terça-feira, 12 de junho de 2012

Direitos da Pessoa com Deficiência em discussão

Pautas serão reivindicadas junto aos governos Estadual e Federal 

Moradia, transporte, saúde e educação. Estes são alguns dos principais direitos abordados na III Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que serão cobrados aos Governos Estadual e Federal por portadores de necessidades especiais do Portal do Sertão e Bacia do Jacuipe.
A conferência começou na segunda-feira (11) e termina nesta terça-feira (12), no Centro de Cultura Maestro Miro, bairro Muchila I. O evento tem como tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU (Organização das Nações Unidas): Novas perspectivas e desafios”.
No município, diz o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Maia, estes direitos têm avançado. “Temos uma cidade com algumas rampas, já há estacionamentos para deficientes, mas ainda precisamos lutar para termos nossos direitos resguardados”, ressalta.
As solicitações discutidas nesta tarde, durante a conferência, serão encaminhadas para a Conferência Estadual, a realizar-se em 24 e 25 de julho, em Salvador. Posteriormente acontecerá a Conferência Nacional, em Brasília, quando as sugestões também serão abordadas.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ronaldo Barbagelata, observa que os portadores de necessidades especiais precisam ter seus direitos resgatados. “Eles precisam do apoio de toda sociedade. Algumas pessoas preferem não os vê, mas este apoio é muito importante”, destaca.
A programação no segundo dia de Conferência contou ainda com a apresentação de uma revista dedicada ao público com deficiência, da jornalista Alana Fabiane, e com a palestra magna do professor Ednilson Sacramento, sobre os direitos da pessoa com deficiência.
A terceira edição da Conferência tem o apoio do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE/Ba), do Governo da Bahia através da Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, além do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário