sexta-feira, 13 de julho de 2012

Prefeitura disponibiliza serviços odontológicos gratuitos

A maior oferta de procedimentos odontológicos será disponibilizada pelo Ceo II, que está em construção no bairro George Américo e vai contar com dez consultórios.

Reprodução | Ilustrativa

Acorda Cidade

Serviços de baixa complexidade e procedimentos especializados de odontologia estão sendo garantidos pelo Governo Municipal em várias unidades de saúde. Aproximadamente 70 consultórios odontológicos encontram-se instalados atualmente nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínicas, Centro de Referência Municipal DST/HIV/Aids, Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) Maria de Lourdes Cunha Suzart.
 A maior oferta de procedimentos odontológicos será disponibilizada pelo Ceo II, que está em construção no bairro George Américo e vai contar com dez consultórios. Serão contempladas também com os procedimentos de baixa complexidade as comunidades do Parque Getúlio Vargas, Alecrim Miúdo e do povoado de Fulô, em Humildes, onde os consultórios estão sendo implantados nos PSFs.
 De acordo com o chefe da Divisão Odontológica, Thiago Freitas Leite, a implantação dos consultórios em mais unidades de saúde tem garantido a promoção da saúde bucal de crianças e adultos. “Nas unidades contempladas com os serviços de odontologia, o dentista realiza, além de procedimentos como restauração e extração, ações educativas, que têm o objetivo de orientar os pacientes acerca dos cuidados que devem ser adotados para manter a saúde bucal”, explica.
 Thiago Leite observa que nas unidades de saúde que contam com serviços de odontologia são realizados aproximadamente cem atendimentos por semana. “O profissional atende geralmente oitenta pacientes, que são agendados com antecedência. Mas sempre há demanda espontânea, quando o dentista atende casos urgentes de pacientes que não estavam marcados”, ressalta.
 O PSF Olegário Santos da Silva, no bairro Sítio Matias, por exemplo, a média de atendimentos varia entre noventa a cem semanalmente, como aponta a enfermeira da unidade Andréia Cerqueira. “São marcados para cada dia 20 pacientes, dez para a manhã e dez para a tarde, de segunda a quinta-feira. O balanço de atendimentos semanais já chegou a totalizar cem por muitas vezes”, revela.
 O Ceo realiza procedimentos especializados, como endodontia (canal), periodontia (tratamento de gengiva), cirurgias de médio porte, prótese dental (dentadura), diagnóstico oral de câncer, dentre outros. Para receber atendimento no Centro, o paciente é referenciado pelos PSFs e UBS. (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário