segunda-feira, 21 de maio de 2012

Capacitação sobre Manejo Clínico da Dengue

Encontro no auditório da Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira 

Feira de Santana registrou de janeiro a abril deste ano 2.396 casos notificados de dengue, sendo confirmados 409. Embora não tenha sido registrada nenhuma morte provocada pela doença no município durante este período, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), mantém o estado de alerta e vem adotando várias medidas para intensificar o combate à dengue na cidade.
Além de mobilizar instituições e firmar parcerias com órgãos que podem fortalecer as ações de combate ao Aedes aegypti, a SMS está buscando também capacitar os profissionais de saúde para melhor lidarem com a situação nas unidades. Nesta segunda-feira (21), às 8 horas, médicos e enfermeiros que atuam na rede de saúde pública e privada do município de Feira de Santana serão capacitados para o “Manejo Clínico da Dengue”. O evento acontecerá no auditório da própria secretaria.
Conforme a chefe da Viep, Janice Estrela, a proposta de capacitar os profissionais de saúde sobre a classificação de risco, manejo clínico da dengue e suas complicações deve-se, sobretudo, a expressiva demanda que as unidades têm registrado de casos suspeitos da doença.
“Devemos ficar em alerta, pois o número de casos vem aumentando. É muito importante ser ágil na notificação, pois ela nos permitirá saber onde estão as áreas com maior manifestação da doença para tomarmos as medidas de controle cabíveis. Os profissionais devem estar preparados para proceder o atendimento de forma adequada e assim garantir que o quadro do paciente evolua para a cura”, destaca.
Ela observa que o evento também se propõe a mostrar a situação epidemiológica da dengue na Bahia e em Feira de Santana. “Estes profissionais precisam conhecer a situação atual e estar atentos a esta realidade. Além disso, a capacitação é uma oportunidade de normatizar o protocolo de atendimento na rede de saúde, para que os diagnósticos sejam devidamente registrados”, ressalta.
Uma análise epidemiológica da dengue no Estado e Município será apresentada pelas técnicas de referência em dengue da SMS, Maricélia Lima e Rita Lopes. Na sequência, será abordado o tema central do evento pela pediatra do Hospital Estadual da Criança, Suane Galeão. Enfermeiros e médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos do Programa de Saúde da Família (PSF), policlínicas e hospitais devem participar da capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário