segunda-feira, 21 de maio de 2012

Feira é destaque na valorização da pessoa com deficiência

Olimpíadas da Diversidade reuniu atletas de outros municípios 


Único município da Bahia a realizar com recursos próprios as Olimpíadas da Diversidade, prevista na Lei Municipal 1.833/96, Feira de Santana tem servido de modelo para outras cidades na realização de ações de promoção e incentivo aos portadores de necessidades especiais.
A avaliação é do professor de educação física das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Camaçari e Salvador, que parabenizou o Governo Municipal pela  iniciativa, realizada na sexta-feira (18). “Quando um governo valoriza o seu povo, ele se sente mais estimulado, mais valorizado. E isto para o portador de deficiência é indispensável para que ele se sinta motivado, reconhecido e acolhido pela sociedade”, destaca.
Para ele, que coordena o Grupo Metropolitano de instituições de apoio a portadores de necessidades especiais, o evento, além de promover integração social, é uma excelente oportunidade para os alunos mostrarem suas potencialidades. Ele afirma que seria ideal se todos os governos copiassem a ideia.
“As Olimpíadas da Diversidade promovidas pela Prefeitura de Santana vão além de um simples programa de governo, é um evento grandioso que abrange o estado e oferece aos portadores de deficiências, em todos os seus segmentos, a garantia de estarem inseridos socialmente e, principalmente, de serem reconhecidos como cidadãos capazes”, afirma.
O evento, que está na quinta edição, reúne atletas de instituições diversas promovendo inclusão social, entretenimento e valorização através do esporte. Durante as competições de basquete, handebol, futsal, natação, atletismo e jogos de salão, os atletas revelam talentos e habilidades descobertos durante atividades desenvolvidas nas instituições especiais.
“O esporte colabora bastante para que os nossos atletas especiais ultrapassem os limites impostos pela sociedade em virtude de sua deficiência. Durante ações como esta Olimpíada, eles ganham a oportunidade de dizer ‘eu posso, eu consigo’, até porque eles precisam realmente mostrar suas capacidades vencendo um inimigo cruel chamado preconceito. Eles ganham o carinho da sociedade”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário