Roberta Costa
Na manhã desta segunda-feira (7), o vereador David Neto (PTN) denunciou a presença de funcionários-fantasma na Casa do Trabalhador de Feira de Santana. Ele apresentou uma lista contendo 23 nomes de pessoas que teriam sido contratadas em 2012 para trabalhar na entidade.
O vereador Marialvo Barreto (PT), sugeriu que o mesmo fosse até o local para conferir o livro de ponto e verificar se as pessoas da lista estão ou não trabalhando. Chegando lá, certificaram que, dos 23 nomes, apenas uma pessoa está trabalhando na Casa do Trabalhador e duas estão, supostamente, trabalhando em outras secretarias.
A diretora da Casa do Trabalhador, Graça Cordeiro, informou que os contratos são assinados pelo prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, e encaminhados pelo secretário. “A Casa do Trabalhador não tem nenhuma interferência nas contratações”.
O vereador David Neto, disse que o papel do vereador é fiscalizar e criticou as pessoas que trabalham ao lado do prefeito Tarcízio Pimenta. “Se houve a denúncia e existe fundamento temos que apurar. O prefeito está cercado de falsas pessoas o apoiando, pois muitos são candidatos e trabalham em benefício próprio. Nós vamos formalizar as denúncias e encaminhá-las ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências”.
O vereador Marialvo Barreto, disse que esse não é um fato isolado. “Muitos órgãos municipais possuem funcionários-fantasma. As próprias pessoas que trabalham aqui confirmaram que os funcionários que compõem a lista nunca apareceram”.
OUTRO LADO – O ex-secretário Magno Felzemburgh contestou a denúncia e garantiu que, todas as pessoas contratadas na sua gestão, estão trabalhando. “Quem contrata é a administração municipal. Secretaria não contrata ninguém. Quem leva o povo para ser contratado é o próprio vereador ou eu também”.
Ele explicou que a gestão do contrato é da SETDEC e que, alguns funcionários, estão trabalhando na própria secretaria, na Delegacia do Trabalho ou no Centro de Abastecimento.
“As pessoas não são contratadas especificamente para a Casa do Trabalhador. O recurso que paga o trabalho delas é do município. Elas são contratadas pelo convênio do Ministério do Trabalho e são contratadas dentro da necessidade da Casa do Trabalhador. Eu tenho gente na Delegacia do Trabalho, no Centro de Abastecimento, mas trabalhando para a Casa do Trabalhador", disse Magno.
O Acorda Cidade entrou em contato com a SETDEC e a funcionária Alaize Santana confirmou que os funcionários da lista estão a serviço da secretaria. Alguns estão no Centro de Abastecimento, na Delegacia do Trabalho, no projeto Feira Cidadã e na Associação do Amendoim.
O atual secretário José Aristóteles Rios Nery disse que não recebeu nenhum documento oficial. “É preciso que a denúncia seja formalizada para que possamos verificar a situação. Não tenho conhecimento de funcionário-fantasma trabalhando a serviço da secretaria”.
Fonte Acorda Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário