terça-feira, 29 de maio de 2012

Ações de controle da dengue em discussão

Estratégias de prevenção continuam intensificadas no município 




Visando discutir o fortalecimento do sistema de saúde em Feira de Santana para o enfrentamento a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), realizou mais uma reunião do Grupo Gestor de Dengue, na manhã desta segunda-feira (28).
O órgão é formado por gestores das unidades hospitalares da rede pública e privada da cidade e representantes da SMS. Na oportunidade, a chefe da Viep, Janice Estrela apresentou a atual situação epidemiológica do município, que registrou de janeiro a abril 537 casos da doença, sendo 534 do tipo clássico e três classificados como dengue hemorrágica.
Janice Estrela observou que a identificação precoce dos casos de dengue é fundamental para a tomada de decisões e implementação de medidas oportunas, evitando assim óbitos. “Os serviços de saúde precisam estar devidamente organizados, tanto na área de vigilância epidemiológica quanto na prestação de assistência médica, para evitar a letalidade por dengue na nossa cidade”, frisou.
Ela ressaltou, ainda, a importância das unidades hospitalares na notificação dos casos. “A Viep toma conhecimento da situação de dengue em cada bairro através das notificações. Por isso, os hospitais devem trabalhar em parceria com a Viep, identificando em tempo hábil pacientes que apresentam quadros suspeitos da doença e assegurando os leitos para casos graves”, afirmou.  
Janice Estrela destacou que todas as estratégias e medidas de prevenção e controle da dengue, com ações de combate ao vetor, continuam sendo intensificadas. “Ainda assim, precisamos da participação efetiva dos munícipes, que devem somar esforços com o poder público. De nada adianta fazermos nosso trabalho se a população não colaborar”, considerou.
Participaram da reunião representantes do Hospital Municipal da Criança, Hospital Geral Clériston Andrade e 2ª Diretoria Regional de Saúde (2ª Dires).

Nenhum comentário:

Postar um comentário