quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bolsa Família cadastra idosos no BPC

9.200 pessoas beneficiadas pelo programa em Feira 

O Bolsa Família está realizando durante esta semana os cadastros do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) nas instituições de convivência para idosos. O BPC é um benefício integrante do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), pago pelo Governo Federal, com operacionalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e assegurado por lei. O objetivo é permitir o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna.
Os idosos devem comprovar que possuem 65 anos de idade ou mais, além de que não receber nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar per capita seja  inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente. Já aqueles que possuem algum tipo de deficiência, deverá ser avaliado pelo Serviço Social e Pericia Médica do INSS.
Segundo a coordenadora do Bolsa Familia, Vitoria Régia Santos Leal, 9.200 idosos já recebem o beneficio no município de Feira de Santana. Ela diz ainda que o BPC é um projeto bastante benéfico para os idosos, já que grande parte do seu salário é dividido com alguns membros da família. “Essa é uma ação bastante humana, sabemos que muitas vezes alguns idosos não conseguem se manter devido ao seu salário ser comprometido com gastos feitos por seus filhos, netos e outros, mas agora essa ajuda poderá facilitar a vida dos mesmos”.
Nesta terça-feira (24), a equipe volante do bolsa familia visitou pela manhã algumas instituições, dentre elas o Lar do Irmão Velho, que atende cerca de 70 idosos. A gerente e coordenadora Edina Brito destaca a importância do Beneficio. “É uma ajuda que motiva os idosos a terem suas coisas e assim eles podem dar prioridade a si mesmos, cuidando melhor, principalmente, da sua saude. Cabe a nós auxiliarmos essa prestação e esses cadastros realizados pela prefeitura”, ressalta.
Antônio Pereira Torres, 90 anos, um dos idosos assistidos pelo Lar do Irmão Velho, acredita que o benefício irá lhe proporcionar melhorias no padrão de vida.
O Bolsa Família estará atendendo às instituições que ainda não foram contempladas durante esta semana. Já foram atendidas a AFAS (Associação Feirense de Assistência Social), Lar do Irmão Velho, Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira e Centro de Convivência Dona Isa e Almeirinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário