As pessoas que integram o público alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe) que ainda não foram imunizadas em Feira de Santana têm até esta sexta-feira (1º). A vacina é trivalente e imuniza contra gripes sazonais e a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como "gripe suína".
Até a manhã desta quinta-feira (31), foram vacinadas no município 51.052 pessoas, o equivalente a aproximadamente 84% da meta da campanha, direcionada aos idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas.
Conforme dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dos que já receberam a dose em Feira de Santana, 32.268 são idosos, 9.485 são crianças, 6.318 profissionais da saúde, 3.682 gestantes e cinco são indígenas.
A chefe da Viep Janice Estrela observa que após o término da campanha a vacina não será mais disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e que, por isso, as pessoas devem se apressar e se dirigirem a unidade de saúde mais próxima da residência.
“Quem está incluído no público alvo priorizado pelo Ministério da Saúde precisa ser imunizado, pois está mais suscetível e pode sofrer sérias complicações em decorrência da gripe, como uma pneumonia, e morrer pela doença”, alerta, acrescentando que “é um mito acreditar que a vacina provoca a doença”.
Mais de cem postos de vacinação estão disponibilizando a dose contra a influenza, das 8 às 17 horas. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF), alguns postos volantes estão funcionando em pontos estratégicos da cidade, como o Boulevard Shopping (Hiper Bompreço), Hiper GBarbosa (Rodoviária) e SMS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário