Feira de Santana atingiu a meta da campanha de vacinação contra a gripe, que também imunizou contra a Gripe H1N1. De 25 de maio a 1º de junho, o município garantiu a prevenção de um total de 62.062 pessoas que integram o público alvo da campanha - crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores da área da saúde, gestantes, indígenas e idosos acima de 60 anos.
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janice Estrela, avalia de forma positiva o número de pessoas imunizadas contra os vírus influenza sazonal e influenza A.
“Nosso objetivo era atingir pelo menos 80% da população feirense (76.341 pessoas) que se enquadra no grupo prioritário. Conseguimos ultrapassar a nossa meta inicial (61.072 pessoas) e isso é bom para o Município. No entanto, mais importante que atingir a meta, é a certeza de que inúmeras internações hospitalares serão evitadas”, enfatiza.
Ela observa que o êxito na campanha foi alcançado com muito esforço e lembra a atuação das equipes nas unidades de saúde e colaboração dos veículos de comunicação. “Os profissionais estavam sensibilizados e se empenharam bastante para cumprir as estratégias adotadas, como visitar asilos e hospitais para vacinar os pacientes acamados, além da disponibilização de postos volantes em vários pontos da cidade. O apoio da imprensa também foi fundamental”, considera.
Com o término da campanha, na última sexta-feira (1º), a vacina deixou de ser disponibilizada nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário