso do HEC, o parlamentar lembrou que a unidade já é responsável por mais de 200 mil atendimentos, que já tem aproximadamente 27 leitos de UTI, no total, com leitos de sobrevivência.
De acordo com o líder governista, no ano passado o Estado teve que ampliar - com o Tribunal de Contas e a Procuradoria Geral do Estado acompanhando para otimizar a utilização dos recursos – de R$ 50 milhões para R$ 59 milhões o valor repassado para o atendimento no hospital. Inclusive, agora, o HEC já possui tomografia e o Governo do Estado trabalha para que o hospital possa realizar atendimento em oncologia infantil e cardiologia infantil, sem contar a abertura de vagas para que o hospital possa ser também utilizado como Hospital-Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário