sexta-feira, 25 de maio de 2012

Poços artesianos para comunidades dos distritos

Medida vai contemplar cerca de 200 famílias de Jaguara e Humildes 

Cerca de 200 famílias dos distritos de Jaguara e Humildes serão contempladas com abastecimento de água através de poços artesianos. A informação é do secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes. A locação e perfuração dos poços foram autorizadas, nesta quinta-feira (24), pelo presidente da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Bento Ribeiro Filho.
A medida contempla as comunidades de Varginha, Bebedouro, Olaria e Corredor do Povo, em Jaguara, e Campestre e Pedras, em Humildes. Nesta última, já foi autorizada a perfuração do poço. As comunidades, como explica Ozeny Moraes, estão localizadas em áreas de difícil acesso, o que inviabiliza a implantação de sistema de abastecimento de água potável.
“Para locação será necessário fazer estudo hidrogeológico e geográfico nas localidades de Jaguara e em Pedras no distrito de Humildes. Estas comunidades contam com abastecimento de água por carros-pipa, e, por consequência da localização geográfica é inviável a implantação de rede de água da Embasa. Os poços serão uma boa solução para a falta d’água”, explica.
De acordo com o secretário, a depender da vazão de água e quantidade de consumidores, o abastecimento poderá ser por meio de ligações domiciliares ou chafariz. Durante a audiência entre o secretário municipal e o presidente da Cerb foi levantada a possibilidade de realização de estudos para verificar a necessidade de reforços no abastecimento das comunidades de Rio do Peixe, Lagoa d’Água, Sete Portas e Barra, localizadas no distrito de Jaguara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário