terça-feira, 3 de julho de 2012

2 de julho: cortejo começa mais cedo, mas não evita manifestos

 



A solenidade de hasteamento das bandeiras, que marca o início do desfile cívico do 2 de Julho, dia da independência do Brasil na Bahia, foi realizada por volta das 8h desta segunda-feira (2), mais de uma hora antes do previsto na programação oficial.
O ato aconteceu no Largo da Lapinha, em Salvador, e foi acompanhado pela população e diversos grupos de manifestantes - entre eles, professores da rede estadual, a mais de 70 dias em em greve, que chagaram a vaiar o governador do estado, Jaques Wagner (PT). Por volta das 6h, uma alvorada de fogos iniciou a programação festiva.
Entre autoridades políticas, estiveram presentes o governador Jaques Wagner, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Nilo, e a presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil (IHGB), Consuelo Pondé, a única que fez discurso. "Esta data lembra aqueles que dedicaram as suas vidas pela consolidação da independência do Brasil", afirmou. João Henrique, prefeito de Salvador, não participou da abertura da festa cívica, considerada a mais importante na história da Bahia.
 O cortejo que leva o caboclo e a cabloca deixou o local por volta das 8h30, acompanhado pelo "Hino ao 2 de Julho", executado pela banda da Marinha.
 De lá, o desfile segue pelos bairros da Soledade, 2 de Julho, até a Praça Municipal, no centro da cidade. A celebração, que completa 189 anos este ano, presta homenagens aos heróis da independência, como índios, negros e personagens históricos como Maria Quitéria, Joana Angélica, General Labatut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário