quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Violência Sexual em debate

Discutir estratégias e de prevenção e proteção às vítimas

A implantação da Rede de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes foi um dos assuntos abordados no IV Seminário Intermunicipal de Violência Sexual, que acontece nesta quarta-feira (15), até às 17 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O evento é promovido pelo Programa Municipal DST/HIV/Aids, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência (NNEPA). 
Enfermeiros e médicos que atuam na rede de atenção básica do município, como Unidades Básicas de Saúde, postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e policlínicas, constituem o público alvo do evento.
As estratégias direcionadas à infância e adolescência, relacionadas à violência sexual, terão continuidade com a realização de três capacitações, que acontecem nos próximos dias 17, 24 e 31, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a partir das 8h30.
A solenidade de abertura do seminário contou com a participação do secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas, que compôs a mesa. Na oportunidade, ele observou que o evento se propõe a discutir um tema importante, considerado hoje um grave problema social.
“Essa discussão vai trazer benefícios para articulação de todas as instâncias envolvidas neste processo. Esperamos que juntos possamos promover mudanças no quadro social de Feira de Santana”, acrescentou.
A coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/Aids, Vanessa Sampaio, ressaltou a importância do engajamento de todas as instâncias. “A Saúde não pode tratar desta problemática sozinha. Dependemos do apoio de todos os órgãos envolvidos, para que o projeto obtenha êxito”, considerou.
A criação do “Projeto Rede de Prevenção da Violência e Garantias dos Direitos Humanos: Integração Universidade e Sistemas de Segurança Pública, Atendimento e Defesa da Infância, Adolescência e Juventude” foi abordada pela coordenadora do NNEPA, Maria Conceição Costa.
Para motivar os profissionais a abraçarem a Rede, ela lembrou que Feira é apontada como rota nacional e internacional de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes devido a sua localização geográfica.
“Várias rodovias cortam a cidade, que está situada no maior entroncamento rodoviário do Nordeste. Fatores como estes potencializam um maior número de vítimas. Por isso, os profissionais de saúde devem estar preparados para promoverem assistência e linha de cuidados adequadas”, avaliou.
A programação prossegue com conferência e mesa redonda, além da apresentação de ações do Programa DST/HIV/Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário