Desde o primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia infantil), que começou no dia último dia 16, aproximadamente 25 mil crianças menores de cinco anos de idade foram vacinadas em Feira de Santana (24.975). Em dez dias de campanha, a cobertura vacinal atingiu índice de 59%, conforme dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A chefe da Viep, Janice Estrela, observa que a adesão à campanha está satisfatória no Município, que tem como meta imunizar 42.127 crianças. “Acreditávamos que por conta dos festejos juninos os pais iriam ficar dispersos, principalmente porque neste período há também os recessos escolares e muitas famílias aproveitam para viajar. Mas estamos alcançando êxito, a população está sensibilizada”, salienta.
Ela lembra que embora o último caso de poliomielite no Brasil tenha sido registrado há 23 anos, no município de Santa Isabel, região metropolitana de Belém, é importante garantir a imunização do público da faixa etária indicada. “Para mantermos o Brasil livre da pólio, há apenas uma única maneira, que é vacinando as crianças. Somente a vacinação previne a doença. Por isso os pais devem estar atentos e conduzir os filhos até as unidades de saúde”, recomenda.
A campanha contra pólio se encerra no dia 06 de julho. Até esta data, as crianças de zero a 5 anos podem receber a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa Saúde da Família (PSF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Postos volantes instalados na SMS e no Hiper Bompreço (Boulevard Shopping) também estão disponibilizando a dose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário