sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bebê de 12 dias morre em incubadora de maternidade em Ilhéus

Bebê recebia banho de luz; pais alegam que temperatura alta causou morte. Maternidade onde o caso ocorreu fica em Ilhéus e não tem UTI neonatal.

Reprodução/TV Subaé | Mãe do Bebê


Acorda Cidade

Um bebê de apenas 12 dias morreu na quarta-feira (24) dentro da incubadora da maternidade Santa Helena na cidade de Ilhéus, sul da Bahia.
Tainá Araújo Souza nasceu com icterícia, problema comum em recém-nascidos, que deixa a pele e os olhos amarelados, e estava passando pelo chamado banho de luz. Os pais dizem que a criança foi exposta a uma temperatura muito alta e acabou morrendo.
Na certidão de óbito, consta que ela morreu de distúrbio metabólico, hipertermia, que é temperatura elevada, e fototerapia dupla. O bebê foi enterrado na tarde desta quinta-feira (25), no cemitério do Basílio, em Ilhéus.
A pediatra que atendeu Tainá disse que a menina tinha outras complicações que podem ter agravado o estado de saúde dela, mas assume que faltou cuidado por parte da equipe. “Era um bebê pequeno, baixo peso, prematuro, que tinha dificuldade na alimentação, que precisou de uma fototerapia. O funcionário estava do lado, mas não viu. Foi tudo muito rápido”, afirmou a pediatra Mônica Raiol.
A direção da maternidade Santa Helena disse que vai instaurar um inquérito para apurar as responsabilidades da morte da criança.
Tainá Araújo Souza nasceu e foi direto para a incubadora. Ela era a primeira filha de Cleidiane e Marcone. Na noite de quarta-feira, quando foi visitar a filha, a mãe, que já estava de alta médica, encontrou a menina morta.
“Estava muito quente lá, nem eu estava aguentando. Eu abri o pano para olhar, eu vi ela muito quieta, quando eu balancei ela estava durinha. Eu chamei as enfermeiras. Depois vieram falar que ela estava morta”, relata Cleidiane Ribeiro, mãe da menina.
“O corpo está todo queimado. Se tivesse baixado a temperatura, a criança não teria morrido”, diz Joelma Almeida, tia do bebê.
A maternidade Santa Helena é a única da cidade que atende pelo SUS os municípios vizinhos. Na unidade de saúde, nasce por mês, uma média de 300 crianças. As que precisam de cuidados maiores ficam internadas no próprio berçário, porque a instituição não dispõe de uma UTI neonatal, segundo informações da maternidade. As informações são do G1.

Fonte http://www.acordacidade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário