segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Atividades educativas reforçam combate à dengue

Situação de risco e alerta para o próximo período de verão 

Várias estratégias de combate e disseminação da dengue estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Feira de Santana. O município está entre os dez baianos apontados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) como em situação de risco ou alerta em relação à dengue para o próximo verão, quando a umidade e o calor favorecem que o mosquito prolifere mais rápido.
A listagem divulgada pela Sesab inclui também as cidades de Salvador, Itabuna, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Guanambi, Jacobina, Serrinha, Jequié e Teixeira de Freitas. Em Feira de Santana, além do trabalho realizado em campo pelos agentes de endemias, atividades educativas também estão sendo desenvolvidas, principalmente nos bairros que apresentam os maiores índices de infestação predial. 
A enfermeira técnica da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Maricélia Maia, observa que o risco de epidemia é muito provável, mas que a SMS está atenta e vai intensificar as ações para minimizar o impacto. “Já investimos na preparação dos profissionais que trabalham na prevenção da doença, na capacitação de enfermeiros e médicos e temos melhorado a resposta, mas ainda assim é preciso conscientização”, ressalta.
Segundo ela, o apoio de vários órgãos e instituições que estão envolvidos no Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia vai garantir uma maior sensibilização da população. “Quanto mais parceiros tivermos, mais pessoas serão alcançadas. Esta semana participamos de encontro com o clero da Arquidiocese de Feira de Santana, que nos assegurou que o tema dengue também será abordado nas missas e reuniões comunitárias”, revela.
Nas dez localidades contempladas com o Projeto de Mobilização - Tomba, Feira X, Parque Ipê, Campo Limpo, Cidade Nova, George Américo, Gabriela, Feira VI, Queimadinha e no distrito de Humildes, atividades de cunho educativo com a participação dos moradores estão ocorrendo simultaneamente. As escolas municipais situadas nestas localidades serão visitadas pela equipe de Educação em Saúde da Viep, que vai apresentar peça teatral sobre a dengue.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário