quinta-feira, 28 de junho de 2012

Seminário discute armazenamento de sementes

Evento aberto na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais 

Presidentes e diretores das associações de produtores rurais, além de representantes das delegações sindicais, foram instruídos acerca das técnicas de armazenamento de sementes, na manhã desta quarta-feira (27), durante a realização de seminário promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A iniciativa atende uma demanda do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que sugeriu que orientações sobre o armazenamento de sementes fossem repassadas para as associações antes da distribuição das 105 toneladas de feijão e milho, que serão distribuídas para os agricultores da zona rural de Feira de Santana.
O aprendizado das técnicas de armazenagem, conforme o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Ferreira Sales, é necessário, tendo em vista que o plantio das sementes só acontecerá no próximo ano. “Como não houve condições climáticas favoráveis ao plantio, apenas no próximo ano os pequenos agricultores poderão plantar. Por isso, a proposta deste seminário é mais que válida. Estamos aprendendo a construir bancos de semente na comunidade e, com isso, vamos trabalhar de forma mais adequada na distribuição”, avalia.
Na abertura do seminário, o secretário Ozeny Moraes (Seagri) observou que mais encontros serão realizados com o mesmo objetivo. “São os agricultores os responsáveis pelo desenvolvimento e economia da zona rural. É nosso interesse garantir que o homem do campo tenha uma boa produção, para que possa obter renda. Este seminário realizado hoje revela nosso compromisso em buscar um modelo que promova um melhor desenvolvimento da zona rural”, destacou.
As técnicas que vão garantir o armazenamento adequado das sementes foram repassadas pela engenheira agrônoma da Seagri, Juliana Firmino de Lima, que recomendou o uso de recipientes como garrafas pet, sacos de linhaça e papel, latas sem ferrugem, garrafas de vidro, tonéis e caixas de madeira. O uso de areia, cinzas, óleo vegetal, pó de batedura de feijão e pimenta do reino também foram recomendados pela engenheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário