sexta-feira, 6 de julho de 2012

Vacinação contra raiva no Campo Limpo

Eliminar a circulação da variante canina do vírus rábico

Mais de 1.700 (1.706) cães e gatos já foram vacinados contra a raiva em Feira de Santana desde terça-feira (3). A campanha anti-rábica, iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep) e Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ), prossegue até o dia 9 de agosto com o objetivo de eliminar a circulação da variante canina do vírus rábico.
Desde que a campanha foi deflagrada, as equipes já percorreram as seguintes localidades: Alto do Papagaio, Novo Horizonte, Feira VI, Cidade Nova, Aviário, Santa Mônica, Subaé, Parque Brasil, Conceição I, II e III, Luiz Eduardo Magalhães, CIS, Feira IV e Tomba.
Nesta sexta-feira (6), a vacinação aconteceu nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) dos bairros Campo Limpo I, II, III e IV, Cazumbá II e conjunto Luanda, das 9h às 14h. A campanha continua na próxima segunda-feira (9) no Parque Violetas, Omero Figueiredo, Campo do Gado Novo, Gabriela I e II e Nossa Senhora de Fátima.
A dona de casa Leide Francisca Silva levou três cachorros e um gato para serem imunizados. “Fazemos isso todos os anos porque sabemos da importância da vacinação. É muito bom porque evita doenças”, ressalta.
A primeira etapa da campanha na zona rural será realizada no dia 14 (sábado). Serão contempladas neste dia as localidades de Jaíba, Mantiba, Humildes, Terra Dura, Limoeiro, Rosário, Fulô, SIM, Santo Antônio dos Prazeres, Parque Lagoa Subaé e Tanquinho de Humildes. Neste dia serão disponibilizados 54 postos volantes e fixos.
Já no dia 4 de agosto a Viep vai concluir a vacinação em Jaguara, Galhardo, São José, Pé de Serra, Alecrim Miúdo, Matinha, São Cristovão, Tiquaruçu, Bonfim de Feira e Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu). Serão 56 postos fixos e volantes nestas localidades. Na ação, poderão ser utilizados como postos de vacinação PSFs, escolas e associações comunitárias.  
Já na zona urbana, informa a diretora do Centro de Zoonoses, Mirza Carvalho, a vacinação será reforçada no dia 21 de julho, Dia D da campanha, quando mais de cem postos de vacinação serão disponibilizados. A meta é vacinar 74 mil animais no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário