terça-feira, 7 de agosto de 2012

Descentralização de cadastramento do Bolsa Família

Cadastro de novos beneficiários será realizado também nos Cras 

Visando facilitar o acesso aos serviços e adesão ao programa Bolsa Família, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), vai descentralizar o cadastro de novos beneficiários, realizado atualmente na sede do programa.
O cadastramento de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social passará a ser realizado também nas 14 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) instaladas em Feira de Santana. A descentralização do serviço, conforme o secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Barbagelata, vai garantir um melhor atendimento à população carente.
“Queremos facilitar a adesão ao programa e evitar as longas filas que se formam diariamente na sede do Bolsa Família. Contamos com uma grande equipe realizando o atendimento, mas a demanda  aumenta consideravelmente”, salienta.
Ainda de acordo com Ronaldo Barbagelata, a descentralização do cadastro do Bolsa Família era uma necessidade apontada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). “O Conselho, que é responsável por monitorar nosso trabalho, já vinha batalhando por isso. Estamos na fase de adaptação dos Cras e de capacitação das equipes. As pesquisadoras de campo do Bolsa Família estão visitando as 14 unidades do Cras, auxiliando as assistentes sociais”, explica.
A previsão é de que o serviço seja disponibilizado nos Cras dentro de 30 dias. “Precisamos equipar as unidades com computadores e internet com excelente nível de conexão para evitar que o sistema falhe, ficando inoperante esporadicamente”, pontua Barbagelata. 
Atualmente, Feira de Santana conta com mais de 73 mil famílias cadastradas no Bolsa Família. Destas, aproximadamente 51 mil já recebem regularmente o benefício. A sede do programa social funciona na rua Barão de Cotegipe, 649, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário