quarta-feira, 25 de julho de 2012

Medidas de proteção contra H1N1

Crianças ainda podem ser vacinadas contra a gripe 


Crianças de seis meses a dois anos que não receberam a dose contra a Influenza durante a campanha de vacinação, realizada de 5 de maio a 1º de junho, ainda podem ser vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde de Família (PSF) de Feira de Santana. A dose protege também contra a Influenza A (H1N1).
Para idosos, profissionais de saúde, gestantes e indígenas, que também faziam parte do grupo prioritário da campanha, a vacina só está disponível na rede particular. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janice Estrela, observa que a vacina é a única forma de garantir a imunização e informa que nenhum caso da gripe A foi confirmado no município.
“Peço aos pais que aproveitem que a vacina ainda está disponível gratuitamente, para imunizar as crianças. Mesmo com o surto da doença concentrado na região Sul do país, eles devem resguardar a saúde dos filhos. Dos três casos suspeitos em Feira, dois já foram descartados, sendo que um destes foi diagnosticado como pneumonia”, esclarece.  
Ainda de acordo com Janice Estrela, a Viep vem adotando todas as medidas de prevenção e controle da doença. “Os plantões de monitoramento estão sendo mantidos nos finais de semana nas unidades hospitalares e já enviamos o protocolo de manejo clínico dos casos, que indica quais procedimentos devem ser adotados pelas equipes das unidades para um devido atendimento ao paciente”, informa. 
Ela lembra que em 2009, quando cerca de 40 casos de gripe A foram registrados em Feira de Santana, a Viep promoveu capacitações para os profissionais que atuam nas UBS, PSF e policlínicas. “As equipes já foram capacitadas e estão preparadas para lidar com possíveis novos casos. Outras capacitações também poderão ser realizadas, para instruir mais profissionais”, acrescenta. O município atingiu a meta da campanha de vacinação contra a gripe e garantiu a imunização de um total de 62.062 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário