terça-feira, 20 de novembro de 2012

Feira comemora Dia da Consciência Negra

Apresentações culturais e palestras marcam comemoração 

O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20), é um momento oportuno para discutir e celebrar a negritude. O grupo Levante Popular da Juventude, que integra o Movimento Nacional de Jovens, com núcleo no bairro Jussara, elaborou uma vasta programação para celebrar a data. A programação será iniciada ás 17 horas com apresentação dos grupos de hip-hop, capoeira, arte em grafite e tranças penteados.
A abertura oficial do evento será ás 19h com a Batucada do Levante. Em seguida, ás 19h30, haverá apresentação do grupo de reggae. Às 20h30 será proferida palestra sobre a “História de Resistência do Povo Negro”. Além da apresentação do grupo Afoxé Pomba de Malê; exibição do documentário “O Cadeado”; apresentação da Jornada de Educação e samba de roda. O Levante Popular é formado por estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e oriundos de escolas públicas.
As atividades em alusão a data também estão sendo desenvolvidos pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas (COMDECNI), em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) instalados no município. As ações incluem apresentações de arte, música e dança, manifestações que representam a história política e cultural do povo negro.
A iniciativa faz parte das ações do movimento Novembro Negro, que tem como proposta homenagear “Lucas da Feira”. Na quarta-feira (21), a programação será desenvolvida no Cras Rua Nova, pela manhã. No mesmo dia, a ação também será realizada no Cras Aviário, no período da tarde. Já na quinta-feira (22), será a vez do Cras do distrito de Maria Quitéria promover homenagens ao Dia da Consciência Negra.

Fonte http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=13303

Nenhum comentário:

Postar um comentário