quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vigília pelo piso: agentes de saúde cobram reposição salarial






Na manhã desta quinta-feira (24), os agentes comunitários de saúde de Feira de Santana, representados pelo sindicato da categoria, o Sindacs, realizaram um “apitaço” em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, onde ficarão em vigília até a reunião programada para esta tarde com o prefeito Tarcízio Pimenta (PDT), no Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF).
Segundo o presidente do sindicato, Antônio Oliveira do Rosário, a categoria cobra o envio do projeto de Lei que regulamente o piso dos agentes comunitários em R$ 871. “Temos o menor piso da Bahia. Os valores estão dentro da Lei e podemos receber até um mínimo e meio, o que estamos pedindo é menos que isso”, argumentou o sindicalista.
 O piso dos agentes foi regulamento nacionalmente através da Portaria nº 459, de 15 de março de 2012 do Ministério da Saúde. De acordo com Rosário, o município já recebe do mesmo ministério uma parte da verba, destinando aos profissionais a contrapartida. “Há um numero muito grande de insatisfeitos. Queremos que esses valores entrem no Orçamento para 2013. O projeto em que ir para Câmara para que seja aprovado, pois não vai mexer em nada nas despesas para esse ano”, explicou. 
 Sobre as condições de trabalho dos profissionais, o líder sindical disse que existem agentes que há três anos não tem balança para realizar o acompanhamento das crianças nas visitas a domicílio. Segundo Rosário, a licitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde vence amanhã. “Se não vier os equipamentos, quem tem balança vai parar de pesar, por que não é justo quem não tem balança ser crucificado pela população por causa da Prefeitura”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário