segunda-feira, 16 de julho de 2012

Mais de 4 mil animais vacinados

Campanha antirrábica foi iniciada há duas semanas 

Duas semanas após o início da campanha de vacinação antirrábica em Feira de Santana, o Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) conseguiu imunizar 4.192 animais, entre cães e gatos que devem ser vacinados. A meta, conforme a coordenadora do CCZ, Mirza Carvalho, é imunizar 74 mil animais no município. 
Ela alerta que a raiva animal tem 100% de letalidade e que óbitos ainda são registrados em outros estados em consequência da doença. “O município não registra casos de raiva animal desde 2004 e casos de raiva humana desde 2001. Para mantermos essa marca, os donos dos animais devem assumir o compromisso de conduzi-los aos postos de vacinação volante montados nas localidades”, ressalta. 
Ainda de acordo com Mirza Carvalho, cães e gatos sadios com mais de dois meses de vida devem ser vacinados. “As fêmeas no período de gestação ou lactação podem receber a dose somente após o desmame dos filhotes”, esclarece. A comunidade de cada bairro visitado pelos agentes de zoonoses está sendo informada da ação pelos agentes comunitários de saúde e por um carro de som que circula pelas localidades. 
Nesta segunda-feira (16), a vacinação antirrábica acontece nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) George Américo I, II, III e IV e na praça do conjunto ACM. Na terça-feira (17), a ação vai prosseguir nos PSFs Sitio Novo, Asa Branca, Pampalona, Campo Limpo V e no bairro Muchila I, de casa em casa. Já na quarta-feira (18), a imunização será realizada nos PSFs Rocinha I e II e Caseb I e II, além do Muchila II, onde a ação acontecerá de casa em casa.
Na quinta-feira (19), será a vez da população canina e felina do bairro Tomba ser vacinada. A ação acontecerá nos PSFs Tomba I, II, III e IV e será estendida, ainda, ao bairro Tanque da Nação, onde os agentes de zoonoses promoverão a imunização dos animais na rua principal da localidade. A vacinação será reforçada no dia 21 de julho, Dia D da campanha, quando 57 PSFs serão disponibilizados como postos de vacinação, além de escolas municipais e associações comunitárias. 
Na véspera do Dia D, sexta-feira (20), as equipes do CCZ estarão engajadas nos preparativos da mobilização. Por esta razão, a imunização será suspensa neste dia. A campanha prossegue no município até o dia 9 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário