sexta-feira, 25 de maio de 2012

Graça Pimenta aplaude atuação da Santa Casa de Feira contra o câncer



“Diante dos importantes serviços gratuitos prestados aos pacientes com câncer, aplaudo a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana. Desejo que a sociedade reconheça o grande significado que a entidade tem na recuperação da saúde de milhares de baianos”. Esse foi o sentimento expresso pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) na Moção de Aplauso apresentada na Assembleia Legislativa (AL).
 Fundamentada na filantropia, a Santa Casa de Misericórdia começou a prestar serviços aos pacientes com câncer através do Sistema Único de Saúde (SUS) em agosto de 2009. O marco dessa conquista foi a fundação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), ligada ao Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), mantido pela instituição.
 Em pouco tempo de existência, a entidade já matriculou 5.775 pacientes, sendo que 1.007 deles estão em tratamento contra a doença. Os pacientes são do município feirense e também de 125 cidades, como Antônio Cardoso. Na UNACON são ofertadas consultas em diversas especialidades, a exemplo da Oncologia Clínica, Mastologia e Hematologia.
 A unidade realiza também cirurgias como as oncológicas e as de cabeça e pescoço, além de biopsias. A quimioterapia e a hormonioterapia também são procedimentos oferecidos pela instituição. A entidade observa o paciente com câncer de forma ampla e disponibiliza também atendimentos de Psicologia, Assistência Social e Fonoaudiologia.
 No documento, a parlamentar também citou os avanços que a Santa Casa de Misericórdia vai promover. “No próximo semestre, a instituição vai ampliar os serviços prestados contra o câncer com a inauguração da Unidade de Radioterapia, única do município. Assim, os pacientes deixarão de ser enviados para outros municípios, como Itabuna, para realizar sessões de radioterapia e continuarão o tratamento em Feira de Santana”, comemora.
 Graça Pimenta solicitou que a Moção fosse encaminhada ao provedor e vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia, Outran Borges e Luiz Carlos Seixas, respectivamente; e a diretora do HDPA, Sandra Peggy. Na terça-feira (22), a Prefeitura de Feira de Santana renovou convênio de R$ 1 milhão com a entidade. Os recursos garantem a manutenção dos serviços contra o câncer e também dos inúmeros outros, como os de cardiologia, prestados através do HDPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário