segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mobilização contra a dengue no Feira VI

Ação também será realizada em outros bairros e distrito 

As etapas iniciais do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue em Feira de Santana já estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep). A primeira reunião nas localidades que apresentam os maiores Índices de Infestação Predial (IIP) foi realizada na manhã desta segunda-feira (23), no conjunto Feira VI, onde 80 casos da doença foram notificados este ano.
Agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, lideres comunitários e moradores do conjunto participaram do encontro, que aconteceu no posto do Programa de Saúde da Família (PSF) do local. Na oportunidade, os coordenadores e equipe de apoio do Projeto, além dos profissionais que atuam no PSF, conscientizaram os moradores da importância de combater o mosquito Aedes aegypti, eliminando das residências as condições favoráveis ao seu desenvolvimento. 
Pessoas da comunidade que participaram da reunião e demonstraram interesse em se engajar no Projeto e mobilizar a vizinhança, foram eleitas como articuladores. A enfermeira da Viep, Maricélia Maia, lembrou que eles serão voluntários e vão trabalhar em prol da coletividade. “Os articuladores são como elos entre o Poder Público e a comunidade. Esta união vai trazer benefícios para todos”, pontuou, informando que os articuladores receberão instruções acerca da atuação na Oficina de Capacitação.
O morador Roque de Carvalho Cordeiro foi um dos participantes que decidiu tornar-se voluntário. “Moramos em um conjunto universitário, onde estudantes chegam de outras localidades e não se preocupam com o descarte de lixo, não obedecendo o horário da coleta. Precisamos conscientizá-los, e não apenas eles, de que essas práticas são inadequadas e contribuem para a proliferação do mosquito”, considerou.
A enfermeira da unidade, Naluze Ane Coutinho, observou que muitos imóveis em construção também estão colaborando para o desenvolvimento do mosquito. “Como o descarte dos entulhos não é feito de forma correta, vários pontos acumulam lixos. Temos que lembrar que qualquer vasilhame pode se transformar num criadouro”, salientou. 
As reuniões também serão realizadas no Tomba, Feira X, Parque Ipê, Campo Limpo, Cidade Nova, George Américo, Gabriela, Queimadinha e no distrito de Humildes. Ainda nesta segunda-feira (23), a partir das 14 horas, os encontros acontecem nos PSFs Feira X – IV, Gabriela II, Humildes I e Humildes II.
O Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e secretarias de saúde dos municípios envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário