terça-feira, 24 de julho de 2012

Assistência aos portadores de anemia falciforme

Equipamento será implantado no Centro Social Urbano 

O Centro de Atendimento aos Portadores de Doenças Falciforme em Feira de Santana será implantado pelo Governo Municipal no Centro Social Urbano (CSU), localizado no bairro Cidade Nova. O equipamento, que visa facilitar o acesso aos serviços e oferecer uma assistência adequada às pessoas com anemia falciforme no município, será disponibilizado a partir do mês de agosto. A implantação do Centro foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na última sexta-feira (20), em encontro realizado no auditório da própria secretaria.
A implantação do Centro já estava sendo analisadas pela SMS, tendo em vista a necessidade de assegurar atenção integral aos portadores da anemia falciforme, principalmente por conviverem com uma série de limitações provocadas pela doença.
Conforme a enfermeira referência do Programa de Atenção às Pessoas com Anemia Falciforme, Stephanie de Oliveira, os profissionais que vão integrar a equipe multiprofissional do Centro estão sendo contratados.
“Enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, clínicos e hematologistas que vão integrar a equipe responsável em garantir uma assistência adequada aos pacientes. Os portadores de anemia falciforme precisavam mesmo de um equipamento com equipe multiprofissional para atender suas necessidades e respeitar as limitações apresentadas por eles”, considera.
Ainda de acordo com Stephanie de Oliveira, o Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) será referência para internamentos. “O Centro vai funcionar com acompanhamento ambulatorial, mas caso um paciente precise de internamento hospitalar, faremos a regulação para o HDPA”, esclarece, acrescentando que todos os pacientes terão a carteira do Programa, para identificá-los em toda a rede. Postos do Programa de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e policlínicas serão responsáveis por encaminhar os pacientes ao Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário