segunda-feira, 5 de março de 2012

Ministério da Saúde define calendário de vacinação 2012

Embora as campanhas nacionais de vacinação sejam válidas, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde, Janice Estrela, lembra que não é apenas nos períodos estipulados pelas campanhas que se deve buscar a imunização. 



Acorda Cidade

As datas de realização das campanhas nacionais de vacinação para 2012 já foram definidas pelo Ministério da Saúde. Conforme prevê o calendário de vacinação, a primeira será contra a Influenza e ocorrerá no período de 05 a 25 de maio.
A segunda mobilização através de campanha nacional será contra a Poliomielite, para menores de cinco anos, e acontecerá no período de 16 junho a 6 de julho. O Ministério da Saúde também estipula o período para atualização do esquema vacinal para os menores de cinco anos de idade, que deverá ser realizada de 18 a 24 de agosto.
Embora as campanhas nacionais de vacinação sejam válidas, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde, Janice Estrela, lembra que não é apenas nos períodos estipulados pelas campanhas que se deve buscar a imunização e chama a atenção dos adultos que negligenciam a própria saúde, e deixam de se vacinar.
“Assim como as crianças, os adultos também devem manter atualizado o cartão de vacinação. A imunização de qualquer indivíduo somente é garantida com a vacinação, pois a dose leva ao organismo uma pequena quantidade de vírus ou bactérias, fazendo com que o corpo reaja sobre os mesmos, não deixando que se proliferem e causem as doenças”, explica.
Janice Estrela observa que várias vacinas de rotina do calendário básico de vacinação, destinadas a crianças e adultos, podem ser encontradas nas unidades da rede municipal de saúde. “Doses como BCG (contra tuberculose e hanseníase), Hepatite B,Poliomielite (contra paralisia infantil), Meningite C, Tríplice Viral, DTP (contra difteria, tétano e coqueluche), Febre Amarela, dentre outras,são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde e postos do Programa de Saúde da Família (PSF)”, ressalta. (Secom)

Fonte Acorda Cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário