Máquinas e homens trabalham intensamente desde a última quarta-feira (16) para garantir a limpeza e ampliação de tanques e aguadas nos distritos que mais sofrem os efeitos da seca em Feira de Santana – Ipuaçu, Bonfim de Feira, Jaguara e parte de Tiquaruçu. Com o trabalho, os tanques estarão prontos para armazenar maior quantidade de água, garantindo aos criadores melhores chances de enfrentar o período de estiagem. O prazo para conclusão do trabalho é de um mês.
“Na verdade, não temos ideia se a chuva será suficiente para socorrer os animais que já sofrem muito pelos efeitos da seca. Então, este trabalho prepara os tanques para o maior armazenamento d´água”, explica o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes.
Os distritos selecionados como prioritários foram escolhidos porque enfrentam consequências mais graves, considerando que sua economia é voltada à pecuária. Nesses distritos, os danos são sentidos tanto por pequenos, como médios e grandes criadores de animais. “Também nessas zonas os efeitos são mais fortes por conta do clima, uma vez que chove menos em Ipuaçu, Bonfim de Feira e Jaguara”, lembra Ozeny.
Nesta semana, o Governo Municipal toma outra providência para intensificar o combate aos efeitos da seca. Será realizada nova licitação para contratação de empresa que vai executar mais mil horas de trabalho usando as máquinas no preparo dos tanques. Outros distritos também serão atendidos para contemplar pequenos agricultores que precisam dessas reservas d´água.(Secom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário