segunda-feira, 14 de maio de 2012

SMS convoca beneficiários do Bolsa Família

Famílias devem comparecer às unidades de saúde para atualizar dados 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Setor de Nutrição, está atualizando os dados das pessoas que recebem o auxílio Bolsa Família. Os beneficiários devem comparecer às Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), situadas no bairro em que residem, para atualizarem os cadastros. O programa prevê que o setor saúde é responsável em acompanhar crianças menores de sete anos e gestantes.
A coordenadora de Nutrição da SMS, Kátia Simões, observa que apesar do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) incluir um chamado no extrato de pagamento do benefício, alertando sobre a necessidade das crianças serem pesadas, medidas e vacinadas e das gestantes realizarem o pré-natal, o índice de cobertura da condicionalidade saúde continua baixo.
“As unidades de saúde e os agentes comunitários estão intensificando as ações de acompanhamento, mas é preciso também que os beneficiários estejam em alerta. As famílias que não receberam a visita do agente comunitário devem procurar uma das USF e UBS localizadas no bairro em que residem ou, na ausência destas, procurar outra unidade num bairro mais próximo”, recomenda.
Ela informa que do total de 41.050 famílias beneficiadas pelo programa em Feira de Santana, apenas 20.508 cumpriram a agenda saúde até a última sexta-feira (11). “Somente 50% das famílias foram acompanhadas até o momento. Precisamos melhorar este índice e contamos com o apoio dos beneficiários. Queremos evitar bloqueios ou perdas do benefício e encerrar o prazo da primeira vigência do programa com uma cobertura satisfatória, como aconteceu em 2011, quando o município alcançou a meta de 70% pactuada junto ao MDS, no desenvolvimento das ações realizadas pelas unidades”, destaca.
Ainda de acordo com Kátia Simões, muitas famílias deixam de ser devidamente acompanhadas porque passam a morar em outros endereços. “Contamos com um grande número de famílias não localizadas, que mudam de endereço e não repassam a informação para agentes comunitários ou unidades de saúde. É importante que os pais compreendam que informações referentes a peso, altura e vacinação são essenciais para manutenção do benefício”, frisa.
Os efeitos nos benefícios das famílias que não cumpriram as condicionalidades são gradativos. Na primeira vez em que é detectado um descumprimento, as famílias recebem uma advertência; se a situação se repetir num período de 18 meses, o benefício é bloqueado. Novas reincidências levam a uma suspensão no recebimento do benefício por 60 dias, seguida de uma segunda suspensão, e, caso haja cinco descumprimentos, o benefício é cancelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário