terça-feira, 15 de maio de 2012

Projeto Erica iniciado no Colégio Joselito Amorim

Dados sobre a saúde dos adolescentes estão sendo coletados 

O projeto piloto Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) já começou a ser desenvolvido em Feira de Santana. A primeira instituição de ensino, das três que serão visitadas pela equipe do Erica, foi o Colégio Municipal Joselito Amorim, onde os estudantes foram entrevistados na manhã desta segunda-feira (14). O estudo será realizado também em uma instituição da rede estadual e em uma da rede particular de ensino.
Alimentação, hábitos, atividades e rotinas dos adolescentes de 12 a 17 anos serão fatores observados durante o desenvolvimento do projeto piloto, que está sendo realizado em apenas cinco cidades do país. Posteriormente, o Erica será desenvolvido nacionalmente, quando escolas de 54 cidades do Brasil serão visitadas e 75 mil adolescentes entrevistados.
De acordo com a coordenadora do Erica e endocrinologista Ana Mayra Oliveira, os dados coletados vão ajudar a conhecer um pouco sobre a saúde dos adolescentes. “O Erica servirá como um guia para trabalhar com a saúde deste público. Através dos resultados obtidos, poderão ser identificados problemas e criadas estratégias específicas para prevenção e controle de riscos cardiovasculares”, destaca.
Segundo a coordenadora, é um privilégio para Feira de Santana estar entre as cinco cidades escolhidas para o desenvolvimento do projeto piloto. “É um prestígio muito grande para nosso município representar as regiões Norte e Nordeste. No Centro Oeste o estudo está sendo realizado em Cuiabá. Já no Sudeste, as cidades contempladas são Campinas e Botacatu, em São Paulo, e Rio de Janeiro, que está na coordenação central do Erica”, ressalta.
Em Feira de Santana, serão entrevistados aproximadamente 200 adolescentes. Além do questionário que respondem em sala de aula, os estudantes passarão por outras avaliações. A equipe do Erica vai tirar as medidas de cada um (peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial) e realizar a coleta de sangue de alguns para análise de glicose, taxas de colesterol e triglicérides. Apenas colaboram com o estudo os adolescentes que receberam autorização dos pais, mediante preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário