Os consumidores têm buscado cada vez mais fazer valer as normas do Código de Defesa do Consumidor. Em Feira de Santana, a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) é o principal canal para busca de soluções de problemas deste tipo. No mês de setembro foram registradas 2.238 queixas, com abertura de 268 processos administrativos.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi a líder em reclamações, com 227 queixas e 61 processos abertos. De acordo com o balanço divulgado nesta semana, a empresa de telefonia Oi ficou em segundo lugar com 156 queixas. Também aparecem na lista de mais reclamadas a Claro (146), Itaucard (92), Coelba (80), G Barbosa (72), Ibicard (68), Hipercard (67) e Tim (53).
Segundo o superintendente do Procon, Jorge Marques, setembro foi um mês atípico com uma pequena redução no número de queixas. Ainda segundo ele, o índice de processos resolvidos foi superior aos meses anteriores. “A Embasa segue como a empresa com maior número de processos. Tivemos em setembro números muito parecidos com o mês de agosto”, completa.
As queixas e processos foram abertos nas duas sedes do Procon, localizadas na avenida Maria Quitéria e Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), na rua Barão de Cotegipe. A unidade do Ceaf atende o público das 8 às 13 horas, e a da Maria Quitéria das 8 às 17 horas.
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