terça-feira, 8 de maio de 2012

Logística das ações de combate à seca

Subcomissão discute fornecimento de água e linhas de crédito 

A operacionalização das ações de enfrentamento aos efeitos da seca que serão desencadeadas na zona rural de Feira de Santana foi discutida na tarde desta segunda-feira (7), pelos membros da subcomissão da CEAPECES (Comissão Especial para o Acompanhamento dos Programas Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca).
No encontro realizado na Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), a subcomissão analisou os procedimentos que serão adotados para colocar em prática as medidas anunciadas na manhã de ontem. Também foram feitos contatos com instituições financeiras para viabilização de linhas de crédito específicas para os produtores rurais, com taxas de juros reduzidas.
De acordo com o secretário Ozeny Moraes, as linhas de crédito seriam disponibilizadas com recursos federais, conforme anúncio recente feito pela presidente Dilma Rousseff. “São financiamentos de até R$ 12 mil para pequenos agricultores e até R$ 100 mil para grandes produtores”, explicou.
Dentre as ações programadas estão a distribuição de vales-cestas da Empresa Baiana de Alimentos (EBAL) e doação de 53 mil quilos de feijão e 26 mil quilos de arroz pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA); e o fornecimento de 100 mil litros de água pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que serão transportados pelos carros pipa contratados pelo Município para atender a zona rural.
A subcomissão definiu que os grãos serão distribuídos através das associações, sendo 10 quilos de feijão e cinco quilos de arroz. Os beneficiados serão os agricultores que fazem parte do programa de mecanização agrícola e distribuição de sementes, que não receberam o Seguro Garantia Safra. As sacas de feijão e de arroz serão transportadas de Irecê até Feira de Santana por veículos da Prefeitura.
Para articular mais ações e somar esforços no combate aos efeitos da seca, a subcomissão vai convidar lideranças políticas feirenses como o senador João Durval Carneiro, deputado estadual José Neto e deputado federal Fernando Torres, para participar dos próximos encontros. Visando buscar meios de facilitar a liberação de linhas de crédito para os produtores rurais, serão convidados também representantes do Banco do Brasil e banco do Nordeste.
 “Todas as medidas e propostas levantadas pela CEAPECES serão cautelosamente analisadas nesses encontros da subcomissão. A zona rural de nosso Município passa por uma situação preocupante, por isso estamos buscando o apoio de vários órgãos e segmentos”, considerou o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes.
 A subcomissão é composta por representantes do Sindicato dos Produtores Rurais, Associação dos Pequenos Agricultores de Feira de Santana, Ministério Público, EBDA, Adab, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Igreja Católica, Embasa, secretarias municipais, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário