Acorda Cidade
Com o total preenchimento das 1.000 vagas oferecidas para o Projovem Urbano em cinco escolas da rede municipal de ensino e ainda o interesse de jovens em voltar a estudar, a Secretaria Municipal de Educação está oferecendo novas turmas do programa. A escola que vai receber os novos alunos é o Centro Escolar Lions Itapororocas, no bairro da Mangabeira, que recentemente passou pelo processo de municipalização. Antes ela pertencia à rede estadual.
Nessa escola, as aulas começam no próximo dia 16 de julho, mas ainda há vagas e os jovens podem se matricular até o dia 15 de agosto (eles terão as aulas repostas). Nas demais escolas, as atividades foram iniciadas em junho.
Feira de Santana é um dos poucos municípios a atingir a meta proposta pelo Ministério da Educação e por isso, foi convidado a abrir novas turmas. Jovens de 18 a 29 anos que nunca tiveram a oportunidade de frequentar a escola ou não puderam concluir o ensino fundamental têm a chance de voltar a estudar e ainda receber uma bolsa com ajuda de custo. O Projovem Urbano é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação.
Graças à iniciativa, o jovem tem a oportunidade de terminar o ensino fundamental num curso que tem a duração de 18 meses. O Projovem é um programa de inclusão e sua metodologia é desenvolvida a partir da integração do currículo escolar em dois eixos principais: a Participação Cidadão, que prevê a integração do jovem em sua comunidade como líder social; e a Qualificação Profissional, a partir da qual os jovens têm a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho.
As aulas do Projovem são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Os alunos que registram 75% da frequência em sala de aula e das atividades ganham ainda a bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00 por mês.
Também este ano a Secretaria Municipal de Educação está oferecendo um benefício às alunas que são mães e muitas vezes não têm com quem deixar seus filhos para frequentar as aulas. Cada escola conta com uma sala de acolhimento e a presença de um monitor treinado para cuidar das crianças.
“Nas turmas anteriores, aproximadamente 60% das alunas eram mães que não tinham com quem deixar seus filhos enquanto assistiam às aulas. Agora, a escola estar preparada, com a ajuda de um monitor, para receber todas essas crianças de 0 a oito anos”, diz a professora Isabela Carvalho, coordenadora técnica do Projovem em Feira de Santana.
As demais escolas que contam com o Projovem são Rubens Carvalho (situada no bairro Pampalona), Estér Santana (Mangabeira), Ana Maria Alves dos Santos (Feira X), Valdemira Alves de Brito (Sítio Matias) e Chico Mendes (Campo Limpo). (Secom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário