segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Novembro Negro nas unidades dos Cras

Ações destacam a história de Lucas da Feira 

Diversas atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20 de novembro, estão sendo realizadas nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Feira de Santana.
A iniciativa é do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas (COMDECNI) e faz parte das ações do movimento Novembro Negro, que tem o apoio das coordenações de todas as 14 unidades do Cras instaladas no município.
A programação do evento em cada unidade é variada, mas em todas elas está sendo abordado o sub-tema “Lucas da Feira”. Nesta quarta-feira (21), a programação será desenvolvida no Cras Aviário, pela manhã. No mesmo dia, a ação também será realizada no Cras Rua Nova, no período da tarde. Já na quinta-feira (22), será a vez do Cras do distrito de Maria Quitéria desenvolver a atividade.
Os Centros instalados nos bairros Baraúnas, George Américo e Mangabeira já realizaram suas programações. Todas as ações executadas estão incluídas na agenda cultural da Secretaria Estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
No Cras Gislene Gomes Neves, situado no conjunto George Américo, a comunidade prestigiou o evento e pôde aprender um pouco mais sobre o significado da data e desmistificar fatos acerca da história de Lucas da Feira. O momento também foi de descontração, com as apresentações do grupo de samba Dito e Feito e do grupo de capoeira do ProJovem.
Para a presidente do COMDECNI, Lourdes Santana, a passagem do Dia da Consciência Negra é uma oportunidade de trazer à reflexão vários temas ligados ao contexto do negro, que devem ser lembrados e discutidos. “Com o sub-tema proposto, estamos derrubando vários mitos que tratam de forma equivocada da vida de Lucas da Feira. Ele é uma figura popular, que possui grande representatividade”, defende.  
As atividades mobilizam todos os profissionais do Cras Gislene Gomes Neves, assim como os agentes comunitários que atuam no conjunto. “O momento foi oportuno para promovermos a interação com os integrantes dos grupos de mulher, de criança e de idoso. Ficamos satisfeitos de ver que a comunidade foi convidada e compareceu”, ressalta a coordenadora da unidade, Marta Mascarenhas.

Fonte http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=13296

Nenhum comentário:

Postar um comentário