sexta-feira, 25 de maio de 2012

Câmara faz homenagem in memoriam pelo centenário de nascimento da professora Helena Assis Suzarte

Diretora da antiga Escola Normal de Feira de Santana e considerada maior educadora feirense de todos os tempos, a professora Helena Assis Suzarte teve seu centenário de nascimento lembrado em sessão especial realizada, hoje (24), pela Câmara Municipal.




O evento, de iniciativa do vereador José Carneiro, contou com a presença de autoridades, familiares, ex-alunos e pessoas que conviveram da professora, que nasceu em 22 de maio de 1912 e faleceu em 11 de setembro de 1997. 
O presidente da Câmara, Antônio Francisco Neto - Ribeiro, comandou os trabalhos. O secretário de Educação de Feira de Santana e ex-aluno de Helena Assis Suzarte, o professor José Raimundo de Azevedo, representou o prefeito Tarcízio Pimenta.
O vereador Reinaldo Miranda – Ronny foi o responsável pelo discurso de saudação aos convidados. Ele fez um relato da biografia da homenageada, que exerceu vários cargos e lecionou diversas disciplinas na educação pública em Feira de Santana.
A professora foi a primeira mulher a ser convidada a concorrer a um cargo eletivo no município de Feira de Santana, atendendo a apelos de amigos, colegas e alunos. Ela, no entanto, não teve entusiasmo pela campanha, ficando entre os primeiros suplentes.
Reconhecendo o valor da professora, várias entidades a homenagearam  com títulos, diplomas honoríficos e honrarias diversas. O reconhecimento do seu trabalho fez com que o município fizesse uma escola com o seu nome no bairro Caseb. 
O Governo do Estado, por sua vez a homenageou também dando-lhe o seu nome a uma escola no conjunto Feira X. Através de uma votação popular Helena Assis tem seu nome em uma alameda do Shopping Boulevard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário