terça-feira, 30 de outubro de 2012

Governo vai intermediar pagamento da Coopetrafs

Medida visa acabar impasse entre a entidade e o Sincol 

O Governo Municipal vai intermediar junto ao Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Feira de Santana (Sincol) a viabilização do pagamento da Cooperativa de Transporte Alternativo de Feira de Santana (Coopetrafs). 
A solicitação foi feita ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo presidente da Cooperativa, José Vicente Silva, na manhã desta terça-feira (30), no Paço Municipal Maria Quitéria.
Segundo José Vicente, a expectativa é que com o apoio do Governo Municipal a solução seja resolvida o mais rápido possível.  Ele ressaltou que a prefeitura não tem débitos com a cooperativa. “O contrato foi rompido por falta do pagamento por parte do Sincol. O débito do Sindicato com a Coopetrafs já ultrapassa R$1 milhão. Recorremos ao prefeito porque reconhecemos o seu empenho em intervir em prol da categoria. A situação está insustentável, os débitos só crescem e temos família para sustentar”, afirma. 
Diante do impasse entre o Sincol e a Coopetrafs, o Governo Municipal adotou medidas para manter a alimentação dos transbordos Norte e Sul, disponibilizando microônibus para a comunidade feirense.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Governo lamenta morte de pai de vereador

Sessão da Câmara suspensa em solidariedade a Frei Cal

O Governo Municipal lamenta o falecimento do senhor Anselmo Pereira da Rocha, pai do vereador Carlos Alberto Costa da Rocha, e se solidariza com a família. O corpo está sendo velado na capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara e será sepultado às 16 horas no cemitério São João Batista.
A sessão na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (29) foi encerrada em solidariedade ao vereador. Antes foi prestada uma homenagem com um minuto de silêncio no plenário e na galeria.

7º AVIVAR, Igreja Deus Vivo




Ontem, 28 de Outubro de 2012, foi o ultimo dia do 7º Avivar da Igreja Deus Vivo, onde foi glorificado o nome do nosso Grandioso Deus.
Marcaram presença nesse evento, o Prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho, o atual Vice-Prefeito Paulo Aquino, o Vereador eleito Isaías dos Santos, mais conhecido como Isaías de Diogo.



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Abastecimento de água será interrompido segunda-feira (29) em Feira de Santana e região

Para não sentir os efeitos da interrupção, a Embasa orienta a população a reservar água.

Divulgação


Andréa Trindade

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou por meio de sua assessoria de imprensa na manhã desta sexta-feira (26), que  o abastecimento de água será interrompido na próxima segunda-feira (29), a partir das 13h, nos municípios de Feira de Santana, Conceição da Feira, São Gonçalo, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis.
 A empresa explica que a interrupção ocorrerá para possibilitar serviços de manutenção preventiva. O abastecimento começará a ser regularizado de forma gradativa às 18h.
 Para não sentir os efeitos da interrupção, a Embasa orienta a população a reservar água. 

Venham todos participar!!!!





Bebê de 12 dias morre em incubadora de maternidade em Ilhéus

Bebê recebia banho de luz; pais alegam que temperatura alta causou morte. Maternidade onde o caso ocorreu fica em Ilhéus e não tem UTI neonatal.

Reprodução/TV Subaé | Mãe do Bebê


Acorda Cidade

Um bebê de apenas 12 dias morreu na quarta-feira (24) dentro da incubadora da maternidade Santa Helena na cidade de Ilhéus, sul da Bahia.
Tainá Araújo Souza nasceu com icterícia, problema comum em recém-nascidos, que deixa a pele e os olhos amarelados, e estava passando pelo chamado banho de luz. Os pais dizem que a criança foi exposta a uma temperatura muito alta e acabou morrendo.
Na certidão de óbito, consta que ela morreu de distúrbio metabólico, hipertermia, que é temperatura elevada, e fototerapia dupla. O bebê foi enterrado na tarde desta quinta-feira (25), no cemitério do Basílio, em Ilhéus.
A pediatra que atendeu Tainá disse que a menina tinha outras complicações que podem ter agravado o estado de saúde dela, mas assume que faltou cuidado por parte da equipe. “Era um bebê pequeno, baixo peso, prematuro, que tinha dificuldade na alimentação, que precisou de uma fototerapia. O funcionário estava do lado, mas não viu. Foi tudo muito rápido”, afirmou a pediatra Mônica Raiol.
A direção da maternidade Santa Helena disse que vai instaurar um inquérito para apurar as responsabilidades da morte da criança.
Tainá Araújo Souza nasceu e foi direto para a incubadora. Ela era a primeira filha de Cleidiane e Marcone. Na noite de quarta-feira, quando foi visitar a filha, a mãe, que já estava de alta médica, encontrou a menina morta.
“Estava muito quente lá, nem eu estava aguentando. Eu abri o pano para olhar, eu vi ela muito quieta, quando eu balancei ela estava durinha. Eu chamei as enfermeiras. Depois vieram falar que ela estava morta”, relata Cleidiane Ribeiro, mãe da menina.
“O corpo está todo queimado. Se tivesse baixado a temperatura, a criança não teria morrido”, diz Joelma Almeida, tia do bebê.
A maternidade Santa Helena é a única da cidade que atende pelo SUS os municípios vizinhos. Na unidade de saúde, nasce por mês, uma média de 300 crianças. As que precisam de cuidados maiores ficam internadas no próprio berçário, porque a instituição não dispõe de uma UTI neonatal, segundo informações da maternidade. As informações são do G1.

Fonte http://www.acordacidade.com.br

Diretor da Embasa adverte para perda de captação na barragem de Pedra do Cavalo (25.10.2012)

Representantes de órgãos públicos do estado e do município discutiram na manhã desta quinta-feira (25), a situação da seca no município de Feira de Santana.

Diretor da Embasa adverte para perda de captação na barragem de Pedra do Cavalo (25.10.2012)


Diretores da Embasa, Cerb, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a coordenadora da Estação Climatológica da Uefs, entre outros debateram a situação numa audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente e de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal.
O gerente da Embasa, Neidson Eloy (foto), disse que a situação da seca vem se agravando e destacou o papel da empresa nesse período. “O nosso papel é o abastecimento humano, mas a água que é fornecida pela Embasa muitas vezes é utilizada para outros fins”, afirmou.
Ele informou que o sistema de abastecimento não é dimensionado para essa finalidade e que a captação de água na barragem de Pedra do Cavalo está baixando cerca de 1cm por dia.
“Ainda não é urgente a questão de racionamento, mas se a situação se prolongar, no próximo ano possivelmente vamos ter que discutir isso”, ressaltou Neidson.
O gerente afirmou também que a empresa tem investido em cobertura, manutenção e novos sistemas, como o que foi iniciado no Centro de Reservação Norte, que vai dar uma condição de melhorias de abastecimento em vários bairros de Feira de Santana e comunidades rurais.

Pagamento do funcionalismo público regularizado



Problemas na transferência de dados comprometeram liberação do lote


O pagamento dos servidores municipais de Feira de Santana já foi regularizado. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, em virtude de problemas no lote da Previdência, houve um atraso no repasse do salário na manhã desta quinta-feira (25).
“O problema já foi solucionado e o lote já está liberado. Os salários já foram depositados”, assegura Wagner Gonçalves. O pagamento do funcionalismo público é realizado sempre no dia 25 de cada mês.  

Apagão: Bahia e outros estados ficam sem energia na noite de quinta-feira (25)

A assessoria da Coelba informou que o problema é de nível nacional e que trata-se do sistema interligado nacional, da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

Divulgação


Acorda Cidade

Moradores dos nove estados do Nordeste, além de parte do Tocantins e do Pará, ficaram sem energia no final da noite desta quinta-feira (25). A Bahia foi um dos locais mais afetados, ficou totalmente sem energia durante três horas, segundo informações da assessoria da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Por volta das 23h30, a informação da Companhia foi de que "todas as cargas da Coelba, de todos os consumidores na Bahia estão desligadas. A Bahia inteira está sem luz".
Já por volta da 1h30 da sexta-feira (26), a Coelba informou que parte do sul da Bahia já teve a energia restabelecida. Os municípios (nomes e quantidade não foram divulgados) estão recebendo fornecimento de luz de duas usinas - Itapebi e Funil. Às 2h30, a concessionária informou que a energia começou a ser religada em Salvador e Região Metropolitana - a maior parte da capital já tinha energia às 4h30. A Coelba informou que ainda aguarda o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizar o fornecimento para os demais municípios.
O  ONS confirmou que houve um problema no sistema às 00h14, no horário de Brasília, mas disse que a energia está sendo religada gradativamente. Na Bahia, a falta de energia começou por volta das 23h18, horário local, e não foi plenamente restabelecida até o momento. O ONS confirmou que o blecaute atingiu todos os estados do Nordeste e parte de Tocantins e Pará.
"As informações preliminares que temos indicam que é grande a extensão do apagão, mas não temos como precisar neste momento quantos estados foram atingidos. Sabemos que o problema atinge pelo menos o Norte e o Nordeste", declarou ao Uol João Bosco de Almeida, presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Ele disse que equipes já está trabalhando para normalizar a situação e que ainda não se sabe o que causou o apagão.
Pela internet, moradores de outros estados também reclamam do apagão - além dos já citados, há queixas de Amazonas, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Distrito Federal.  Segundo o ONS, a luz já voltou ao normal e Tocantins e no Pará por volta das 1h30 (horário de Brasília).  A energia começçou a voltar ao Maranhão e à Região Metropolitana de Recife (PE)  por volta das 2h de sexta.

Repercussão na internet

Nas redes sociais há relatos de pessoas que estão assustadas com a falta de energia em diversos locais, como Ceará, Sergipe, Pernambuco, Pará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Tocantins, entre outros. Em Salvador, todos os bairros estão sem luz. Até o Farol da Barra ficou sem iluminação.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Patra na Casa do Trabalhador

Oportunidade de trabalho e renda para autônomos 

O acesso dos trabalhadores autônomos, principalmente os de baixa renda, às oportunidades de trabalho, será facilitado em Feira de Santana. A Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec) está buscando implantar o Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (Patra) na Casa do Trabalhador. O Patra visa organizar grupos ocupacionais para prestação de serviços em residências e/ou empresas e já está sendo desenvolvido no município, através do SineBahia, desde a inauguração da nova unidade do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão).
Para conhecer melhor o programa e entender seu funcionamento, o secretário da Setdec, Magno Felzemburgh, visitou a unidade na manhã desta quarta-feira (24), quando foi recebido pela coordenadora do Patra, Soraia Caribé. Na oportunidade, ele destacou a importância do programa e observou que a iniciativa do Governo do Estado é louvável. “Em Salvador o Patra funciona muito bem, trazendo tranquilidade para quem contrata e também para quem presta o serviço. O programa é uma referência, pois dá segurança ao contratante”, avaliou.
A proposta, conforme Magno Felzemburgh, é de que com a extensão do Patra implantado na Casa do Trabalhador, o programa seja fortalecido no município. “A Casa do Trabalhador já disponibiliza outros serviços que são oferecidos no SAC, como a emissão de carteira de trabalho e intermediação de mão de obra. Com a implantação do Patra, vamos somar esforços e encaminhar vários autônomos para as oportunidades de trabalho que não exigem vínculo empregatício”, ressaltou.
Diferentemente do Patra disponibilizado no SAC, cujo banco de dados é formado apenas por diaristas, a ideia do programa funcionando na Casa do Trabalhador é abranger outros profissionais. “Queremos incluir eletricista, cuidador de idoso, babá, lavadeira, cozinheira, pedreiro, dentre outros trabalhadores. Eles deverão ter curso na área ou experiência comprovada na carteira e os valores das diárias serão estipulados em tabela para cada categoria. Assim como funciona o Patra no SAC, o pagamento seria efetuado pelo cliente ao trabalhador”, pontuou.
Quem deseja solicitar o serviço de uma das diaristas cadastradas no Patra, pode ligar para o telefone 3614-1999. Como regra trabalhista determinada pelo programa, elas cumprem diária das 8 às 17 horas e têm direito a um intervalo de uma hora para almoço. A qualidade do serviço prestado aos usuários também é avaliada pelo Patra, que pode desligá-las havendo a insatisfação dos clientes.

No Brasil, mais de 50% das crianças de 5 anos têm cárie, alerta associação

No Brasil, mais de 50% das crianças de 5 anos têm cárie, alerta associação.

De acordo com a consultora da ABO em odontopediatria, Márcia Vasconcelos, o índice é baixo quando comparado a dados anteriores.

Divulgação


Acorda Cidade

Agência Brasil - Dados do Ministério da Saúde mostram que, aos 5 anos de idade, mais de 53% das crianças já tiveram cárie. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO), com base em informações do ministério, alerta que as crianças nessa idade já têm, em média, mais de duas cáries nos dentes de leite.  
De acordo com a consultora da ABO em odontopediatria, Márcia Vasconcelos, o índice é baixo quando comparado a dados anteriores. Para ela, é fácil uma pessoa chegar à idade adulta sem cáries. “Com tudo que se sabe hoje sobre como prevenir a cárie, a criança com 5 anos não deve ter duas cáries, não deve ter nenhuma. É possível chegar à idade adulta sem cárie. E não é difícil”, garante.
No Dia da Saúde Bucal e também do Cirurgião-Dentista, lembrados hoje (25), a odontopediatra recomenda que as mães façam um pré-natal odontológico, ou seja, consultem o dentista antes do nascimento do bebê, para que possam ser orientadas sobre os cuidados com a própria saúde bucal e da criança. "As mães costumam soprar a papinha e dar beijo na boca da criança. Se ela tiver a boca contaminada, vai contaminar o bebê”.
Vídeo divulgado este ano na internet mostra uma atriz de Hollywood mastigando a comida e depois passando para a boca da filha. O presidente da ABO, Newton Miranda de Carvalho, diz que isso não é aconselhável. “É uma excrescência. Ela está fermentando a comida e a fermentação do alimento é um meio ideal para o crescimento de bactérias. Ela está aumentando o risco de passar alguma doença para a criança”, alerta Carvalho.
Márcia Vasconcelos sugere que nos primeiros meses de vida, os pais levem a criança para uma consulta odontológica, a fim de que o profissional possa orientá-los sobre como fazer a higiene bucal. “A mãe tem muito medo de pôr a mão na a boca da criança, tem medo de machucar o bebê. Por isso, o profissional mostra como limpar a boca com uma fralda molhada com água filtrada. Ela vai limpar a gengiva, onde fica resto de leite. É preciso limpar a língua também”, explica.
Para a especialista, o ideal é que até o nascimento do primeiro dente, os pais limpem a boca da criança uma vez por dia. Depois que nasce o primeiro dente, é preciso aumentar a atenção, limpando ainda com uma fralda ou gaze depois das principais refeições.
Márcia diz que não há uma fórmula que permita dizer, após determinado número de visitas ao dentista, que a criança não terá problemas de saúde bucal. Ela destaca, no entanto, a importância de um profissional acompanhar o nascimento dos primeiros dentes e os hábitos de higiene que estão sendo seguidos. Márcia lembra que o odontopediatra é o especialista apto a atender pacientes até 18 anos.

Anvisa suspende 30 lotes de diurético usado no controle da hipertensão

A Anvisa publicou também no Diário Oficial a apreensão, a inutilização e a proibição da divulgação do produto Mel com Ervas (com indicação terapêutica para asma).

Reprodução | Ilustrativa


Acorda Cidade

Agência Brasil – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu hoje (24) a distribuição, o comércio e o uso de 30 lotes do medicamento Hidroclorotiazida 25 mg, fabricado pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos. O remédio é um diurético utilizado no controle da hipertensão.
 De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União, o processo de fabricação do produto foi alterado sem aprovação da Anvisa. O fabricante, segundo a agência, teria incluído uma etapa de moagem do insumo farmacêutico que não estava prevista.
“Não há dados no registro do produto que comprovem a segurança e eficácia com esta alteração e o tamanho das partículas do produto após a moagem. [A inclusão da moagem no processo de fabricação] pode afetar o desempenho e interferir na estabilidade e dissolução, entre outros requisitos”, informou a agência, por meio de nota.
Os lotes suspensos são: 12030260, 12030261, 12030262, 12030263, 12040407, 12040408, 12040413, 12040414, 12040415, 12040446, 12040447, 12040448, 12040461, 12040462, 12040463, 12040464, 12040465, 12040466, 12060585, 12060586, 12060587, 12060588, 12060589, 12060590, 12060591, 12060592, 12060593, 12060594, 12060595 e 12060596.
A Anvisa publicou também no Diário Oficial a apreensão, a inutilização e a proibição da divulgação do produto Mel com Ervas (com indicação terapêutica para asma). O mesmo irá acontecer com todos os demais produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela Facon-Fabricação e Comércio de Cosméticos e Produtos Naturais Ltda. A empresa não possui autorização de funcionamento na Anvisa.
Outra interdição foi tomada em relação aos produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados pela Pro-Ervas, que também não possui autorização. A empresa Novartis Biocienciais deverá recolher os lotes S0006 e S0006A do medicamento Hydergine (mesilato de codergocrina), após detectada alteração de aspecto nos lotes.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Representantes da Associação Presidente José Sarney, marcam presença na EXPOAGRIFAN


O Presidente e a Vice-Presidente da Associação Presidente José Sarney, Isaías dos Santos e Valdelice Souza Mota, respectivamente, estiveram presente na EXPOAGRIFAM, Exposição Estadual de Agricultura Familiar, que está acontecendo no Parque de Exposição João Martins da Silva em Feira de Santana.
Este evento está sendo realizado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Secretaria de Agricultura (SEAGRI), onde estão acontecendo oficinas sobre o cultivo da Palma.

Isaías de Diogo, Deputado Ailton Florêncio e Valdelice Mota

Senai prorroga inscrições para cursos gratuitos na Bahia




Foram prorrogadas até o próximo domingo (8) as inscrições para os Cursos de Aprendizagem Industrial de Nível Básico no primeiro semestre de 2013 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 
Os interessados em concorrer a uma das vagas devem fazer a inscrição pelo site 

www.unibrasilvestibulares.com.br.
 
As provas acontecem no dia 11 de novembro em 18 municípios baianos. Estão sendo oferecidas 4.134 vagas em 102 cursos. Para concorrer, o candidato deve comprovar a conclusão do ensino médio ou estar cursando o ensino médio (a depender do curso). As aulas começam em janeiro de 2013.
 
Cursos oferecidos:
 
Alagoinhas - Ajudante de Fabricação na Indústria de Bebidas - Vespertino 
Alagoinhas - Auxiliar de Laboratório Químico na Indústria de Bebidas - Matutino Alagoinhas - Eletricidade Predial e Industrial com Noções em Automação - Matutino
Alagoinhas - Eletricidade Predial e Industrial com Noções em Automação - Vespertino Alagoinhas - Beneficiamento de Peles e Couros - Diurno 
Amélia Rodrigues - Moldagem por Injeção - Vespertino
Barreiras - Auxiliar de Rotinas Administrativas Industriais - Matutino
Barreiras - Suporte a Hardware e Rede de Computadores - Vespertino
Cachoeira - Beneficiamento de Peles e Couros - Diurno
Camaçari - Soldagem - Matutino
Camaçari - Soldagem - Vespertino 
Camaçari - Manutenção Automotiva - Matutino 
Camaçari - Eletricidade Predial e Industrial com Noções em Automação - Vespertino Camaçari - Eletricidade Predial e Industrial com Noções em Automação - Matutino Camaçari - Manutenção Mecânica - Matutino 
Camaçari - Manutenção Mecânica - Vespertino 
Camaçari - Caldeiraria - Matutino 
Camaçari - Caldeiraria - Vespertino 
Camaçari - Montador de Andaimes - Matutino 
Camaçari - Montador de Andaimes - Vespertino 
Conceição do Jacuípe - Transformação
Conceição do Jacuípe - Moldagem por Injeção - Vespertino 
Dias D´Ávila - Eletricidade Predial e Industrial com Noções em Automação - Matutino Dias D´Ávila - Caldeiraria - Matutino
Dias D´Ávila - Caldeiraria - Vespertino
Entre Rios - Operador de Sonda - Plataformista - Matutino 
Entre Rios - Operador de Sonda - Plataformista - Vespertino 
Eunápolis - Viveirista Florestal - Vespertino 
Feira de Santana - Costura Industrial do Vestuário - Matutino 
Feira de Santana - Pedreiro de Edificações - Vespertino 
Feira de Santana - Soldagem - Matutino 
Feira de Santana - Operação de Usinagem - Vespertino 
Feira de Santana - Eletricidade Industrial - Vespertino 
Feira de Santana - Eletromecânica - Matutino 
Inhambupe - Operador de Sonda - Plataformista - Matutino 
Inhambupe - Operador de Sonda - Plataformista - Vespertino 
Ilhéus - Auxiliar de Obras de Edificações - Matutino 
Ilhéus - Eletrônica de Manutenção Industrial - Matutino 
Ilhéus - Montador e Reparador de Componentes Eletrônicos - Matutino 
Ilhéus - Auxiliar de Rotinas Administrativas Industriais - Matutino 
Lauro de Freitas - Agente de Resíduos Sólidos e Conservação de Áreas Públicas - Matutino 
Lauro de Freitas - Agente de Defesa Ambiental - Matutino 
Lauro de Freitas - Agente de Defesa Ambiental -Vespertino 
Lauro de Freitas - Comunicação de Dados - Matutino 
Lauro de Freitas - Comunicação de Dados - Vespertino 
Lauro de Freitas - Suporte a Hardware e Rede de Computadores - Matutino 
Lauro de Freitas - Suporte a Hardware e Rede de Computadores - Vespertino Lauro de Freitas - Operador de Sonda - Plataformista - Matutino 
Lauro de Freitas - Operador de Sonda - Plataformista -Vespertino 
Lauro de Freitas - Operador de Inspeção de Qualidade - Matutino 
Lauro de Freitas - Auxiliar de Laboratório Químico - Vespertino 
Luis Eduardo Magalhães - Auxiliar de Laboratório Químico - Matutino 
Luis Eduardo Magalhães - Operador de Processo - Vespertino 
Luis Eduardo Magalhães - Auxiliar de Rotinas Administrativas Industriais - Matutino Mucurí - Ajudante de Fabricação de Celulose e Papel - Matutino 
Salvador - Agente de Defesa Ambiental - Matutino 
Salvador - Agente de Defesa Ambiental - Vespertino 
Salvador - Agente de Resíduos Sólidos e Conservação de Áreas Públicas - Vespertino Salvador - Auxiliar de Sistemas de Transmissão em Telefonia - Matutino 
Salvador - Auxiliar de Sistemas de Transmissão em Telefonia - Vespertino 
Salvador - Mecânico de Usinagem - Matutino 
Salvador - Mecânico de Usinagem - Vespertino 
Salvador - Manutenção Automotiva - Matutino 
Salvador - Manutenção Automotiva - Vespertino 
Salvador - Desenhista - Matutino 
Salvador - Instrumentista - Vespertino 
Salvador - Manutenção Mecânica - Matutino 
Salvador - Manutenção Mecânica - Vespertino 
Salvador - Auxiliar de Obras de Edificações - Matutino 
Salvador - Auxiliar de Obras de Edificações - Vespertino 
Salvador - Auxiliar em Confeitaria - Matutino 
Salvador - Auxiliar em Panificação - Vespertino 
Salvador - Auxiliar no Processamento de Carnes - Matutino 
Salvador - Auxiliar no Processamento de Sorvetes e Picolés - Vespertino 
Salvador - Costura Industrial do Vestuário - Matutino 
Salvador - Impressão Offset Plana - Matutino 
Salvador - Pedreiro de Edificações - Matutino 
Salvador - Pré-impressão Gráfica - Matutino 
Salvador - Pré-impressão Gráfica - Vespertino 
Salvador - Produção de Móveis Industriais - Matutino 
Salvador - Produção de Móveis Industriais - Vespertino 
Santo Amaro - Auxiliar de Laboratório Químico - Vespertino 
Santo Amaro - Operador de Inspeção de Qualidade - Vespertino 
Teixeira de Freitas - Viveirista Florestal - Vespertino 
Teixeira de Freitas - Mecânico de Grandes Máquinas - Vespertino 

Professores da Uefs realizam manifestação no centro da cidade

Na pauta de reivindicações, os professores pedem reajuste salarial de 28%.


Andrea Trindade/Acorda Cidade


Andrea Trindade

Os estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) não tiveram aula nesta quarta-feira (24). Os professores da instituição realizaram uma paralisação com manifestação no centro da cidade.
 Com faixas e carros de som próximo a prefeitura, os professores  informaram a população o motivo do movimento e confirmaram uma nova paralisação no dia 22 de novembro, em Salvador, na Governadoria, com a participação das quatro universidades estaduais da Bahia.




De acordo com a Adufs (Associação dos Docentes da Uefs), na pauta de reivindicações, os professores pedem reajuste salarial de 28%, revogação da Lei 7176/97 e a destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) como um importante parâmetro para a sustentabilidade financeira das universidades estaduais. O percentual deve ser revisado a cada dois anos.


Fotos: Andrea Trindade/Acorda Cidade

Falta de leitos em maternidades leva parturientes a sofrimento

Taionara contou que o obstetra esteve no HDPA ontem para dar alta as mulheres que tiveram filho normal e depois foi embora. Ela disse estar muito preocupada com a situação, pois já está perdendo liquido e seu parto não pode ser normal.

Ney Silva/Acorda Cidade | Taionara Conceição e sua mãe


Daniela Cardoso

Gestantes que buscam atendimento em Feira de Santana estão sofrendo para conseguir vaga nas maternidades. Taionara da Conceição Lemos, que está grávida de nove meses, já esteve cinco vezes na maternidade do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), mas até ontem não conseguiu ser atendida para realizar uma cesária.
 “Já vim aqui no Dom Pedro umas cinco vezes e eles falaram que era para eu vim no outro dia para fazer o parto, mas quando eu cheguei aqui não tinha médico. Fiquei rodando de um hospital para outro”, afirmou
 Taionara contou que o obstetra esteve no HDPA ontem para dar alta as mulheres que tiveram filho normal e depois foi embora. Ela disse estar muito preocupada com a situação, pois já está perdendo liquido e seu parto não pode ser normal.
 “Estou preocupada, por que pode acontecer alguma coisa com o meu filho. Eu já estou perdendo liquido e meu parto tem que ser cesário”, disse.
 A mãe de Taionara, Damiana Conceição Lemos, afirmou que a filha já esteve em outros hospitais, mas também não conseguiu realizar o parto. 
 “Para mim é um sofrimento ir e vim todos os dias com minha filha e ela não consegue ter o filho. Já procuramos outros hospitais, mas não conseguimos vaga”, disse.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Agentes comunitários realizam manifestação para cobrar agilidade em processo

O processo autoriza o município a pagar a categoria o salário de R$ 800, que é o mesmo valor pago em Brasília. Atualmente os agentes comunitários recebem um salário mínimo.

Paulo José/Acorda Cidade


Daniela Cardoso

Agentes comunitários de saúde realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (24) em frente a Procuradoria Geral do Município para reivindicar um processo que se encontra na procuradoria e depende da aprovação da Câmara Municipal, para autorizar o município a pagar o salário de R$ 800, que é o mesmo valor pago em Brasília. Atualmente os agentes comunitários recebem um salário mínimo.



O Procurador, Carlos Lucena, conversou com os agentes comunitários, e explicou que o pleito deles corresponde a aplicação de uma lei federal, que seria aplicada a nível municipal e que no período eleitoral os agentes públicos estão vedados a qualquer conduta que conceda aos servidores municipais revisões de remuneração que excedam a inflação dos últimos meses.




“Desde o mês passado fizemos uma consulta ao Ministério Público Eleitoral, acerca da possibilidade da aplicação desses benefícios aos agentes comunitários de saúde, sendo que é fruto de legislação federal. Estamos esperando uma consulta, mas eu não posso fazer uma previsão de quando essa resposta virá”, afirmou.
 Lúcia Gutenberg, do sindicato da categoria, disse ao Acorda Cidade que os agentes de saúde não estão satisfeitos, porque querem agilidade no processo.
 “O procurador nos entregou um encaminhamento que feito ao Tribunal e está em mãos da diretora. Nós teremos que aguardar esse posicionamento. Só estaremos satisfeitos quando a gente resolver. Não temos muito tempo, pois a Câmara Municipal vai entrar em recesso em breve”, afirmou.
 Lúcia Gutenberg ainda informou que foi feita uma proposta da procuradoria para que o sindicato também busque do Ministério Público mais agilidade.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

89% querem reduzir maioridade penal no país

Para 50% da população, limite de prisão deveria ser maior que os atuais 30 anos, afirma estudo do Senado.


Acorda Cidade

Enquanto o Brasil assiste ao julgamento do mensalão, o Senado divulgou o resultado de uma pesquisa realizada pela sua Secretaria de Opinião Pública indicando que 89% da população é a favor de aumentar a maioridade penal. Divulgado hoje (23.out.2012), o estudo (aqui, na íntegra) foi realizado por telefone com 1.232 pessoas de 119 municípios, incluindo todas as capitais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Os dados mostram que 20% dos brasileiros acham que a lei deveria permitir a prisão das pessoas a qualquer idade. Outros 16% acham que a maioridade penal deveria começar aos 12 anos. Para 18%, isso deveria ocorrer aos 14 anos. E 35% disseram que 16 anos é a idade mínima que alguém deve ter para ir preso. Só 7% concordam com a atual regra, que estabelece a maioridade penal a partir dos 18 anos. Deram outras respostas 3% dos entrevistados e 1% não soube ou não quis responder.
A pesquisa foi feita porque os senadores estão analisando um projeto de mudanças para o Código Penal, o PLS 236/2012. Outras perguntas também foram feitas aos entrevistados.
Os resultados mostram também que 50% da população acham que o limite de 30 anos de prisão deveria aumentar. O tempo máximo de reclusão deveria ser de 40 anos (para 9% dos entrevistados), 50 anos (para 36%) ou não ter limite (para 5%). A atual regra está correta para 17%. Mas 8% acham que deveria diminuir para 20 anos e 9%, para 10 anos. Outras respostas foram dadas por 6% e 9% não souberam ou não responderam à questão.

DROGAS
Sobre drogas, o estudo aponta 89% da população a favor da que a lei proíba que uma pessoa produza e guarde drogas para consumo próprio. Só 9% concordaram a permissão. E 1% não soube ou não quis responder à pergunta.

ABORTO
A maioria das pessoas (82%) é contra o aborto quando o procedimento é adotado porque a mulher não deseja o filho. Mas a maioria fica a favor do aborto quando a gravidez coloca a vida da mulher em risco (74%), é causada por estupro (78%) ou quando o bebê possa morrer após o nascimento por conta de doença (67%).As informações são do Blog do Fernando Rodrigues.

Fonte http://www.acordacidade.com.br/noticias/97923/89-querem-reduzir-maioridade-penal-no-pais-.html

Frei Cal acredita em “golpe” do Sincol contra a Coopetrafs

O anúncio do advogado do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (Sincol) de que será rescindido o contrato com a Cooperativa de Transporte Alternativo de Feira de Santana (Coopetrafs), que faz a alimentação Sistema Integrado de Transporte (SIT), foi alvo de discurso do vereador Frei Cal (foto), na sessão da Câmara, desta terça-feira (23).

Frei Cal acredita em “golpe” do Sincol contra a Coopetrafs (23.10.2012)



Sobre o impasse entre os envolvidos, Frei Cal declarou que “a Prefeitura diz que o Sincol deve ao Município e Sincol diz que o Governo Municipal é quem deve ao sindicato, e a Coopetrafs está nesse meio. Nós estamos sentindo que aí vai acontecer um grande golpe”, observa.
O peemedebista informou que o Sincol veio a público, através do advogado Leonardo Cirilo, para dizer que rompe o contrato com as vans do transporte gratuito, alegando que o transporte alternativo “deixa a desejar com suas obrigações sociais com funcionário, recolhimento de INSS, entre outros”.
O vereador diz achar interessante que somente agora, depois que a Coopetrafs passou a cobrar o débito do Sincol, “é que o sindicato reconhece que o serviço não está dentro da lei”.
Frei Cal reafirmou: “a gente começa a perceber, de uma forma muito clara, que está havendo aí já um golpe. Como sempre, a corda vai terminar quebrando do lado do mais fraco”, disse. O vereador declarou que espera imparcialidade da Justiça ao julgar os fatos.

FTC realiza mostra de trabalhos sobre Saúde do Idoso

Inclui a apresentação de pôsteres e trabalhos elaborados pelos estudantes.


Acorda Cidade

O Colegiado de Enfermagem da FTC Feira, juntamente com estudantes do 1º semestre do curso, realiza, em 24 de novembro, das 8 às 18h, a mostra de Trabalhos Interdisciplinares Dirigidos (TID), com o tema “Atenção à Saúde do Idoso”. A proposta é contribuir para reflexão e construção do conhecimento a partir da interação entre os componentes curriculares do curso.
A atividade tem como objetivo conhecer a política nacional de saúde do idoso, os cuidados, os tipos de violência e a sexualidade na terceira idade. Inclui a apresentação de pôsteres e trabalhos elaborados pelos estudantes.
A conferência de abertura é com a professora Leonor Bastos, que fará uma abordagem sobre “Política Nacional de Atenção à saúde do Idoso”. Mas o evento conta ainda com mesa - redonda, palestra, debate, exibição de pôster, comunicação oral e apresentação cultural.
Os alunos que pretendem apresentar trabalhos têm até dia 15 de novembro para fazer a inscrição. Já os interessados em participar como ouvintes poderão se inscrever até dia 20 do mesmo mês.
 A comissão científica é composta pelos professores Hayana Leal Barbosa, coordenadora de Enfermagem; Murilo Neto, Maria do Carmo Coutinho, Myllena Campelo Cortes, Guisala Mamoma e Lorena Marques.

Professores das universidades estaduais paralisam as atividades nesta quarta

A mobilização se repete no dia 22 de novembro, em Salvador, na Governadoria, com a participação das quatro universidades.

Andrea Trindade/Acorda Cidade

Acorda Cidade


Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) paralisam as atividades acadêmicas nesta quarta-feira (24), com ato público nas ruas do Centro de Feira de Santana, a partir das 10h. A mobilização foi aprovada em assembleia da categoria, conforme indicativo do Fórum das ADs (Associação dos Docentes), de forma unificada nas quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).
 O ato inclui a distribuição de nota pública, exibição de faixas, cartazes e apresentação das reivindicações da categoria através da arte dos cordelistas João e José Ramos, conhecido como Caboquinho. A mobilização se repete no dia 22 de novembro, em Salvador, na Governadoria, com a participação das quatro universidades.
 Na pauta de reivindicações, os professores pedem reajuste salarial de 28%, revogação da Lei 7176/97 e a destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) como um importante parâmetro para a sustentabilidade financeira das universidades estaduais. O percentual deve ser revisado a cada dois anos.

Fonte www.acordacidade.com.br

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Passageiros aprovam implantação de micro-ônibus

Veículos ampliam capacidade de passageiros do SIT 

“Se os transbordos continuarem sendo atendidos por ônibus e micro-ônibus vai ser uma maravilha. As vans não são organizadas e, além de tudo, não cumprem horários”. A declaração é da trabalhadora rural Sebastiana dos Santos, sobre a disponibilidade de micro-ônibus alimentando o Sistema Integrado de Transporte (SIT).
A medida foi adotada pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), em decorrência da decisão da Cooperativa de Transporte Alternativo de Feira de Santana (Coopetrafs) em suspender os serviços.
Para o servente Evandro de Almeida, os micro-ônibus têm mais uma vantagem porque dispõem de mais capacidade de passageiros que as vans. “Cada van leva uma média de 10 passageiros, enquanto os ônibus comportam 24 passageiros sentados e mais 13 em pé”, conta.
Mais um dos pontos positivos oferecidos pelos micro-ônibus, conforme a estudante Cristiane Oliveira, é a segurança. “Não tem nem comparação entre os dois transportes. Achei boa a mudança, porque muitas vezes as vans não levavam todos que estavam no ponto, devido à capacidade”, ressalta.
A comunidade feirense está sendo assistida por 20 veículos nos terminais Sul e Norte, localizados nos bairros Tomba e Cidade Nova, respectivamente. De acordo com o secretário da SMTT, Flailton Frankles, os micro-ônibus vão continuar atendendo à comunidade pelo tempo necessário, até a resolução do impasse entre o Sincol e a Coopetrafs.

Seca provoca perda de 90% da safra de feijão





A seca causou a perda de quase toda a safra de milho e feijão na região de Feria de Santana, na Bahia. Os agricultores que conseguiram colher um pouco de grãos aproveitam a alta no preço das culturas.
Mais de 20 mil famílias dependem do que plantam no campo. Mas este ano não choveu o suficiente e praticamente todo milho e feijão se perderam na lavoura.
De acordo com o levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feria de Santana, 90% da safra de feijão se perderam nesse período de estiagem. Os 10% estão na região de Bonfim de Feira.
A metade da lavoura da propriedade do agricultor Esdras Figueiredo foi salva pela pouca chuva que caiu no tempo certo. Mas para a maioria dos produtores, a colheita este ano foi perdida.(G1 Ba)

Fonte http://www.valtervieira.com.br

Ministros definem desempates e penas em sessão extra no STF




Em Brasília, nesta terça-feira (23) tem sessão extra no Supremo Tribunal Federal. Na segunda (22), os ministros votaram o último capítulo do julgamento do mensalão sobre formação de quadrilha. Condenaram o ex-ministro José Dirceu e a cúpula do PT.
Mas ainda falta definir o critério para os desempates e as penas. Depois de analisar as provas e de condenar ou absolver os réus, os ministros precisam definir os critérios de desempate. Sete réus receberam cinco votos pela condenação e cinco pela absolvição.
No total, o STF condenou 25 pessoas, e nove foram totalmente absolvidas. Entre os condenados, um ex-ministro, políticos, empresários e banqueiros. Para cada um, os ministros têm que fazer a dosimetria, que é a fixação da pena. É possível que eles comecem pelos cálculos mais simples.
Para o cálculo, é preciso levar em conta a participação de cada um e a importância de cada condenado no esquema do mensalão e os agravantes. A previsão é que as duas etapas acabem até quinta-feira.
E fica faltando uma decisão: como ficam os deputados federais condenados? Eles perdem o mandato ou não? Isso talvez fique para novembro.
O Código Penal prevê perda da função pública em caso de condenação criminal. Já o artigo 55 da Constituição diz que a perda de mandato será decidida pelo Congresso.
Na segunda-feira (22), os ministros do Supremo condenaram dez acusados por formação de quadrilha no esquema do mensalão. Os principais integrantes dos núcleos político, operacional e financeiro foram condenados por seis votos a quatro.
Último ministro a votar, o presidente do tribunal condenou 11 dos 13 acusados de formação de quadrilha. Ayres Britto lembrou a quantia milionária movimentada no esquema do mensalão. “São R$ 153 milhões na ponta do lápis. Na ponta da caneta. Na maquininha de calcular. Então, não há como fechar os olhos para essa evidência”.
Para a ministra Rosa Weber, que absolveu os 13 acusados, só há quadrilha quando os réus se unem para uma série indeterminada de crimes e ameaçam a paz social. “Os chamados núcleos político, financeiro e operacional, envolvidos nesta ação penal, jamais imaginaram formar uma associação para delinquir”, disse.
O relator discordou. “Eu acho ao contrário. A prática de crime de formação de quadrilha por pessoas que usam terno e gravata traz um desassossego que é ainda maior do que esse que nos trazem os que se consagram a prática dos chamados crimes de sangue”, afirmou Joaquim Barbosa.
Mas não convenceu a ministra Cármen Lúcia, que absolveu os 13 réus. Dias Tóffoli levou menos de um minuto para votar: disse que acompanhava o revisor e absolveu todos. Mas a maioria dos ministros entendeu que os réus se uniram e agiram como quadrilha.
“A quadrilha pode praticar esses crimes e praticou esses crimes a que nós nos referimos. E tanto assim o foi que ela durou mais de dois anos”, disse Luiz Fux.
“Mostraram-se os integrantes em número de 13, é sintomático o número. Cheguei mesmo a dizer que a confiança entre os integrantes lembrava a máfia italiana já que envelopes eram buscados contendo cifras altíssimas”, ressaltou Marco Aurélio Mello.
“Não se pode cogitar de normal ou adjunto social quando se tem um partido político corrompendo parlamentares. Sem duvida isso inverte a lógica do funcionamento das instituições”, disse Gilmar Mendes.
Os ministros condenaram 10 réus: José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino, Simone Vasconcellos, José Roberto Salgado e Kátia Rabello. Absolveram dois: Geiza Dias e Ayanna Tenório.
Houve empate no julgamento do ex-diretor do Banco Rural, Vinicius Samarane. Foi o sétimo empate do julgamento. Nesta terça-feira, os ministros vão decidir qual o critério será adotado para o desempate.
Alguns defendem que o presidente dê o voto de minerva. O ministro Ayres Britto disse concordar com o princípio do ‘in dubio pro reo’, ou seja, quando há dúvida sobre a culpa, o réu deve ser absolvido.
Em nota, o ex-ministro José Dirceu afirma que nunca fez parte nem chefiou quadrilha. José Dirceu diz também que vai continuar a luta para provar que é inocente.(G1)

Secretário estipula prazo até sábado para barraqueiro deixar praça próxima ao Feiraguai

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg (foto: Guto Jads - Jornal Grande Bahia), deverá providenciar até o próximo sábado a retirada de barracas da praça Dom João VI, nas imediações do Feiraguai.




A recomendação é do Ministério Público. O secretário terá que executar a medida, sob o risco de enfrentar processo criminal e por improbidade administrativa.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Magno Felzemburg disse que é a segunda vez que o MP solicita do Governo a retirada das barracas da praça pública. "A primeira recomendação foi dada e não cumprida", lembra o secretário.
Agora, de retorno à pasta "ele havia se afastado para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal" ele diz que está encaminhando a solução.
"O problema começou comigo, lá atrás. Conheço o processo desde o primeiro dia. Foi autorizado por mim que ficassem por três meses, para ampliação no Feiraguai. Seria de forma provisória. Mas não retornaram. É importante que o desfecho seja feito por quem começou", diz ele.
Felzemburg diz que abriu diálogo com os comerciantes e estabeleceu prazo até sábado para retirada dos equipamentos. "O Município não tem interesse em apreender material, produtos de ninguém, nem de usar a força. Eles entenderam. Vamos aguardar até sábado".
O secretário pretende manter uma audiência com a promotora para esta quarta-feira (24). "Apresentaremos a  postura que será adotada". Após o contato com o Ministério Público ele pretende conversar com os comerciantes mais uma vez.

Aprovado em 2ª votação projeto que obriga hospitais a fixar informação sobre atendimento de emergência

Estabelecimentos hospitalares e prontos-socorros que atendem pelas redes pública e privada que funcionam na cidade de Feira de Santana deverão fixar placas informando ao público quanto ao seu direito ao atendimento de urgência ou emergência, sob pena de serem enquadrados por crime de omissão de socorro.

Aprovado em 2ª votação projeto que obriga hospitais a fixar informação sobre atendimento de emergência (22.10.2012)


É o que determina projeto aprovado em segunda e última votação pela Câmara Municipal, nesta segunda-feira (22). A proposta é de autoria do vereador Luiz Augusto – Lulinha (foto).
A matéria, que segue agora para sanção pelo Poder Executivo, especifica a área externa das unidades de saúde devem ter aviso em forma de placa. Internamente, o informe deve ser por meio de murais - sempre em local visível, de forma destacada e legível. A placa e o texto no mural deve ser o seguinte:
“É obrigatório o atendimento de urgência ou emergência a toda e qualquer pessoas, independente de filiação ou não a plano de saúde, de depósito prévio ou de recusa em razão de especialidade médica, sob pena de configurar o crime de omissão de socorro tipificado no artigo 135 do Código Penal, com pena de detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano ou multa. Para denunciar ligue 190”.
O descumprimento à lei acarretará em multa no valor de cinco mil reais - aplicada em dobro da reincidência – contra o infrator.
O vereador Lulinha diz que caberá ao Município, através do órgão competente, fiscalizar o cumprimento da medida. Ele pediu aos veículos de comunicação que também colaborem nesse acompanhamento.

Fonte http://www.camarafeiradesantana.ba.gov.br

Projeto ABC da Associação Presidente José Sarney, Campeão!!!!

O time de futebol da Associação Presidente José Sarney, com garotos até 15 anos foi campeão da 5ª Copa Chamas da Evangelização do Conjunto Feira VI (categoria sub-15).



Projeto combate violência nas Escolas

Resultados positivos com atuação da Guarda Municipal 

Implantado no Município em abril de 2011, o Projeto Paz nas Escolas já reduziu em 95% a violência no ambiente escolar. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Direitos Humanos (Seprev), através da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
Somente no ano passado foram apreendidos 150 objetos a exemplo de facas, revólver, estiletes, réplicas de armas, entorpecentes, dentre outros. Este ano, já foram recolhidos 18 objetos durante as rondas nas escolas da rede municipal de ensino. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, o projeto tornou-se referência para outros municípios. 
“O projeto Paz nas Escolas já vem sendo desenvolvido em cidades como Maragogipe, Salvador, e cidades do estado do Rio de Janeiro e São Paulo. Através do projeto temos alcançado resultados bastante positivos. Este ano não houve nenhuma apreensão de arma de fogo”, informa.
De acordo com Marcos Vinícius, para assegurar a tranquilidade no ambiente escolar, prepostos da Guarda Municipal realizam rondas diariamente. “Os alunos são bem receptivos e colaboram com o projeto. Outro fator importante é a presença de vigilantes nas escolas municipais, o que não existia anteriormente. Os dados comprovam que a execução do projeto tem surtido grande efeito”, pontua.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Governo prepara cotas raciais para o serviço público, diz jornal




O Palácio do Planalto prepara o anúncio para este ano de um amplo pacote de ações afirmativas que inclui a adoção de cotas para negros no funcionalismo federal.
A medida, defendida pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff, atingiria tanto os cargos comissionados quanto os concursados.
O percentual será definido após avaliação das áreas jurídica e econômica da Casa Civil, já em andamento.
O plano deve ser anunciado no final de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra (dia 20) e estarão resolvidos dois assuntos que dominam o noticiário: as eleições municipais e o julgamento do mensalão.
O delineamento do plano nacional de ações afirmativas ocorre dois meses depois de o governo ter mobilizado sua base no Congresso para aprovar lei que expandiu as cotas em universidades federais.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, as propostas foram compiladas pela Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e estão distribuídas em três grandes eixos: trabalho, educação e cultura-comunicação.
A cota no funcionalismo público federal está no primeiro capítulo: propõe piso de 30% para negros nas vagas criadas a partir da aprovação da legislação. Hoje, o Executivo tem cerca de 574 mil funcionários civis.
No mesmo eixo está a ideia de criar incentivos fiscais para a iniciativa privada fixar metas de preenchimento de vagas de trabalho por negros.
Ou seja, o empresário não ficaria obrigado a contratar ninguém, mas seria financeiramente recompensado se optasse por seguir a política racial do governo federal.
Outra medida prevê punição para as empresas que comprovadamente discriminem pessoas em razão da sua cor de pele. Essas firmas seriam vetadas em licitações.
No campo da cultura, há uma decisão de criar incentivos para produtores culturais negros. Na semana passada, a ministra Marta Suplicy (Cultura) já anunciou que serão lançados editais exclusivos para essa parte da população.
No eixo educação, há ao menos três propostas principais: 1) monitorar a situação de negros cotistas depois de formados; 2) oferecer aos cotistas, durante a graduação, auxílio financeiro; 3) reservar a negros parte das bolsas do Ciências sem Fronteira, programa do governo federal que financia estudos no exterior.
A implantação de ações afirmativas é uma exigência do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado pelo Congresso em 2010, o último ano do segundo mandato de Lula.
Segundo o estatuto, é negro aquele que se diz preto ou pardo - juntas, essas duas autodefinições compõem mais da metade dos 191 milhões de brasileiros, de acordo com o Censo de 2010.
O plano é tido no governo como essencial para diminuir a desigualdade gerada por diferenças de cor e ampliar a queda na concentração de renda na última década.
Nesse sentido, o plano, ao usar unicamente critérios raciais, seria mais cirúrgico do que o sistema de cotas aprovado pelos congressistas em agosto, que reserva metade das vagas nas federais para alunos egressos de escolas públicas e, apenas nessa fatia, institui a ocupação prioritária por negros e índios.
Politicamente, será um forte aceno da gestão Dilma aos movimentos sociais, com os quais mantém uma relação distante e, em alguns momentos, conflituosa - como durante a onda de greves de servidores neste semestre.

Fonte: Folha Online.

Poluição sonora veicular lidera chamadas

60 ocorrências já registradas no 156 neste feriadão na cidade 

As reclamações referentes à poluição sonora veicular lideraram os chamados registrados na Central de Atendimento 156 neste feriadão. De zero hora de sexta-feira (12) ate a manhã deste domingo (14), o número de solicitações desta natureza totalizavam 60.
O órgão também registrou, no mesmo período, nove registros de poluição sonora provocada por bares e casas, cinco de acidentes de trânsito sem vitima, um de casa com risco de desabamento e mais um referente a semáforo com problemas.
De acordo com a atendente Célia Oliveira, a demanda maior do órgão está sempre relacionada aos casos de poluição sonora veicular. "O número de reclamações é sempre muito grande. As pessoas querem descansar no fim de semana e não conseguem devido ao comportamento de muitos donos de veículos", afirma.
Segundo ela, através dos chamados, prepostos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Guarda Civil Municipal são deslocados atá o local para coibir a ação dos condutores.

Atividades educativas reforçam combate à dengue

Situação de risco e alerta para o próximo período de verão 

Várias estratégias de combate e disseminação da dengue estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Feira de Santana. O município está entre os dez baianos apontados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) como em situação de risco ou alerta em relação à dengue para o próximo verão, quando a umidade e o calor favorecem que o mosquito prolifere mais rápido.
A listagem divulgada pela Sesab inclui também as cidades de Salvador, Itabuna, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Guanambi, Jacobina, Serrinha, Jequié e Teixeira de Freitas. Em Feira de Santana, além do trabalho realizado em campo pelos agentes de endemias, atividades educativas também estão sendo desenvolvidas, principalmente nos bairros que apresentam os maiores índices de infestação predial. 
A enfermeira técnica da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Maricélia Maia, observa que o risco de epidemia é muito provável, mas que a SMS está atenta e vai intensificar as ações para minimizar o impacto. “Já investimos na preparação dos profissionais que trabalham na prevenção da doença, na capacitação de enfermeiros e médicos e temos melhorado a resposta, mas ainda assim é preciso conscientização”, ressalta.
Segundo ela, o apoio de vários órgãos e instituições que estão envolvidos no Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia vai garantir uma maior sensibilização da população. “Quanto mais parceiros tivermos, mais pessoas serão alcançadas. Esta semana participamos de encontro com o clero da Arquidiocese de Feira de Santana, que nos assegurou que o tema dengue também será abordado nas missas e reuniões comunitárias”, revela.
Nas dez localidades contempladas com o Projeto de Mobilização - Tomba, Feira X, Parque Ipê, Campo Limpo, Cidade Nova, George Américo, Gabriela, Feira VI, Queimadinha e no distrito de Humildes, atividades de cunho educativo com a participação dos moradores estão ocorrendo simultaneamente. As escolas municipais situadas nestas localidades serão visitadas pela equipe de Educação em Saúde da Viep, que vai apresentar peça teatral sobre a dengue.   

CRMQ funcionando em nova sede

Unidade já registrou cerca de 330 atendimentos este ano 

O Centro de Referência Maria Quitéria está funcionando em sua nova sede, localizada na Rua Paris, 97, Santa Monica. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A unidade atende mulheres vítimas de violência doméstica no município, através de uma estrutura composta por advogados, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos.
O Centro de Referência realiza visitas e palestras em diversos locais, orientando as mulheres como agir e o que fazer em situações de violência. As unidades do Craes, Creas, além de outras na área de saúde conduzem as vítimas de violência doméstica ao CRMQ.
Este ano, cerca de 330 atendimentos foram realizados envolvendo todos os tipos de violência doméstica, tais como: agressão física, moral, sexual, psicológica e patrimonial. Segundo a coordenadora do Centro, Maria Luiza da Silva, as queixas mais registradas são a de violência física e moral.
A coordenadora ressalta também a importância do órgão no município. “É muito importante esse apoio. As mulheres que sofrem com o problema muitas vezes não sabem como agir em tais situações, e cabe a nós orientá-las”, afirma Maria Luiza.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eleições e Voto Consciente

Importância das eleições, importância do voto consciente, escolhendo um bom candidato.





Introdução 

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

A importância do voto

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Como votar conscientemente

Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Durante a campanha eleitoral

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato. 

Conclusão

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento. 

Anatel assina em outubro contratos para serviço de telefonia 4G

As empresas que venceram o leilão terão que disponibilizar a tecnologia 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações até 30 de abril de 2013.

Divulgação


Acorda Cidade

Agência Brasil - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai assinar no dia 16 de outubro os contratos que autorizam o uso das faixas de frequência para a telefonia móvel de quarta geração (4G) que foram leiloadas em junho.
As empresas que venceram o leilão terão que disponibilizar a tecnologia 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações até 30 de abril de 2013, e nas sedes e subsedes da Copa do Mundo até 31 de dezembro de 2013.
 O leilão realizado pela Anatel resultou em uma arrecadação total de R$ 2,93 bilhões, entre lotes nacionais e regionais. Os quatro lotes nacionais foram arrematados pelas empresas Vivo, Claro, Oi e TIM. A licitação também vendeu a faixa de 450 mega-hertz (MHz), que vai permitir o acesso a serviços de internet e banda larga nas áreas rurais.

Fonte: www.acordacidade.com.br

Nova lista de pré-selecionados do Minha Casa

1.300 nomes para os empreendimentos Iguatemi I, II e III 

A Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária divulgou, nesta segunda-feira (1), mais uma lista de pré-selecionados do Programa Minha Casa Minha Vida. As famílias contempladas são para os residenciais Iguatemi I, II e III, localizados no bairro Mangabeira, ao lado dos empreendimentos Rio São Francisco, Videira, Figueira e Santa Bárbara.
A lista já está publicada no site da Prefeitura de Feira de Santana, na opção Serviços, situada ao lado esquerdo da página, link Minha Casa Minha Vida. As famílias também podem conferir o material a partir desta terça-feira (2), na sede da repartição, localizada na avenida Sampaio, 371, Centro. 
Foram divulgados 1.300 nomes para cerca de mil unidades do empreendimento, conforme determinação do Ministério das Cidades. O Governo Federal exige a indicação de 30% a mais de inscritos com relação a quantidade de imóveis disponibilizados.
O secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy Souza, explica que esta determinação é uma forma de garantir que todas as unidades serão ocupadas, uma vez que muitos convocados não comparecem, ou possuem problemas com documentação. Ainda de acordo com o secretário, a nova lista corresponde aos últimos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida 1. “Ainda teremos mais cinco mil unidades para indicação, sendo todas do Minha Casa Minha Vida 2”, afirma.

Procon registra 2.238 queixas em setembro

Embasa e Oi lideram índice de reclamações e processos 

Os consumidores têm buscado cada vez mais fazer valer as normas do Código de Defesa do Consumidor. Em Feira de Santana, a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) é o principal canal para busca de soluções de problemas deste tipo. No mês de setembro foram registradas 2.238 queixas, com abertura de 268 processos administrativos.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi a líder em reclamações, com 227 queixas e 61 processos abertos. De acordo com o balanço divulgado nesta semana, a empresa de telefonia Oi ficou em segundo lugar com 156 queixas. Também aparecem na lista de mais reclamadas a Claro (146), Itaucard (92), Coelba (80), G Barbosa (72), Ibicard (68), Hipercard (67) e Tim (53).
Segundo o superintendente do Procon, Jorge Marques, setembro foi um mês atípico com uma pequena redução no número de queixas. Ainda segundo ele, o índice de processos resolvidos foi superior aos meses anteriores. “A Embasa segue como a empresa com maior número de processos. Tivemos em setembro números muito parecidos com o mês de agosto”, completa.
As queixas e processos foram abertos nas duas sedes do Procon, localizadas na avenida Maria Quitéria e Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), na rua Barão de Cotegipe. A unidade do Ceaf atende o público das 8 às 13 horas, e a da Maria Quitéria das 8 às 17 horas.