quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia Mundial sem Tabaco

Caps Ad realiza ação de conscientização sobre tabagismo 

Com o intuito de conscientizar a população feirense acerca dos malefícios causados pelo tabagismo, os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Dr. Gutemberg de Almeida (Caps Ad) estão realizando trabalho pontual no centro de Feira de Santana, nesta quinta-feira (31). A ação é alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) e tem como objetivo também divulgar os serviços oferecidos pelo Caps Ad, implantado na cidade há oito anos.
A psicóloga e coordenadora do Caps Ad, Carolina Carvalho, observa que a atividade está voltada ao fator mais importante: a conscientização. “Panfletos e folders que estão sendo distribuídos fazem um alerta para o tabagismo, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença. Atualmente cinco milhões de pessoas morrem por ano por doenças relacionadas ao hábito. Então, conscientizar sobre o risco que os fumantes correm é uma iniciativa sempre válida”, destaca.
Ela informa que o CAPS Ad oferece tratamento psicossocial e medicamentoso para os dependentes do tabaco. “Os pacientes são avaliados e incluídos nos grupos voltados para diferentes formas de tratamento, que seguem um cronograma específico. Primeiro o usuário participa dos debates no grupo psicoeducativo, que trabalha com orientações. Em seguida, ele passa para o grupo psicoterápico, que dura em média quatro semanas e é baseado na terapia cognitiva comportamental”, explica.
Ainda de acordo com Carolina Carvalho, muitos pacientes já conseguem abandonar o vício nesta segunda fase. “Quem não conseguir abandonar o tabagismo com atividades psicossociais passa a fazer parte do grupo de apoio medicamentoso. Solicitamos exames e encaminhamos os usuários para realizá-los na própria rede para, em seguida, se iniciar o tratamento com uso da goma de mascar de nicotina, adesivo transdérmico, que auxiliam na abstinência do cigarro, e da substância bupropiona”, esclarece.
Atualmente, 4.100 pessoas encontram-se cadastradas no CAPS Ad, no tratamento contra o álcool e outras drogas como, maconha e crack. Mais de 60% deste total estão submetidas também ao tratamento contra o tabagismo, sendo que as mulheres com idade superior a 35 anos representam a maioria deles. Uma ação de impacto está sendo organizada para a semana do Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto. O Caps Ad vai realizar a campanha “Troque o Cigarro pela Vida” e o Fórum de Álcool e Drogas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário