terça-feira, 26 de junho de 2012

Central de Regulação promove capacitações

Qualificar o atendimento nas unidades de saúde 

Com a proposta de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento e fluxo da Central Municipal de Regulação (CMR), e assim qualificar o atendimento ao paciente, a CMR vai promover mais um ciclo de capacitação voltada aos enfermeiros que gerenciam unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) não informatizadas. Apenas os novatos e aqueles que cobrem o período de férias dos enfermeiros participarão da capacitação, que acontecerá nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27), às 14h, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com a supervisora técnica de Gestão da Rede Própria, Lavínia Santos, o momento será adequado para esclarecimentos. “Vamos mostrar como funciona a CMR, o sistema de cotas preestabelecido e também ouvir sugestões que podem garantir agilidade e várias melhorias no desenvolvimento das atividades. Tudo isso pode resultar num acolhimento melhor ao paciente”, destaca.
Ela observa que o ciclo de capacitações do órgão acontece anualmente e que o objetivo maior é promover uma melhor distribuição dos pacientes entre as vagas disponíveis na Rede Municipal de Saúde. “A CMR envia todo dia 25 de cada mês o número de cotas que as unidades terão no mês seguinte. Cabem aos gerentes distribuí-las entre os pacientes que aguardam as vagas, enviar as guias de serviços médicos para a CMR marcar, e devolvê-las aos pacientes após o agendamento do procedimento solicitado”, explica Lavínia.
O bom funcionamento do fluxo da Central de Regulação, defende a supervisora, depende do trabalho desempenhado pelas gerências das unidades. “Em 21 unidades que contam com o programa Saúde Digital, as marcações são feitas no próprio local. Nas demais, os gerentes adotam suas próprias didáticas de trabalho. Algumas unidades optam por registrar no livro de ata os pacientes que estão aguardando consultas e exames e outras preferem estipular dias específicos de marcação”, salienta.

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