Feira de Santana foi um dos 43 municípios baianos que esteve representado em reunião do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Brasil Sem Miséria, realizado em Salvador, nesta quinta-feira (15). Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o encontro teve o objetivo de diagnosticar a realidade de cada cidade e, a partir daí, articular as demandas de qualificação.
Na Bahia doze municípios estão conveniados ao programa. Feira de Santana desponta como pioneira, onde o Pronatec está em pleno funcionamento. Os números traduzem: Das 2.115 vagas para os 57 cursos oferecidas à população neste ano aproximadamente 1.000 já foram preenchidas. As aulas serão ministradas pelo Senai, Senac e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), Magno Felzemburgh, ressalta que durante a reunião a cidade foi destaque pelos avanços já conquistados com o programa, e teve a oportunidade de expor soluções para as necessidades apresentadas por outros municípios.
“Foi divulgada a experiência da parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que disponibiliza prepostos do Bolsa Família na Casa do Trabalhador para viabilizar a inscrição dos alunos no Pronatec”, informa. Ele explica que a proposta do programa é garantir a qualificação profissional para pessoas mais carentes, democratizando o acesso à rede de educação profissional e tecnológica.
O Pronatec – Brasil Sem Miséria é voltado para pessoas com idade entre 18 e 59 anos, com escolaridade mínima o Ensino Fundamental incompleto e beneficiários de programas sociais como Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário