quinta-feira, 10 de maio de 2012

Força tarefa na guerra contra a dengue




Parceria com o Exército e imobiliárias para prevenir a doença 


Um curso de capacitação para soldados do 35º Batalhão de Infantaria para atuarem na prevenção da dengue e uma parceria com as imobiliárias da cidade para facilitar o acesso dos agentes aos imóveis fechados. Estas são as mais novas ações definidas pelo Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue. Também está sendo organizada uma audiência pública para discutir o controle da doença. 
Apesar de não ter sido registrada nenhuma morte por dengue em Feira de Santana este ano – foram notificados 2.396 casos, sendo 409 confirmados – a orientação do Comitê é manter o estado de alerta. A ideia é formar uma espécie de força tarefa. O Exército já disponibilizou 80 homens para participar das ações. Eles serão treinados por profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria Municipal de Saúde.
Também na guerra contra a dengue, o Ministério Público estará realizando uma audiência pública no próximo dia 24, na sede do órgão, na avenida Getúlio Vargas. O evento terá a participação de donos de imobiliárias e corretores de imóveis, que vão viabilizar a abertura de imóveis fechados para que os agentes possam realizar o trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypty.
De acordo com Joilson Moraes Nunes da Silva, delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), a cidade tem aproximadamente 9 mil imóveis fechados. “Obviamente não estão todos em poder das imobiliárias, mas há um bom número e vamos discutir uma forma de trabalhar em conjunto”, antecipou. A promotora de Justiça Luciélia Lopes também está confiante no êxito da proposta.
A importância dessa parceria foi destacada também pela chefe da VIEP, Janice Estrela. Ela lembrou que ainda existem falhas quanto à notificação e, por isso, é preciso que todos os envolvidos no trabalho estejam sempre alertas.  O Comitê reúne representantes de diversos setores da administração municipal, além de instituições como a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Funasa, Corpo de Bombeiros e Embasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário