terça-feira, 15 de maio de 2012

Vacinação prossegue nas unidades de saúde

22.350 pessoas foram imunizadas contra a Influenza 

A campanha de vacinação contra a Influenza, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF), continua até o dia 25 de maio em Feira de Santana. A vacinação é destinada a pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, profissionais de saúde e gestantes, em qualquer período da gestação.
Desde o início da campanha (05 de maio) até as primeiras horas da manhã desta terça-feira (15), foram vacinadas 22.350 pessoas. A meta do município é imunizar 99.764. A vacinação destes grupos é considerada a mais efetiva estratégia de prevenção para a redução da ocorrência da doença, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país. A doença começa com febre alta, em geral acima de 38º C, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janice Estrela, lembra que a doença é muito comum, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. “A influenza é frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico”, acrescenta.
Ainda de acordo com Janice Estrela, a vacinação visa garantir a imunidade desse público alvo, que pode sofrer com complicações da doença. “A vacina vai evitar a gripe e internações hospitalares dessas pessoas, principalmente no inverno. É necessário desmistificar mitos, pois a vacina não causa a gripe. A dose contém vírus inativos, mortos, incapazes de provocar a doença”, esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário