segunda-feira, 4 de junho de 2012

Estudantes saem às ruas e endossam coro dos professores





Cerca de 150 estudantes da rede estadual de ensino da Bahia protestam, na manhã desta quinta-feira (31), em frente à Praça de Pituaçu, em Salvador. 
Os jovens, em sua maioria fardados, fazem uma caminhada em direção ao Centro Administrativo da Bahia (CAB) e pretendem, junto aos professores acampados no local, pedir explicações ao governo e à Secretaria de Educação, na Assembleia Legislativa, sobre a falta de aula nas instituições públicas há 51 dias.
O grupo apoia a luta dos professores e defende o reajuste prometido pelo governo à categoria de 22,22%. O percentual visa equiparar o salário dos docentes baianos ao piso nacional do magistério, determinado pelo Ministério da Educação (MEC). O acordo foi assinado em novembro de 2011 pelo governador Jaques Wagner.
 Segundo um dos organizadores da manifestação, Paulo Santos, o protesto será realizado durante todo o dia. Ele explica que além da passeata com cartazes, apitaço e gritos por solução urgente, os estudantes aproveitam a mobilização para pedir qualidade de ensino e melhorias nas instituições. 
 Adauto Cabral, vice-presidente da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (Ages), explicou que a mobilização estudantil está sendo feita principalmente nas redes sociais como Twitter e Facebook, além de contar também com a participação de alguns pais de alunos que começam a acampar em frente à governadoria.
 “Quanto mais demora é pior, pois o movimento se fortalece mais, hoje, por exemplo, estão acontecendo também duas mobilizações no interior do Estado e aqui em Salvador outras serão realizadas nas próximas semanas", salientou o jovem.

Fonte: A TARDE Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário